PSDB manifesta estranheza com escolha da juíza da AIME contra Dilma e Temer.

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), divulgou nota neste sábado, 7, em que classifica como "atípica e incomum" a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de manter a ministra Maria Thereza de Assis Moura como relatora da ação que pede a cassação do diploma eleitoral da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. 


A decisão foi do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, ao argumentar que o deslocamento da relatoria "não encontra respaldo legal ou regimental". O próprio tucano já foi cassado em 2008 pela corte eleitoral quando era governador da Paraíba por ter distribuídos cheques com dinheiro público para população carente durante sua campanha à reeleição. 

"A ministra Maria Thereza foi vencida. Não é praxe o vencido ser relator. A própria ministra fez declaração neste sentido. Não há nenhuma desconfiança na autonomia, independência e imparcialidade da ministra, que tem o nosso respeito, mas, reconheçamos que é algo estranho e inusual", disse o tucano, em nota. 

Antes de tomar sua decisão, Toffoli chegou a convocar os advogados de ambas as partes para falar sobre a escolha da condução do processo. Em fevereiro, a ministra havia individualmente negado seguimento à ação, mas, após recurso do PSDB, autor do pedido, em outubro o TSE autorizou por cinco votos a dois a instauração do processo, no primeiro caso de impugnação de mandato aberta contra um presidente desde 1937. 

Para Cássio Cunha Lima, contudo, Dilma terá o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, independentemente de quem seja o relator. "As provas são robustas e cabais. Nossa legislação eleitoral é muito dura e pune esses abusos praticados com a perda de mandato", afirmou. "Tenho certeza de que a Corte Eleitoral saberá preservar a norma, que vale para todos, e fortalecer a democracia, combatendo eleições viciadas pelo abuso de poder e corrupção", completou.

O líder do PSDB - um dos principais entusiastas da impugnação do resultado eleitoral até como solução para a crise política, por levar a uma nova eleição presidencial - disse que só há dois caminhos. Segundo ele, ou se preserva a lei, a Justiça Eleitoral e a própria República ou se fará um "gigantesco esforço" para salvar Dilma dos crimes praticados. Para o tucano, salvá-la significa enfraquecer a República.

15 comentários

Um dos porquinhos da governAnta no STF... Esperar o que???

Reply

Será que há algo podre no Reino da Dinamarca?

Reply

.
Sempre se pode rejeitar o parecer da relatoria..E pra dar uma cagada definitiva na cabeça do Tôfulo, é isso que vai acontecer...

Reply

enfraquecer e proteger bandidos q ha 13 anos soh roubam e destroem o pais.

Reply

Estranho q qualquer cndidato que doe uma dentadura,ou de alguma cesta basica eh punido eh cassado ,impugnado ...MaS com Dilma fecham os olhos as provas são contundentes até a o polícia está investigando a campanha dela ,esperamos mesmo a justiça e cassação dela,pois se não realmente a democracia corre perigo

Reply

O mais estranho Senador é que a pseudo decisão vai de encontro com o que versa o artigo 25 do Regimento Interno daquele Tribunal Eleitoral...onde fica a oposição que não entra com um recurso...aquele partido da anta gorda só entende uma linguagem, a do enfrentamento acintoso e radical...

Abraços.

Carlos Bonasser

Reply

Com esse papo bobo desse xará. Na verdade ele quer é fortalecer o golpe sujo dos tucanos.

Reply

Esse cara na foto não é um cara que perdeu o poder por corrupção... E agora quer tirar onda.

Reply

O Estadão diz, no seu editorial de hoje, aquilo que há muito venho afirmando, ou seja, que não temos oposição no país. E digo mais: a oposicinha que temos parece mais um bando de velhacos a solidarizar-se, pelas suas omissões, com organização mafiosa que se apoderou do país!

Reply

CEL,


Político do PSDB achando estranho? Nosssssssaaaaaaaaaa ! Que estranho hem?

Índio Tonto/SP

Reply

Aécio neves avante ....fora pt

Reply

estranheza por quê???? Já não somos mais uma democracia, com poderes independentes...Isso aqui já virou um chiqueirão de Cuba...igual a Venezuela.

Reply

Tá podre o Judiciário!Que peninha!Ninguém acredita mais neles!!!

Reply

OFF


Do Editorial do Estadão, de hoje:

“Mas a oposição insiste em se manter silente. Limita-se a ações esporádicas e rotineiras. Falta-lhe disposição – o que é incrível, pois não lhe faltam quadros competentes – para articular um plano de ação capaz de arrebatar a imaginação dos brasileiros e de reacender-lhes a esperança.”




A gente tenta defender a oposição, mas está difícil! Não adianta dizer que ela só compõe 20% do Congresso (Câmara e Senado). Mesmo em desvantagem numérica, deveria fazer BARULHO todos os dias! Não vejo isto acontecer.

Está cada dia mais difícil ter esperança com uma oposição dessas.


Chris/SP

Reply

Todos estamos enojados ,STF aparelhado TSE aparelhado. ,nunca se viu tanta m.

Impeachment

Reply