Imaginem se fosse no PSDB.


No post anterior vemos as mais altas figuras do PT desancando a mais importante figura do partido no governo: Jaques Wagner, da Casa Civil. Críticas abertas. Ataques. Desunião. Baixaria. O que é permitido para o PT é vedado ao PSDB. Imaginem se caso semelhante acontecesse entre os tucanos. Seria o caos. Imaginem Aécio criticando abertamente Alckmin e Serra, como muitas vezes deveria. A crise seria instalada pela própria militância, especialmente a que peleia nas redes sociais. O que acham bonitinho no PT transformam em crise no PSDB. Um partido começa quando a sua militância em vez de atacá-lo o defende contra tudo e contra todos. Procurem nas redes sociais críticas contra mais esta briga petista. Encontrarão raríssimas. É por isso que o PT está no poder. E a oposição fica delirando com os gritinhos do Bolsonaro e os rompantes do Caiado, como se isso fosse a verdadeira oposição. Tenho dito.

5 comentários

O Bolsonaro e o Caiado só estão tendo espaço pelo fato de o PSDB ter desaparecido, simplesmente isso.
A oposição do PSDB é muito fraquinha, quase inexistente.
Aecio deveria liderar o processo, se escondeu.

Reply

É preciso, é dever, dar todos os salvas e vivas para o ano perfeito da oposição partidária em 2015!

Na verdade, desde que saiu do poder, foi o primeiro ano que a oposição realmente conseguiu colocar o governo contra a parede, desgastar e roubar o discurso. Alguns criticam certa falta de coerência - como na votação do fator previdenciário, tentando amarrar coisas de 20 anos atrás, com situação social e econômica diversa, como camisa de força para que a oposição não possa buscar a popularidade. Pois a oposição fez certíssimo, e deve continuar a fazer. É claro que existem temas e temas. Ir contra a LRF, nem pensar. Mas o fator não foi aceito pela sociedade, ponto final - então que se procure uma alternativa. Aliás, os que criticaram, esqueceram que na campanha a oposição prometeu buscar alternativas ao fator - nada mais coerente. É preciso ser coerente como o momento, com as convicções, e não com decisões e atitudes de duas décadas atrás.

Como não esquecer os maravilhosos discursos de Bruno Araújo e Carlos Sampaio metendo lenha no governo? O sambinha do "pagou com traição", o pronunciamento da Dilma ecoando no gravador, até os ratos soltos em reunião... As ações no TSE!! O pedido de impeachment!!! E sem esquecer o enorme acerto de não ter apoiado a eleição do Cunha.

E 2016 tem que continuar assim, na verdade com intensificação até as eleições municipais. Conseguir uma vitória esmagadora no controle de prefeituras e, principalmente, de vereadores é que fará diferença na disputa dos deputados em 2018. Os vereadores possuem uma influência enorme no voto para as outras eleições.

Por fim, apenas duas ressalvas para termos um 16 ainda melhor. A primeira sobre os grupos de rua e manifestações. É excelente uma tensão dialética mas existem momentos em que a união deve prevalecer. Me parece que a manifestação de dezembro deveria ter contado com apoio mais explícito da oposição - não vi bandeiras, ônibus, lanches, carros de som... Esperar dos novos movimentos mas não dar pelo menos um apoio logístico não vai dar muitos frutos. O outro ponto é que faltam propostas. Sim, não cabe a oposição definir políticas, quem ganhou que se vire. É ruim falar muito e depois ver trechos usados na campanha terrorista da esquerda. Mesmo assim, falta uma espécie de ministério paralelo - um especialista que rebata cada decisão, cada resolução, cada afirmativa... Não basta mostrar que o governo é corrupto e incompetente, é preciso destruir a esperança do povo na capacidade do governo de realizar seus sonhos! E mostrar que a oposição é que tem capacidade de realizá-los.

Parabéns para a oposição e que 2016 seja ainda melhor!

Ps.: não desprezar, nunca, jamais, de forma alguma, a capacidade petista de mobilização e a cara de pau retórica/populista/maniqueísta! Não adianta achar que Hadadd já está fora do páreo, que Fruet já perdeu, que ACM Neto já está reeleito... É preciso trabalhar como nunca nestas eleições e dar muito, mais muito sangue, para eleger o maior número possível de vereadores.

@thiagohart

Reply

CEL,

Se é que os partidos políticos brasileiros podem ser chamados de partidos políticos. Se fossem bons e verdadeiros o suficiente não estaríamos vivendo o caos desde o golpe militar de 15 de Novembro de 1.889, proclamação da república (que república?), que derrubou a monarquia. Onde está pelo menos um projeto de nação desde 1.889? Qual partido tem um projeto de nação a ser implementado? Quais reformas necessárias e fundamentais foram implementadas nos últimos 20 anos? Política? de governo? eleitoral? saúde? segurança pública? segurança militar? legislativa? tributária? judiciária? educação? cultura? fronteiras? tecnologia? Só remendos e aumento de impostos!

Índio Tonto/SP

Reply

Cara gostei do que escreveu...as emoções nos cegam, ai muitas vezes, criticamos sem realmente entender...bela reflexão. Parabéns

Reply

É exatamente isso, Coronel. É desgastante ver as pessoas fazendo oposição à oposição. Muitos dos que reclamam na internet não fazem a menor ideia de como a política funciona. Se os rompantes de Caiado e Bolsonaro tivessem resultado em alguma coisa, eu ficaria calada, mas o que mudou? De fato, ser duro e falar algumas verdades na TV demonstra força, mas onde fica a inteligência? A ação? Política é feita de gritos? Acho que não. As pessoas esquecem que a oposição é MINORIA, não mágicos para fazer o impossível. Os que acham que estão fazendo "oposição" criticando a própria oposição só estão fazendo a linha auxiliar do PT. É questão de lógica.

Reply