Oposição lança Movimento "Basta de Imposto".


A oposição lançou na manhã desta quarta-feira no Congresso o movimento “Basta de Imposto”. Os líderes do PSDB, do DEM, do Solidariedade e do PPS criticaram a proposta de recriação da CPMF e avisaram que vão trabalhar para fechar questão nas bancadas e partidos contra qualquer aumento de impostos no país. O governo Dilma Rousseff enviou a proposta, e alguns governadores se mostraram simpáticos à proposta como forma de resolver os problemas dos caixas estaduais.— Somos contra o aumento de impostos e vou propor a Executiva do partido que feche questão contra a CPMF — afirmou o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN).

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), criticou o pacote de medidas apresentadas pelo governo para solucionar o rombo nas contas e avisou que o PSDB votará contra a CPMF.— Não é apenas um movimento das oposições, é um sentimento da nação que não aguenta mais aumento de impostos — disse Sampaio.

Já o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), afirmou que o partido trabalhará para evitar a criação do imposto.— Será uma mobilização intensa da oposição e da sociedade que entende que não há mais espaço para a criação de impostos para o trabalhador e o setor produtivo. A CPMF será derrotada porque a maioria do Congresso nacional não deseja a criação de impostos. Não adianta a mobilização de governadores e do governo pedindo a criação da CPMF. Por mais que haja mobilização de governadores e outros atores da sociedade, a resposta que o Congresso dará é a deseja pela opinião pública: não ao aumento da carga tributária — afirmou Mendonça Filho.

— Querer impor à sociedade a criação da CPMF é o ato de um governo que já chegou ao fundo do poço, que já não governa — criticou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).

Apesar da sinalização de apoio a proposta da criação do tributo feita por alguns governadores, a reunião que serviria para demonstrar união em torno da ideia conseguiu reunir apenas sete dos 27 chefes do executivo estadual. O encontro, que começou no início da tarde, em Brasília, contou com a presença dos governadores do Rio de Janeiro, Ceará, Piauí, Bahia, Alagoas, Tocantins e Amapá, três deles do PT, três do PMDB e um do PDT.

Além da oposição, alguns deputados dissidentes da base aliada engrossaram o ato, entre eles o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Ele aderiu ao lançamento e fez um discurso inflamado.— Sou do PMDB, mas venho aqui me solidarizar com esse movimento, Ninguém aguenta mais imposto. Alguém tem que avisar o ministro Joaquim Levy (Fazenda) que o povo está sem dinheiro é para comprar o sanduíche hoje — afirmou Vieira Lima, numa ironia à declaração de Levy ao falar da CPMF, afirmando que o imposto seria de apenas dois milésimos do sanduíche das pessoas.

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse que a volta da CPMF não será aprovada pelo Congresso. Para marcar posição, Caiado ainda apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) proibindo a União de instituir ou aumentar imposto por quatro anos. — O governo instituiu a governança da corrupção e quer aumento de imposto. A CPMF não passa no Congresso. Nosso primeiro ato foi apresentar uma PEC que evita o aumento de impostos por quatro anos, justamente para que a estrutura administrativa se ajuste ao orçamento que ela tem (para gastar) — disse Caiado.

O presidente nacional do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho, classificou o debate sobre a volta da CPMF como uma manobra diversionista do governo. — Isso é uma tentativa do governo de desviar do debate sobre o impeachment (da presidente Dilma). Mas o Solidariedade já fechou questão contra a CPMF — disse Paulinho. No ato, estavam ainda o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), parlamentares tucanos e o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).

3 comentários

Enviei e-mail para todos os Senadores pedindo que IMPEÇAM a aprovação deste imposto - CPMF e outros, posto que este governo não tem mais legitimidade, credibilidade e confiança para impor ao povo brasileiro mais este sacrifício.

Já recebi alguns retornos de senadores, o que significa que funciona enchermos as caixas postais dos parlamentares.

Façam o mesmo, enviem e-mails e demonstrem sua indignação com este governo que continua mentindo para os brasileiros.

NÓS NÃO PAGAREMOS PELOS ERROS E CORRUPÇÃO DO PT!


Chris/SP

Reply

Já passou da hora da oposição ser mais incisiva e partir para cima do redesgoverno de madamA satã, cobrar-lhe o dinheirão que saiu via bndes para países que comungam os ideais vermelho e que sabidamente não trouxeram, não trazem e não trarão retorno financeiro para Banânia, mas tão soMENTE para os apaniguados pela corja de cafajestes que assolam o redesgoverno hipócrita e incompetente de madamA satã.

Reply

Isso sim é iniciativa.

Cavalaria Ligeira

Reply