Petrolão concorre ao Nobel da Corrupção. Mandem o Lula receber.


O esquema de corrupção na Petrobras, revelado pela Operação Lava Jato no ano passado, concorre a um prêmio internacional: a do maior escândalo de corrupção do mundo. A partir desta quarta-feira, 9, a entidade Transparência Internacional - que serve de referência ao combate à corrupção no mundo - abre uma votação para escolher o caso mais simbólico.

A votação vai até o dia 9 de fevereiro. Mas a concorrência é forte. Na corrida está o caso do Banco Espírito Santo, de Portugal, Zine Al Abidine Ben Ali, o ex-presidente da Tunísia, a Fifa, o ex-presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, o ex-líder do Egito, Hosni Mubarak, o comércio de pedras preciosas em Myanmar, a situação de Teodoro Obiang ou o ucraniano Viktor Yanukovych.

Alguns dos demais casos também contam com a ampla participação de brasileiros. Na Fifa, diversos brasileiros foram indiciados ou estão sendo investigados pela Justiça dos EUA : Ricardo Teixeira, José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e João Havelange.

No caso do Panamá, a suspeita é do envolvimento da Odebrecht no pagamento de propinas.

A votação faz parte de uma campanha " Desmascarar a Corrupção " para alertar para os casos mais simbólicos. " São exemplos de abuso de poder que beneficiam poucos às custas de muitos ", alertou a entidade com sede em Berlim. "Milhões são afetados pelo mundo ", insistiu.

Ao lançar a campanha, um dos líderes do grupo, Jose Ugaz, apontou que a opinião pública é importante para " parar essa doença ".

O caso da Petrobras foi escolhido entre 383 casos propostos para a eleição. Na fase final, apenas 15 foram escolhidos. (Broadcast Estadão)

6 comentários

Coronel,

Só dá "joinha". Cruzes!!

JulioK

Reply

Como diria o demagogo boca-de-sapo: nunca antes neste país!

Reply

Não vai ser uma beleza se ganhar mais esta ¨competição¨? Aí os brasileiros poderão colocar mais este título vergonhoso ao lado das suas taças de futebol inúteis e ficar olhando para elas com cara de palermas.

Reply

Se não houver roubo nesse concurso de corrupção, a taça já é nossa!

Petrolão: a maior roubalheira da história da humanidade, desde que esta se tornou humana!

Reply
Paulistano Estressado mod

Ah..o Brasil ganha de 7x0 !!!

Reply