FIES: Dilma dá na eleição, tira na recessão e agora quer cobrar alunos na Justiça.


Lembram que o MEC reduziu as verbas para o FIES, segundo os cálculos do próprio MEC, para 2,5 bilhões de reais para 2015.Em 2014, ano eleitoral foram destinados mais de 4,8 bilhões de reais, demonstrando um corte de quase 50% de verba, afastando milhares de alunos da universidade. 

Agora Mercadante e Dilma estudam acionar a Justiça para conseguir receber o pagamento de 47% dos estudantes beneficiados pelo FIES que não estão em dia com o programa. Desde a sua criação, em 1999, 146 mil alunos estão com contas em atraso, segundo a pasta. Desse total, 3,4% são referentes à nova fase do FIES, iniciada em 2010, quando foi criado um fundo garantidor que dispensava o beneficiário de apresentar um fiador.

— A primeira saída é a negociação. Essa é a possibilidade. Faz a negociação, coloca na dívida e eles pagam. Se não, ficam negativados e têm problemas sérios. E a segunda saída é acionar (a Justiça) — afirmou, nesta segunda-feira, o secretário executivo do ministério, Luiz Cláudio Costa.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, cada caso será analisado separadamente para se encontrar a melhor solução. Mercadante ressaltou que o nível de inadimplência referente ao novo modelo inciado em 2010 é baixo e pouco irá afetar o fundo garantidor.

— O avalista é sempre a última instância, mas não incide sobre o fundo garantidor. São 3,4% dos contratos que poderão incidir no fundo garantidor se não houver negociação, parcelamento ou algum tipo de tratamento — disse o ministro. ( O Globo)

5 comentários

Trocando por miúdos...
Quem não for de um sindicato ou militante do partido está fora!
Não se admirem na URSS era assim só os pais chegados do governo conseguiam colocar os filhos na faculdade. Quem não tinha pai tinha que servir nas FA para mostrar o seu valor e já como aqui não temos tradição militar então advinha qual é a primeira opção?

Reply

O PT sumiu no Estado de Santa Catarina:

http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/moacir-pereira/noticia/2016/01/o-mergulho-do-pt-de-sc-4949786.html

Reply

Ouça quando tiver tempo, Amor. Beijos


http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-noite-total/2016/01/11/BRASIL-TEM-UMA-VOCACAO-DEMOCRATICA-QUE-NAO-PERCEBEMOS.htm

Reply

Tudo que o pt oferece tem falcatrua.

Reply

Quem votou na anta achando que existia almoço grátis, vai agora receber a conta, para deixar de ser otário!

Reply