Lava Jato na rua: Lula, família e amigos são alvo de mandados de busca e condução coercitiva



A Operação Lava Jato, que começou em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, chegou à 24ª fase nesta sexta-feira (4). Segundo a Polícia Federal (PF), a operação ocorre na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, e em outros pontos em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. Também há grande movimentação de policiais em frente ao Instituto Lula.
O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será obrigado a prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, também é alvo de outro mandado de condução. A PF ainda decide onde os investigados devem ser ouvidos.
A ação foi batizada de “Aletheia” e é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”.
Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva - quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. Duzentos policiais federais e 30 auditores da Receita Federal. As cidades alvo da ação são: Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, São Bernardo do Campo, Atibaia, Guarujá, Diadema, Santo André, Manduri.
Conforme a PF, a ação foi deflagrada para aprofundar a investigação de possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de desvios da Petrobras, praticados por meio de pagamentos dissimulados feitos por José Carlos Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht ao Lula e pessoas associadas.
Há evidências de que o ex-presidente recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-Presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de supostas doações e palestras.

No dia 29 de fevereiro, o procurador da República Deltan Dallagnol enviou uma manifestação à ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendendo que uma investigação em curso sobre propriedades atribuídas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja mantida dentro da Operação Lava Jato, a cargo do Ministério Público Federal no Paraná.
Coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, Dallagnol destacou que possíveis vantagens supostamente recebidas por Lula de empreiteiras teriam sido repassadas durante o mandato presidencial do petista.
O ofício é uma resposta a um pedido feito no dia 26 de fevereiro pelo petista para suspender a investigação sobre reformas num apartamento no Guarujá (SP) e num sítio em Atibaia (SP), que teriam sido feitas em favor da família do petista por construtoras investigadas no escândalo da Petrobras.
Outro argumento para manter as investigações sobre Lula na Lava Jato é o envolvimento do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente; bem como de executivos da Odebrecht e da OAS, “todos investigados e muitos dos quais já denunciados no esquema de corrupção que assolou a Petrobras”, conforme Dallagnol. Bumlai foi preso na 21ª fase da operação e está detido no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Grande Curitiba. (G1)

11 comentários

César de Castro Silva mod

Até que enfim temos uma boa notícia, e tanto é assim que já houve queda do Dólar e a Bolsa de São Paulo teve um grande alta.

Reply

Hoje acordei exultante!!!

De condução coercitiva, dependendo do andar da carruagem, o cachaceiro poderá ir preso.

PARABÉNS, SERGIO MORO !
PARABÉNS, PF!!!


Chris/SP

Reply

Eis aí a velha tática, típica de governos fraudulentos e autoritários, caso do marxista PT, um bando de sabotadores, doutores em desqualificação moral e pessoal dos acusadores, ainda que sejam do partido, sempre procurando por bodes expiatórios os oposicionistas para responsabilizarem e culparem por suas canalhices, incompetencias e chantagens, como o caso do Delcidio, líder do Partido!
Antes de abrir o bico, Delcidio era ótimo!
E para tentarem amenizar e dividirem suas exposições, para desviar o foco do furacão, fazem tudo com ajudinha dos amiguinhos poderosos dos 3 poderes que compram ou ameaçam, no tempo e hora certa, para se camuflarem e se safarem.
As oposições que se cuidem para não serem envolvidas, pois em materia de tramoias e golpismos os comunistas são experts!

Reply



Ôrra meu, acordaram cedo einh pessoal, Abs oh Corona, a LUTA continua.!!!,

Reply

Viva Coronel !
Acho que é a melhor sexta-feira dos últimos 13 anos. Parabéns pelo blog ! Ver o poderoso chefão sendo pego pela FEDERAL não tem preço.

Reply


OS BRASILEIROS ACABAM DE LAVAR A ALMA!!! ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!

Lula, o maior bandido da história do País, está preso e pagará pelos crimes de roubo do dinheiro público, que destruiram o GIGANTE BRASIL.

Agora é pedir a Deus que nos dê um novo presidente como o Mauricio Macri, que já conseguiu em dois meses fazer renascer os sonhos dos argentinos.

VAMOS APAGAR DA HISTÓRIA DO BRASIL QUALQUER RESQUÍCIO DESSA GESGRAÇA CHAMADA LULA/DILMA/PT!

O PF acaba de fazer a desfibrilação do CORAÇÃO da Nação Brasileira. O Brasil volta a respirar, embora na UTI, demostra a possibilidade de voltar à vida.

Sem Lula, COBRA PEÇONHENTA, acaba o veneno que alimento o crime organizado que achacou os cofres públicos nesses último 14 anos.

Falta terminar a tarefa, tombar também a ANTA, poste sem luz, que o gangster plantou no planalto e exterminar a petezada que formou o exército de bandidos, tentáculos dos achaques.

OS BRASILEIROS HOJE ESTÃO DE ALMA LAVADA.

Reply

Aguardamos ansiosos pela prisão de Lula e renúncia de Dilma. É o mínimo.

Reply

A Globo acaba de informar a pataquada de que o Lula vai depor no aeroporto de Congonhas mesmo.

Piada né?

Todo esse aparato da Polícia Federal, para levar o gângster de Guarulhos ao aeroporto de Congonhas para depor!!!!


Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! Ha!

Com certeza é alguma tramoia dos comparsas togados, para atrapalhar o cumprimento da lei.

Reply

Deltan Dallagnol e seus intocáveis, passando o Brasil a limpo.
Sérgio Moro, provando que ainda existem juízes em Banânia.
Polícia Federal, orgulho nacional.
O Rodrigo Enganot, quando vai criar vergonha na cara e parar de defender a máfia? STF e TSE deveriam seguir o exemplo e cumprir o seu papel de guardião da Constituição e não rasgá-la na maior cara de pau para defender a corja se comportando como uma braço da quadrilha.

Reply

Ora mim, demorou...

Reply

Um, dois, três lulla no xadrez!

Reply