"As declarações do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima sobre a possibilidade de a área de Carioca - ou Pão de Açúcar -, na Bacia de Santos, ter até cinco vezes o volume de óleo de Tupi, podem ter uma repercussão negativa sobre a transparência do papel da reguladora e até mesmo levar a um processo de cassação contra o próprio diretor.
A análise foi feita por um ex-técnico que lembrou que entre as finalidades da reguladora, instituídas na Lei do Petróleo (número 9478/97) em seu artigo 8º, item 12, fica especificado que a agência deve "consolidar anualmente as informações sobre as reservas nacionais de petróleo e gás natural transmitidas pelas empresas, responsabilizando-se por sua divulgação".
"Não cabe à agência divulgar reservas de uma empresa específica, por conta de estar beneficiando esta empresa. Para comprovar isso é só ver como as ações da Petrobras subiram", frisou o especialista na área de petróleo." (Agência Estado)
A análise foi feita por um ex-técnico que lembrou que entre as finalidades da reguladora, instituídas na Lei do Petróleo (número 9478/97) em seu artigo 8º, item 12, fica especificado que a agência deve "consolidar anualmente as informações sobre as reservas nacionais de petróleo e gás natural transmitidas pelas empresas, responsabilizando-se por sua divulgação".
"Não cabe à agência divulgar reservas de uma empresa específica, por conta de estar beneficiando esta empresa. Para comprovar isso é só ver como as ações da Petrobras subiram", frisou o especialista na área de petróleo." (Agência Estado)
9 comentários
Ordem da mulla. Evidente.
ReplyNo momento que o mundo se acende o sinal amarelo contra o biocombustível, a mulla para ser ouvida, ao menos, dá sinal verde para outra trapalhada. Só pode ser.
Manchetes apontam um estratagema de "defesa" das posições o apedeuta envolvendo todos os escalões afetos a questão.
Lula e o seu cinismo querem conquistar o mundo.
Parece que é só por aqui que estão concentrados os mais tolos.
Mas, vamos navegar, tem muito a ser desvendado.
Prezado Cel:
ReplyTrechos do Curriculo profissional/Folha Corrida do website ANP E PCdoB
Haroldo Borges Rodrigues Lima
ANP
...Baiano de Caetité, foi como estudante de Engenharia que Haroldo Lima tornou-se líder estudantil de projeção. No início de sua atuação universitária, foi membro da Juventude Universitária Católica. Em 1961, foi um dos fundadores da Ação Popular, e seu dirigente até sua incorporação ao PC do B, em 1972, quando passou a integrar o Comitê Central desse partido.
Opositor decidido da ditadura militar, Haroldo Lima estava ingressando no antigo Departamento de Energia do Estado da Bahia, quando aconteceu o golpe militar. Após passar alguns dias escondido pelo interior da Bahia, foi despedido em seu primeiro dia de trabalho por ser tido como "muito conhecido" como de esquerda.
Em 1967, sentindo que iria ser preso, Haroldo Lima decidiu entrar na clandestinidade. No ano seguinte, 1968 (ano do AI-5), trabalhou na região do cacau, como diarista, em Itabuna e Buerarema, onde organizava os trabalhadores para enfrentar o regime.
Passou 10 anos na clandestinidade, organizando a resistência política ao regime, viajando por todo o Brasil. Foi preso em 1976, no episódio conhecido como a Chacina da Lapa, quando uma reunião do Comitê Central do PC do B foi brutalmente atacada pela repressão, o que resultou na morte de três dirigentes do Partido e na prisão de outros cinco, incluindo Haroldo Lima. Ficou quase três anos na cadeia.
Anistiado, quando foi instituído o bipartidarismo, Haroldo Lima se candidata e foi eleito deputado federal pelo PMDB em 1982, assumindo em seguida a Vice-liderança do PMDB na Câmara. Reeleito quatro vezes, cumpriu cinco mandatos consecutivos como deputado federal.
Redemocratizado o país, o PC do B sai da clandestinidade após 38 anos, e Haroldo Lima torna-se Líder do partido na Câmara dos Deputados, função que exerceu, alternadamente, por onze anos.
Durante a Assembléia Nacional Constituinte, a bancada comunista liderada por Haroldo Lima teve destacada atuação, apresentando cerca de 1.200 emendas ao projeto de Constituição, conseguindo apoiar, no todo ou em parte, centenas delas.
Na sabatina a que se submeteu na Comissão de Infra-estrutura do Senado da República, como nome indicado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma Diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima recebeu 22 dos 23 votos válidos. No Plenário do Senado teve seu nome recomendado por 28 senadores dos mais diferentes partidos, e foi votado por 58 senhores senadores.
http://www.anp.gov.br/conheca/diretoria_detalhe.asp?id=2
PCdoB
...Durante o ano de 1969, em uma reorganização da direção nacional executiva de AP, Haroldo teve que ir para S. Paulo, assumir novas funções na Comissão Executiva nacional. Passou a coordenar a Comissão Nacional Camponesa de AP. E é nessa condição que percorre praticamente todo o Brasil, coordenando a Pesquisa de Áreas Estratégicas, que escolheria as futuras áreas de guerrilha que AP pretendia montar.
NA DIREÇÃO DO PCdoB
Rico processo de discussão política e ideológica promove a aproximação de AP com o PC do B e Haroldo participa do núcleo principal que levou a incorporação da Ação Popular Marxista Leninista do Brasil ao Partido Comunista do Brasil, entre 1971 e 1972. Com a incorporação, Haroldo passa a compor a Comissão Executiva do Comitê Central do PC do B, que tinha João Amazonas como dirigente principal, passando a integrar a Comissão de Organização do Partido. Todo o esforço estava sendo feito para apoiar a resistência guerrilheira do Araguaia, iniciada em abril de 1972, quando uma reunião do Comitê Central do PC do B foi brutalmente atacada pela repressão, em novembro de 1976, no epísodio que ficou conhecido como Chacina da Lapa, quando foram barbaramente assassinados Ângelo Arroyo, Pedro Pomar e João Batista Drumond, e presos Haroldo Lima, Aldo Arantes, Elza Monerat, Vladimir Pomar e Joaquim Celso de Lima...
http://www.vermelho.org.br/pcdob/estaduais/ba/haroldo_texto.htm
14 de Abril de 2008 18:19
Bom. E daí?
ReplyAlguém vai ser punido?
Du-vi-d-ó-dó.
Que país, meu Deus!
Aproveitando, quem tem competência se estabelece, vejamos:
Replyhttp://oglobo.globo.com/economia/miriam/post.asp?t=os_desafios_do_setor_de_telefonia_no_pais&cod_Post=97494&a=73
Lastimável. Mais um fato patético, ridículo e grotesco que reflete absolutamente tudo o que é este governo Peteba: o governo da "Bravata Pronta". Em totais condições de concorrer de igual pra igual com o Monkey News da "Piada Pronta".
ReplyEsse aparelhamento PeTeba da Petrobrás com a intenção de tirar proveitos políticos poderá no futuro prejudicá-la pondo em risco a credibilidade das informações dadas ao público e aos investidores.
A tal descoberta de “Tupi” já foi um grande blefe. Mesmo que seja verdade que exista aquela reserva, não há nenhuma tecnologia desenvolvida atualmente em nenhum lugar do mundo para retirar aquele óleo naquela enorme profundidade, sendo inviável comercialmente. È coisa pra daqui uns 20 anos... Agora, essa última declaração ai dessa tal “nova descoberta” realmente ultrapassou todos os limites do bom senso. Querem fazer do povo desta nação um bando de palhaços idiotas.
Coronel
ReplyA culpa foi dos militares quando tiveram a chançe de o matarem na Chacina da Lapa e não o fizeram. E três mortos è chacina onde? Chacina è em Cuba, Ex-URSS, Coreia do Norte. Esses bolcheviques querem sempre vitímas, ídolos, nem que sejam eles mesmo a matarem!
Lembra-me na Segunda Guerra Mundial, em França, o Partido Comunista francês não tinha nada para se fazer de vitimas, embora tivessem alguns dos seus membros presos por pertencerem à Resistência. A determinada altura, alguns conseguiram fugir e aprsentaram-se ao Partido. Este mandou de novo a Gestapo prendê-los, e depois claro, a Gestapo fuzilou-os. Foi o que quiseram, para fazerem propaganda e incentivarem os franceses a entrarem para o seu Partido.
Quem não conheça o que podem fazer os bolcheviques, desde comerem criançinhas no café da manhã (pedofilos assumidos) até mandarem matar os seus, tudo fazem sem terem limites morais.
E depois ocupam lugares relevantes. Oxalá que seja demitido!
Coronel,
ReplyAlguns bilhões de reais trocaram de mãos, hoje, com a especulação criminosa praticada pelo Diretor-geral (SIC!) da ANP, o comunista do B, HAROLDO LIMA.
Se HAROLDO LIMA levou "algum" neste episódio, deve ser demitido e processado por Corrupção.
Se HAROLDO LIMA falou só para aparecer ou como parte de alguma estratégia diversionista do governo Lula, deve ser demitido por incompetência e Gestão Temerária.
Seja como for, o Senado deve convocar esse incompetente para depor e votar sua demissão da Agência Nacional de Petróleo.
Fica o Ministério Público Federal " convidado" a fazer o seu papel e processar esse comunista de berda.
COP
Coronel, está difícil, acreditar nesse (des) governo. A cada momento, uma mudança.
ReplyPetrobras desmente descoberta de 3º maior campo de petróleo do mundo
JB Online
RIO - A Petrobras divulgou nota oficial a respeito do anúncio feito nesta segunda-feira pelo diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Haroldo Lima, sobre a descoberta de um grande campo de petróleo na Bacia de Santos. A empresa esclarece que o consórcio formado pela Petrobras (45% - Operadora), BG (30%) e Repsol YPF Brasil (25%) continua seguindo o programa exploratório do Bloco BM-S-9 na Bacia de Santos. O Bloco é composto por duas áreas exploratórias. Na maior delas foi perfurado o primeiro poço 1-BRSA-491-SPS (1-SPS-50) que resultou na descoberta anunciada em 5 de setembro de 2007. Na ocasião foi informado ao mercado que são necessários novos investimentos que contemplariam a perfuração de novos poços e cujo Plano de Avaliação está em fase final de elaboração e deve ser protocolado na ANP nos próximos dias.
Coronel:
Replyquantos milhoes esse sobrevivente da "chacina" da Lapa recebeu pelo tempo que esteve preso ?
Este desgoverno so' tem terrorista nos seus quadros?
Hereticus