Quem pagou os 47 jatinhos e palestras do Lula lá fora?

(Época) Desde quando deixou o Palácio do Planalto, em fevereiro de 2011, até junho de 2015, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou 70 palestras remuneradas no Brasil e no exterior, sendo 47 delas lá fora. A sua maior cliente é a Odebrecht, seguida pela Andrade Gutierrez e pela OAS, investigadas na Lava Jato

Além dessas empreiteiras, responsáveis por bancar a maior parte das viagens de Lula para países da América Latina e África, há outras empresas e instituições financeiras brasileiras e internacionais que fretaram aeronaves, reservaram hotéis e alugaram carros para servir o ex-presidente em eventos fora do Brasil. É o que revelam documentos obtidos por ÉPOCA numa investigação sigilosa do Ministério Público Federal no Distrito Federal -- que apura se Lula praticou tráfico de influência no exterior em favor da Odebrecht.

Na lista de companhias que fretaram as aeronaves nas quais o ex-presidente viajou para o exterior estão, entre outras: Pirelli; Iberdrola; Gerdau; Dufry Brasil; Vale, controlada pelo governo; Coteminas, do empresário Josué Gomes. 

Entre os empresários, que têm uma boa relação com Lula e colocaram à disposição os seus jatinhos, estão: a família Klein, fundadora da Casas Bahia; José Seripieri Júnior, fundador da Qualicorp e amigo com quem o ex-presidente já passou dois reivellions em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; o ex-ministro do Turismo e membro do conselho de administração da empresa de educação Kroton, Walfrido Mares Guida, por meio da sua empresa Samos Participações.

Há também algumas instituições financeiras. O banco BTG Pactual, sócio da Petrobras na África, é um deles. A instituição financeira contratou Lula ao menos três vezes – e custeou os gastos da viagem. Na primeira delas, o ex-presidente participou de uma conferência do banco realizada em Nova York em outubro de 2011. O segundo evento ocorreu em abril de 2013, em Londres, onde Lula também se encontrou com Bono Vox, vocalista da banda U2. 

No mesmo mês, Lula foi para o México, contratado pelo BTG, onde se reuniu com o presidente do país Enrique Peña Nieto, e para os Estados Unidos. Além do BTG, o Itaú BBA contratou Lula para realizar uma palestra sobre "Os Avanços e Desafios da América Latina” em Washington, nos Estados Unidos, em setembro de 2011. 

O banco Safra também arcou com as despesas de fretamento de uma aeronave que levou Lula em novembro de 2012 para Nova Deli, na Índia, onde o líder petista se reuniu com o presidente Pranab Mukherjee e o então primeiro-ministro Manmohan Singh.

A relação completa com detalhes das viagens de Lula para o exterior, que consta do inquérito sigiloso do Ministério Público Federal, pode ser conferida a seguir.

LEIA AQUI A EXTENSA RELAÇÃO DOS PIXULECOS DO LULA.

12 comentários

esse empresariado brasileiro é tão sem vergonha tambem.

Reply

O Aparelhamento segue a toda!

Do Radar on line ( Site da Veja):
Cotado para o STJ já foi assessor de vereador do PT.

O juiz federal José Marcos Lunardelli, um dos integrantes de lista tríplice que está nas mãos de Dilma Rousseff para uma vaga no STJ, já foi assessor jurídico do então vereador Orlando Fantazzini na Câmara de Guarulhos, quando o parlamentar era do PT.
Colecionando apoios no partido e amigo de deputados como Paulo Teixeira e Arlindo Chinaglia, Lunardelli deverá fazer parte da Turma que julga processos da Lava-Jato caso seja indicado por Dilma Rousseff para a vaga no STJ.

Reply

Coronel,

Lembrei da música "Juventude Transviada" do Luis Melodia:

- Lava roupa todo dia, que agonia, na soleira .... cada cara representa uma mentira ..... Uma mulher não deve vacilar.

JulioK

Reply

Sendo o X-9dedos tão prestigiados e bem remunerado por que estas tais palestras, por que sempre eram provativas para meia duzia de gatos pingados e nunca saiu nada das salas de conferências?

Reply

Só na boa vida, o meliante come igual um cavalo.

Reply

Como puderam permitir que um SOCIOPATA
fizesse do Brasil uma

L A T R I N A?

Reply

excreção agora é palestra?

Reply

Será que estas palestras foram realizadas mesmo, ou, também, é mais outra farsa?


Tree

Reply

lulla melhorou muito!do caminhao de pau de arara a jatinhos especiais!vai acabar com o pais antes de perder o q amealhou!

Reply

E ai povão de bosta, que vota nesse malandro, vejam, como ele gasta nossos Impostos, uma vida de luxo, esse safado ainda tem coragem de dizer que e do povo, ,hahahaha, só burros para votarem nesse bandido.

Reply


... "Entre os empresários, que têm uma boa relação com Lula e colocaram à disposição os seus jatinhos, estão:" .......

"boa relação com Lula" ninguém tem dúvida que significa "parcerias nos crimes" !?

Reply

piores são os que ficam em volta ouvindo cada tolôte...

Reply