Dívida pública de Lula chega a U$ 670 bilhões.

Em fevereiro, o governo dos banqueiros e dos especuladores internacionais instalado pelo PT elevou a dívida pública brasileira para 42,2% do PIB. Realmente, a economia brasileira vive um "momento mágico", onde Lula mostra um lado e esconde outro. Leia mais aqui.

8 comentários

Coronel,

O Hélio Fernandes é meio maluco,mas é um dos jornalistas mais especializados em Dívida Pública.
Em 24/02/2008 escreveu Na Tribuna da Imprensa:

O BC engana a opinião pública, a mídia aplaude
A farsa da dívida externa, a fraude da dívida interna
Os madrugadores ansiosos que consultam as edições on-line dos jornais souberam primeiro. Mas os leitores normais souberam só pela manhã: "O Brasil já tem recursos para pagar TODA a dívida externa". Não esqueceram desse TODA, que não é elucidativo mas iliminativo.

Alguma verdade? TODA a verdade? Por que o estardalhaço (manchete em diversos jornais, privilégios em todos os noticiosos de televisão), exatamente neste momento? Interessante que a mídia aceitasse tudo, sem explicação.

Vou sumarizar, revelar apenas os números verdadeiros e questionar o que o BC (de Meirelles, do alto dos seus 6 processos por crimes financeiros) publicou.

Em 1960, a "dívida" externa atingiu 1 BILHÃO de dólares. Em 2000, chegou a 235 BILHÕES. Quer dizer: em 40 anos a DÍVIDA cresceu 235 vezes, é muita indignidade. E mais: nesses 40 anos, o Brasil pagou de juros dessa DÍVIDA inexistente mais de 600 BILHÕES de dólares.

Por que em 2008, 8 anos depois de ter estado em 240 BILHÕES, essa DÍVIDA que começou em 1822 (com a Independência que não houve) caiu para 183 BILHÕES? O Brasil teria pago 57 bilhões do principal? Nada disso, tudo "menas" verdade.

O que aconteceu: há mais de 10 anos, os que tinham títulos do Tesouro Nacional, que rende entre 3 e 4 por cento, descobriram a DÍVIDA INTERNA, que com FHC chegou a pagar juros de 48 por cento, um crime hediondo contra o País e os 180 milhões de brasileiros.

Esses emprestadores, que não são trouxas (como os que enriquecem Edir Macedo), logo, logo mudaram a DÍVIDA. Da externa passaram para a interna, que paga a maior remuneração do mundo. Assim, qualquer um é capaz de perceber que a DÍVIDA externa teria que cair como caiu, enquanto a interna teria que subir, como subiu.

Portanto, nem o governo FHC nem o de Lula têm qualquer mérito na situação apregoada com a maior irresponsabilidade. Primeira pergunta: como é que os dois governos acumularam esses 187 bilhões e 500 milhões para "empatarem" com a DÍVIDA externa? Elementar, trocaram a moeda boa nacional pela moeda podre dos Estados Unidos. E por causa disso, há 30 anos peço A-U-D-I-T-O-R-I-A da DÍVIDA EXTERNA e há menos tempo da DÍVIDA INTERNA.

Primeira resposta: e se o Brasil tivesse investido esses 187 bilhões e 500 milhões de dólares, até onde teríamos ido em matéria de desenvolvimento?

Segunda pergunta: como é que o Brasil até 2006 conseguiu pagar, só de juros, anualmente, 180 BILHÕES de dólares? Não pagava todo esse total, apenas a metade, a outra metade jogava no montante ou no total da DÍVIDA, que assim vai sempre crescendo. (Desde os anos 60, economistas que serviram a diversos governos criaram a frase que seguiam inflexivelmente: "Dívida não se paga, dívida se administra").

Segunda resposta: como é que o governo "arranjava" esses 90 bilhões para pagar metade da DÍVIDA interna? Como diz sempre o mesmo presidente do Banco Central: "ECONOMIZANDO". Economizando, isso não é surpreendente? Traduzindo: o governo assumiu o compromisso com o FMI de pagar pelo menos 4,5% do PIB dessa DÍVIDA. Não economizou nada, deixou de investir, preteriu o espetáculo do desenvolvimento, preferiu ficar bem com o FMI.

Por hoje bastam esses dados. Mas para desmascarar os jornalões, que dizem "pela primeira vez o Brasil se encontra nessa situação", vou mostrar os dados verdadeiros.

PS - De 1940 a 1950, o Brasil teve formidáveis saldos externos. E não existiam as duas dívidas. Também não foi muito mérito de Vargas. Em plena guerra, o Brasil era o único vendedor, todos os outros eram compradores.

PS 2 - Veio então o marechal Dutra, desbaratou esse saldo formidável. Se entregou aos americanos, especialistas em comprar ouro a preço de matéria plástica e vender matéria plástica a preço de ouro.

Abraços.

Reply

Toda a "boa" economia dos governo Lulla é uma fantasia.
A dívida interna cresce pagando juros maiores que de uma dívida externa.
Boa parte das tais "reservas" não são caixa, apenas sob tutela.
A constante queda do dolar aumenta a remuneração dos investidores externos. Atraindo mais dolares.
Quando a inflação se apresentar e começar a fuga para outras moedas, o dolar, muito do que está atrás da cortina vai aparecer.

É um passeio pela corda esticada, quando o vento começar, tentar se equilibrar vai provocar muito movimento desordenado.
As despesas do governo cresceram demais, destruiu-se o pouco que tinha sido feito.
Com inflação e moeda caindo vai ser dificil controlar.
A apresentação da inflação que ainda está se ocultando vai iniciar a movimentação e vai ser dureza.

Torço para estar errado.

A propaganda porá a culpa nos EUA e tentará fazer de Lulla a vítima. Mas a bolha é nossa mesmo.
...vai feder longe.

Reply

Estou no Brasil!?
PCC quer se infiltrar na política e financiar campanhas.
Estou pasmo!!!!!!!!!!!!!!
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/03/31//ult4469u22158.jhtm

Reply

Olá Coronel;
Veja essa noticia e os mapas abaixo dela.
Um grande abraço.
http://oberrodaformiga.blogspot.com/2008/03/nova-republica-bolivariana.html

Reply

Sim, a aprovação das pesquisas é mais ou só para o momento econômico que as pessoas estão passado. Se tivéssemos em dificuldades econômica e com um presidente gastando a rodos cartões corporativos, Lula já estaria linchado a muito tempo.

Reply

É contribuinte, enquanto pagamos impostos pesados para o governo pagar juros (que o PT sempre disse que não pagaria às custas do sangue do povo) e ficar esperando o Brasil do futuro entregar a contrapartida, o Marajá e a Marajôa gastam uma baba secretamente.
Esse Lula... já está próximo da letra Z do dicionário aparelhado de corrupção e práticas mafiosas.
Grande quadrilha esse governo.

Sharp Random

Reply

Qual seria o QI do brasileiro?

"O QI da Europa
Segundo um artigo no The Times, os alemães são o povo mais inteligente da Europa. Os italianos estão em quinto lugar, os britânicos em oitavo, os espanhóis em décimo-quinto e os franceses em décimo-nono.

Portugal não aparece na pesquisa."

fonte: Diário de Lisboa/blog.

Hummmm¬¬
Desconfio que o nosso anda abaixo de 50...

Reply

O descalabro não deveria ser novidade.
42,2% é o resultado de fevereiro.
Veremos como ficará em março.
A caminhada rumo ao abismo pode ser acompanhada consultando o link:
http://www.bcb.gov.br/?COMPDLSP
O XLS mostra a evolução ano a ano, mês a mês, desde 2001.

Jacutinga

Reply