Lava Jato pega primeiro tubarão político. Senador do PT Delcídio Amaral preso pela PF.


O senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo na Casa, foi preso na manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal. A operação foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) depois que o Ministério Público Federal apresentou evidências de que ele tentava conturbar as investigações da Operação Lava Jato. A informação é de Mônica Bergamo, da FSP.

Também foi preso o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, que estaria envolvido nas irregularidades. 

Delcídio havia sido citado pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que o acusou de participar de um esquema de desvio de recursos envolvendo a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. O senador teria até mesmo oferecido possibilidade de fuga a Cerveró em troca de ele não aderir ao acordo de colaboração com a Justiça, revelando as irregularidades da operação. A conversa foi gravada por um filho de Cerveró. 

É a primeira vez que um senador é preso no exercício do cargo, já que a Constituição Federal só permite a prisão de parlamentar em crime flagrante. Neste tipo de ação, de obstrução de investigação, a conduta é considerada crime permanente. É um dos poucos motivos que leva a corte a aceitar prisão preventiva de réu ainda sem julgamento. 

O Senado deve ter que confirmar a prisão de Delcídio. A Constituição estabelece que em casos de prisão em flagrante "os autos serão remetidos dentro de 24 horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão". 

STF
Além de Delcídio, o STF também autorizou a prisão do chefe de gabinete do senador e do advogado Edson Ribeiro, que trabalhou para Cerveró. Também há autorização para buscas na casa do petista em Mato Grosso do Sul. 

A decisão de Teori atende a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro pediu que fosse convocada para a manhã desta quarta a realização de uma sessão extra da segunda turma do tribunal, que é responsável pelos casos que envolvem o esquema de corrupção da Petrobras. No encontro, ele deve discutir as prisões. 

Neste terça, o ministro chegou a telefonar para o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, comunicando sobre a reunião extraordinária e também se reuniu com colegas da segunda turma de forma reservada. A ideia é dividir o peso da reunião de prender um senador, que só poderia ser preso em flagrante. Um dos argumentos para a prisão seria que a obstrução das investigações e integrar uma organização criminosa torna o crime permanente e flagrante facilitado.

15 comentários


Que notícia boa, patinho tá na lagoa..., estava.!!!.

Reply

Elmo cabeça branca se deu mal. Queremos o molusco e todos os demais, incluindo a búlgara presidanta do conselho de petroladrões.

DBF

Reply


Malandrão fazia cara de anjo na cpi's do mensalão.Malandrão.!!!.

Reply

Está faltando a cereja do bolo. Dom Lula da Silva.

Reply

A compra da Refinaria de PASADENA ainda colocará outros na prisão, quem sabe até o chefe e a "chefa".

Reply

Será o começo do fim da ORCRIM?
Tá pior que gato que tem sete vidas, essa cabeça de hidra tem muitas cabecinhas nos mais diversos escalões dos três poderes.

Reply

O que esperar de um ex-tucano? Vota com os tucanos em todas as votações do senado. Um favor ao PT prender esse cara.

Reply

Com a palavra o conselho de ética do senado....

Reply

POLITICALHA CANALHA, TODOS,SEM EXEÇÃO

Reply

A reunião é para blindarem a Dilma e Lula que estão também envolvidos.

Reply

O próximo será o Paloci, existem fortes evidências do envolvimento dele nas propinas para dinheiro para comprar as eleições.

Reply

Não vamos esquecer de agradecer ao filho do Cerveró,que gravou a conversa com oferta de fuga.Esta gravação nos devolve uma parte do que seu pai roubou.
Tá ficando bom...

Reply


Esse lazarento vetou aumento para os aposentados e agora quero que mofe na cadeia em Curitiba. Esse petralha safado vai se ferrar porque a casa caiu e vai começar a ruir todo o governo da mentira e corrupção dessa Dilmentira.

Cadê o maior hipócrita e canalha da nação escondido em algum lugar, já estava botando as manguinhas de fora achando que a lava-jato tinha amornado e agora veio um terremoto.

Isso é só começo das falcatruas e maracutaias geridas pelo PT, usando BNDES para financiamentos e lavagem de dinheiro para o partido e para o Lula.

Vai ser implodido esse governo atolado na lamaçal da corrupção.

Reply

Aécio neves e Caiado foram os q pedirsm primeiro p votação ser aberta Renan queria fechada depois mudou d ideia a pressão do povo foi muito grande pela votação aberta lembrando que o pt foi o único q não quis votação aberta queriam fechada,pt,partido das trevas

Reply

É um grande dia. Uma luta insana de uma juventude brasileira brilhandte que trabalha arduamente por nós e pela manutenção dos elementos da DEMOCRACIA ainda presentes no Brasil.
O PT planeja o fim da Democracia. E vem aplicando golpes pesados contra nós. DEMOCRACIA É TUDO. Esses esquerdistas são ditadores corruptos. A história e o sofriemntos dos povos próximos, vide Cuba, Venezuela, Bolívia e até Argentina devem ser observados pelos que ainda votariam num PT por simpatia antiga, filosófica. Por favor, unam-se a nós por um país livre da bandidagem e da ditadura.

Reply