Microcefalia. Números como esses não nascem do acaso. Nascem do descaso, afirma Aécio.


Coluna publicada por Aécio Neves hoje, na Folha de São Paulo.
 
"Eu tinha tantos planos para ele." O desalento de um pai, na semana passada, ao ser informado de que seu filho recém-nascido era portador de microcefalia traduz o sofrimento das famílias já afetadas pela epidemia do vírus zika que, tendo o Brasil como epicentro, amedronta o mundo. 

Quem mantém viva no coração a memória do instante do nascimento dos próprios filhos, pode avaliar bem o tamanho da dor. Já são mais de 4 mil casos suspeitos. A perspectiva é muito pior. Milhares de brasileiros sem autonomia, inteiramente dependentes, para sempre, da atenção familiar e da proteção do poder público. É uma tristeza sem fim. Chegamos a esse ponto por descuido e incompetência. 

Números como esses não nascem do acaso. Nascem do descaso. O vírus zika sem controle retrata o fracasso das políticas públicas de saúde. Ações do governo são fundamentais, mas seria ingênuo supor que, nesse estágio, seriam suficientes para debelar a epidemia. Essa luta exige comprometimento efetivo de toda a nação. Precisamos de uma grande mobilização que envolva, além do Poder Executivo em todas as esferas, empresas, instituições de pesquisa, escolas, universidades, igrejas, Forças Armadas, além da sociedade civil. 

Muitas vezes incorremos no Brasil em uma distorção do conceito do que é responsabilidade pública: se é pública, parece ser de ninguém quando, na verdade, é de todos. Temos, nesse desafio, uma responsabilidade coletiva. 

O Congresso também precisa dar a sua contribuição. Se o governo falhou ao não prevenir a tragédia, que possamos somar forças no seu enfrentamento. Precisamos implementar ações objetivas de apoio às famílias vítimas da microcefalia e debater, com urgência, medidas efetivas que vão desde a ampliação do prazo de licença maternidade, ao suporte financeiro e ao apoio às instituições que podem ajudar essas crianças e seus responsáveis diretos a construírem a nova vida familiar. 

Não podemos permitir que essas crianças sejam relegadas à sombra da omissão do poder público, quando deixarem de ser manchete de jornal. O debate deve ultrapassar a fronteira da generalidade e alcançar a dimensão concreta da realidade. Números aterrorizantes de estatísticas precisam ganhar rostos e nomes. Precisamos ter coragem de enfrentar perguntas difíceis. Onde esses pequenos brasileiros vão se tratar? Onde famílias de baixa renda encontrarão recursos e apoio para rotinas que serão marcadas por tantas dificuldades? 

Milhares de crianças serão para sempre o retrato da incompetência do governo. Que possam ser acolhidas e se transformar também no testemunho da dimensão da solidariedade brasileira. Como pais e como país, devemos isso a cada uma delas.

8 comentários

Preocupação com o zika vírus? Essa escória que nos governa só tem uma preocupação: permanecer no poder custe o que custar!!! O que os políticos com um pingo de responsabilidade estão esperando para tirar essa quadrilha do poder e salvar o Brasil? Vão continuar traindo o Brasil e se vendendo por umas emendinhas no orçamento e carguinhos de segundo e terceiro escalões? RESPONSABILIDADE, SENHORES!! Apoiar esse governo criminoso já está custando a vida de brasileiros!!! ACORDEM!!!

Reply

CORONEL, desde quando o PT e seus aliados estão preocupados com a Educação e Saúde além é claro de todas as outras áreas, o negócio deles é Corrupção, Roubalheiras, Quadrilhas e Meliantes para todos os gostos, fins e bolsos, não esquecendo nunca que eles se lembram muito do Povo quando é o ano eleitoral, aí vai depender de um certo Povo analfabeto político e alienado de tudo e para tudo que vai lá nas urnas eletrônicas que já são uma sacanagem e ao invés de aproveitar e honrar a mesma que é um lugar privado onde podem mudar suas vidas, da sociedade e do Brasil, acabam transformando e usando literalmente como se fosse uma verdadeira Privada, dando nisso que está na História nestes últimos mais de 13 anos, resultando nesta baderna, avacalhação, esculhambação e aniquilação de tudo e pra tudo que é lado.

Abs...

Reply

Além do desacaso tem a corrupção que a maior doença e tira a oportunidade dos mais pobres ter acesso a saude e a prevenção.
Mas todo dia tem caso de políticos envolvidos em atos de corrupção como e o caso da merenda em Sp, e outros estados.
, Um cara que desvia recursos de merenda escolar deveria ficar na cadeia para o resto da vida e confiscar os bens,
Um cara deste nao tem tem direito a vida.

Que o PSDB investigue bem o caso de SP e urgente
Cle

Reply

“Não podemos permitir que essas crianças sejam relegadas à sombra da omissão do poder público, quando deixarem de ser manchete de jornal.”(Aécio Neves)
E nós brasileiros, independente se crianças, jovens, adultos ou idosos, quanto tempo deixamos de ser manchete e estamos relegados à sombra da omissão do poder público, com um Congresso Nacional omisso e conivente? Quantos de nossas familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos morrem diariamente nos nossos hospitais que beiram a perfeição, segundo Lula? Quantos idosos que calejaram suas mãos por esse Brasil, já não conseguem pagar seus planos de saúde são obrigados a optar, isto é, quem fica e quem sai porque manter o casal num plano privado se tornou impossível, pois seus vencimentos são achatados ano após ano? Inclua aí também os nossos militares com seus hospitais sucateados que disputam com o SUS o troféu descaso Federal. Onde estão os senhores do Congresso Nacional, senadores e deputados, que se tratam no Sírio Libanês,onde apenas a conta é nossa. A lista é ENORME e a Mer... é um sem fim. Fala oposição quero ouvir.

Reply

verdade,esta mulher tem é q ser responsabilizada, estes casos d microcefalia vem acontecendo ha alguns anos e o pt nao fez nada, agora virou epidemia

Reply

Este desgoverno bate todos os records- negativos é claro

impeachment, vamos as ruas

Reply

A oposição é apenas 20% no senado,pt não tem e nunca teve plano. Fora pt

Reply

A zika Dilma deve ser cassada, avante tse

Reply