Na Argentina, o terrorrismo eleitoral foi derrotado. País elege a centro-direita.



Não foi diferente lá. A maior tática eleitoral dos kirchneristas foi que a vitória da Oposição acabaria com os programas sociais. Acontece que argentino lê jornal. E conhece a política brasileira. E viu que Cristina, assim como Dilma, estava mentindo. E votou na mudança dando um duro golpe no bolivarianismo que devasta a América Latina. A análise a seguir é do Broadcast Polítco. 

A vitória do oposicionista Maurício Macri na Argentina vai muito além do fim da era Kirchner. Ela tende a influenciar a política interna de outros países latino-americanos que, com a Argentina dos Kirchner, e o Brasil do PT, tem formado uma aliança populista que preserva a falsa aura de governos de centro-esquerda na América do Sul e serve até para proteger regimes marcados pelo desrespeito aos direitos humanos, como o da Venezuela.

A vitória de Macri quebra a espinha desse mecanismo de autoproteção que os regimes populistas sul-americanos estabeleceram. Muito mais do que a desacreditada Cristina Kirchner, Macri tem condições de devolver à Argentina importância internacional e política, até mesmo para brigar dentro do Mercosul para que a cláusula democrática seja respeitada. Na campanha Macri disse que vai denunciar o governo da Venezuela por ter mandado prender líderes oposicionistas. Isso já no mês que vem, na reunião da cúpula do bloco, em Assunção.

O ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff e o PT sabem que a vitória de Macri representa um golpe na tentativa de manutenção - e até de ampliação - dos regimes populistas.

Desde a definição de que haveria segundo turno na Argentina, e com a possibilidade de eleição de um oposicionista, eles iniciaram um debate sobre a melhor forma de conviver com Macri. Sabem que o novo presidente argentino terá muita influência no Mercosul, com ideias diferentes das adotadas até agora, quase sempre com predomínio dos raciocínios ideológicos.

As mudanças na Argentina deverão ter influência também na política interna brasileira, principalmente na eleição de 2018. É provável que os partidos de oposição daqui passem a ter uma forte aproximação com a coligação que apoiou Macri. Lá, como aqui em 2014, o governo utilizou a tática terrorista de atribuir aos adversários o fim de programas sociais caso vencessem a eleição. Aqui deu certo. Parte dos eleitores votou com medo. Na Argentina não.

É preciso lembrar também que os regimes democráticos têm por hábito fazer a alternância de poder. O governo dos Kirchner durou 12 anos e foi derrubado pela oposição. O dos petistas no Brasil vai completar 16 anos e carrega forte desgaste. Lula sabe disso. E por isso mesmo tem rodado o Brasil mais do que nunca, na tentativa de dar novos ânimos a seu partido e sonhar com o projeto de ficar mais um tempo no poder.

18 comentários

Parabéns!!! aos Argentinos que não se deixaram levar pelas mentiras da Cristina, a louca, como fizeram os brasileiros.

Lá, Argentinos leem jornal; aqui, brasileiros usam jornal para outra coisa.

Lá, a oposição foi forte; aqui, anda silenciosa.


Chris/SP

Reply

Parabéns lá n teve urnas fraudulentas smartmatic como aqui

Reply

A Argentina comeca a respirar novos ares. O povo argentino sabe o que eh melhor para o pais e enterrou o governo corrupto populista de Cristina. Macri sabe que representa a esperanca do povo que nao aguentava mais a politica socialista terceiro mundista bolivariana . Agora cabe a Macri a dificil tarefa de realizar as mudancas necessarias para tirar a Argentina do buraco em que estava. Parabens ao povo argentino !!! Nos, aqui no Brasil , continuamos sofrendo com um giverno que nao governa , mas vibramos com a vitoria do povo amigo que soube dar a volta por cima !!!

Reply

O eixo do mal foi quebrado na América Latina. Que tenhamos força e união para lutar contra o PT no Brasil e garantir que ele saia do poder antes de 2018!

Reply

Parabéns a Argentina! Pelo menos não deram tempo dos kirchneristas aparelhar sua justiça eleitoral pelo menos por completo!
Enquanto aqui no Brasil, o que preocupa é que de novo o TSE está com as propagandas em alta nos meios de comunicação.
Já, já vão falar aquele papo que as urnas eletrônicas são seguras, invioláveis e não é permitida fiscalização!
Essa turma está seguindo o "Decaganono de Lenin" e a anos o pessoal avisa na internet!
Ninguém dá bola, tratam como se fosse uma lenda urbana!

Reply

Parabéns a onda azul q correu com os bolivarinos, censura,atraso.
queriam se perpetuar como se fossem donos do país,argentina no atoleito,crescimento medíocre,miséria aumentando ...ainda bem que a onda azul venceu,lula esteve lá fazendo campanha mas levou um sonoro não,bem feito

Reply

Salve Argentina!
Felizmente eles não tem um senhor juiz Fux, que acredita que somos idiotas e nos quer passar recibo das urnas eletrônicas como seguras.

Luiz Fux : "Acabamos de julgar um pedido de auditoria formulado por partidos de oposição e eles foram uníssonos no sentido de que esse método de votação é muito seguro."

Fux só não mencionou que o TSE impediu que a auditoria contratada pelo PSDB auditasse o sistema.

http://www.oantagonista.com/posts/fux-tambem-defende-voto-eletronico

Reply

Que este presidente se mantenha longe da Venezuela , Brasil e BOlivia.

Reply

A matéria saiu borrada, não dá para lê. Parece que não deu para o Lula comprar a eleição para a Kirchneristas.

Reply

E lá os ermanos chegaram na frente novamente, e nós aqui parece que vamos ter de passar o natal com essa droga da Dilma.
Será que até o carnaval nos livramos dela, do Lula e de todo o PT?
Parabéns aos argentinos botaram para correr a curriola bolivariana.

Reply

Não adiantou nada o cachaceiro mor ,o nefasto Lula, ir até lá fazer campanha para a louca e seu candidato,tremendo pé frio,só podia dar em derrota,parabéns povo argentino,aqui torcemos para o capeta de Garanhuns ser preso e levar a anta tbe.

Reply

O Macri recebeu uma grande ajuda: o "mão de pântano" foi lá garimpar votos pro Scioli. Resultado? Sífu...

Reply

O Lula está mais por baixo que cobre de cobrá?

Reply

Que o novo Presidente não venha para o Brasil ou qualquer outro país com ditadura comunista.
Entidades demoníacas do Foro de São Paulo são perigosas.

Reply

Parabéns, agora aqui é Aécio neves ..pena q aqui teve urnas fraudulentas smartmatic,aecio jah

Reply

Ele é da onda azul de Aécio neves q também foi na Venezuela por pedido dos parentes q foram presos pelo aliado da Dilma o Maduro,sim Maduro q mandou prender o líder da oposição,o q eh uma pouca vergonha, a Dilma se quebrou pois apóia Maduro.... o presidente eleito quer também q haja restrições a Venezuela...kkkkk,quem é do Mercosul n pode agir como Maduro,bem vinda onda azul, fora Dilma,Maduro,Evo Morales,...somos democracia e n ditadura vermelha

Reply

Ele é da onda azul de Aécio neves q também foi na Venezuela por pedido dos parentes q foram presos pelo aliado da Dilma o Maduro,sim Maduro q mandou prender o líder da oposição,o q eh uma pouca vergonha, a Dilma se quebrou pois apóia Maduro.... o presidente eleito quer também q haja restrições a Venezuela...kkkkk,quem é do Mercosul n pode agir como Maduro,bem vinda onda azul, fora Dilma,Maduro,Evo Morales,...somos democracia e n ditadura vermelha

Reply

Sinto tanta inveja do povo Argentino. Inveja ao ver que são politizados, leem jornais, são cultos e sabem votar.

Reply