Carta dos 104 advogados foi paga pela Odebrecht.


A situação era de desespero. Marcelo Odebrecht já alimentara a esperança de passar o Natal em casa, mas seu pedido de liberdade fora negado pela Justiça. O executivo da quarta maior empresa brasileira acreditava que, finalmente, seria libertado pelo presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, no começo de janeiro, mas a estratégia falhara novamente. Preso há sete meses, estava ensandecido com sua defesa, chamada de incompetente por ele. O que fazer? 

Uma carta criticando a Operação Lava Jato, assinada por dezenas, talvez por mais de uma centena de advogados, sugeriu o defensor de Marcelo, Nabor Bulhões, segundo a Folha apurou junto a dez dos 104 advogados que assinam o manifesto. Foi a defesa de Marcelo Odebrecht, a cargo de Bulhões, que produziu o manifesto que acusa a Lava Jato de usar métodos piores que os da ditadura e compara a investigação à Inquisição. 

A carta, revelada pela Folha no último dia 14, ensejou duras respostas de procuradores e juízes, que a acusaram de ser "falatório" e parte de um "complô" dos advogados. O presidente do PT, Rui Falcão, soltou uma nota apoiando-a.

Nabor disse à Folha que assinou a carta como profissional do direito, não como advogado de Marcelo. Segundo ele, atribuir protagonismo a algum advogado pela elaboração do documento "seria ignorar o sentimento geral de perplexidade" dos que o assinaram.

A estratégia para abalar a Lava Jato teve também a participação de Emílio Odebrecht (foto), pai de Marcelo, de Mônica, mulher do executivo, e advogados da empresa. A ideia de criticar os métodos da Lava Jato foi acertada entre Nabor e Emílio em Salvador, onde o patriarca dos Odebrecht mora. A reunião ocorreu logo após Lewandowski negar pedido de liberdade para Marcelo durante o plantão do Supremo, no dia 8 de janeiro. 

A Odebrecht confirma que a reunião ocorreu, mas, segundo a companhia, foi para tratar da fase final do processo de Marcelo. O texto foi escrito no escritório de Bulhões em Brasília e submetido à cúpula da Odebrecht para aprovação. Emílio fez mais do que cobrar uma reação mais dura dos advogados. Foi ele, por exemplo, quem ligou para advogados que estavam relutantes em assinar o documento quando surgiu a versão de que o texto fora escrito por Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende políticos como o senador Edison Lobão (PMDB-MA) na Lava Jato. 

A relutância se devia ao fato de muitos advogados acharem que o documento era peça publicitária de Kakay. Nenhum dos dez advogados ouvidos pela Folha diz ter pago um centavo para publicar o anúncio de meia página, veiculado nos principais jornais do país. 

ASSINARIA DE NOVO
Kakay confirmou que não foi ele que escreveu o manifesto, mas afirma que assinaria de novo mesmo sabendo que a Odebrecht estava por trás das críticas. "Eu não sei quem patrocinou a carta. Eu mudaria algumas coisas com as quais não concordo. Acho que não faz sentido falar em ditadura quando estamos num Estado democrático. Se foi estratégia da Odebrecht ou não, o que não sei, isso não muda em nada o manifesto. O que interessa são as ideias", afirma. 

Segundo ele, o essencial era levantar a discussão sobre "os limites da Justiça", e isso ocorreu. "Não tenho a pretensão de mudar a opinião pública ou publicada. Mas até a Dilma se manifestou sobre a Lava Jato após a carta". 

Antonio Claudio Mariz de Oliveira, que defende funcionários da Odebrecht sob investigação, diz que assinou a carta porque ela traduz o que ele pensa sobre o que considera abusos da operação. "Assinei porque temos de fazer alertas. A pior ditadura que existe é a do Judiciário. Tenho dúvidas se o manifesto vai ajudar a situação processual do Marcelo e de outros executivos da Odebrecht, mas é preciso protestar não só nos autos, mas para a sociedade". 

Lênio Streck, advogado em Porto Alegre e professor de direito que também endossou o manifesto, diz que é irrelevante saber se foi a Odebrecht quem patrocinou a crítica. "Isso não muda em nada a carta. Nas democracias, todas organizações têm direito de comunicar pontos de vista".

18 comentários

Para o advogado Antônio Carlos a que sociedade ele se refere só se for aos presos da lava jato e seus familiares

Reply

104 advogados é muito pouco para não dizer nada!

Reply

Se isso for comprovado, o Judiciário tem de mandar prender o dono da Odebrecht, ou passará a ideia de que é tudo verdade o teor do papelucho!

Reply

Meu caro Coronel, as coisas do modo que estão indo, podemos esperar qualquer coisa vinda desses marginais travestidos de advogados...!!! Isso tudo, pode ter certeza, tem o dedo do governo do PT no meio, com certeza...!!! Um abraço.

Reply

Já houve um tempo no Brasil, em passado nem tão remoto, em que personalidades do mundo jurídico nada cobravam para assinar "manifestos" políticos com cujas idéias ou ideais concordassem e nunca se disporiam a assinar manifestos pagos por réus com o objetivo de desmoralizar o próprio Poder Judiciário.
Acho que a crise mais séria, da qual derivam todas as outras, é a moral. Pessoas antes respeitáveis se dispõem a vender suas consciências, um sintoma claro do apodrecimento de nossa sociedade.

Reply

Cel.
Emociona-me a confraria advocaticia em prol da propria sobrevivencia, pois creio que se prenderem todos os executores de propina, onde eles terão foro, pra ficarem milionarios.......as nossas custas.
Ora vão a __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ . Tá bom.

Reply

Quer dizer que o cara usa do SEU PODER E DINHEIRO para ATACAR O JUDICIÁRIO e fica tudo por isso mesmo? Que país é este?!!!

Reply

É para isso que serve dinheiro sujo: comprar rábulas que o lavem.

Reply

É para isso que serve dinheiro sujo: comprar rábulas que o lavem.

Reply

Essa gente está "esperneando" porque esses "doutores advogados medalhões" sempre tiveram vida fácil. O judiciário não funcionava pra quem tinha muito dinheiro e os "doutores" livravam logo seus clientes e embolsavam poupudos honorários.
Agora que o Brasil está mudando com essa juventude à frente da Operação Lava Jato", e os "doutores" tem que queimar pestana nas suas defesas, e não conseguem "êxito", pois as provas colhidas são contundentes, partem então para o ataque.
Não é por menos que dizem que Marcelo Odebrecht trata seus defensores de "incompetentes".

Reply
César de Castro Silva mod

Sou advogado desde 1978, mas nunca vi a advocacia descer tanto. O que dizer aos alunos do Curso de Direito, que tudo é válido para se ganhar altos honorários????

Reply

O Emílio Odebrecht precisa abrir a boca e contar tudo... Ele prometeu derrubar a República... e até agora nada...
Emílio Odebrecht disse que se abrisse a boca precisariam construir + 03 CELAS: 01 para ele, 01 para lula e 01 para dilma..., mas, porém, contudo, todavia... está quietinho da silva, não abriu a bocarra e ainda paga para rábulas atacarem o Judiciário, em especial o Dr. Sérgio Moro.

Reply

É uma vergonha para a categoria se ficar confirmado o "conluio" arquitetado pela empreiteira, que merece uma resposta firme e forte do Conselho Federal da OAB, e também do Dr. Sérgio Moro.
Eu comparo isso a uma tentativa de interferir no trabalho da justiça, tal qual planejava o senador preso.

Reply

impeachment jah

Reply

Quero os safados dos empreiteiros atrás das grades!Lugar de sem vergonha é lá mesmo!Comecem a abrir o bico!Passarinho na gaiola canta!O papai Emílio não ia fazer e acontecer!Perdeu a coragem?Ou reconhece as safadezas do pimpolho!?Os advogadozinhos estão no seu papel!Ganham muito,precisam se mexer!Só não estavam contando com a vigilância do povo!Todo mundo de olho e comentando!Continuem firmes,povo brasileiro!Continuem apoiando o Juiz Moro,a PF e cobrando o STF!!!Vamos penar com esses safados que dominam o Brasil,mas venceremos!Basta de espertinhos!!!

Reply

Patético que advogados criminalistas assinem um documento sem saber a autoria e quem pagaria pela sua publicidade em jornais. Como eles são "inocentes". É muito cinismo por um punhado de dinheiro.

Reply

Atualmente,a OAB é um puxadinho do Palácio do Planalto.Uma vergonha!

Reply

Não duvido de que,quando ocorrer a prisão do principal bandido de todos esses atos de corrupção -O LULA.Esses e outros advogados e toda especie de BANDIDOS-Exigirão a soltura do lula e prisão dos membros da justiça,e investigadores responsáveis pelo ato heróico!.lula dos santos

Reply