PT protesta, não participa e entra apenas como investigado nas CPIs do BNDES e dos Fundos de Pensão.

(Folha) A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (12) a CPI dos Fundos de Pensão e confirmou a decisão do presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de excluir o PT da presidência da comissão. Como acertado, Efraim Filho (DEM-PB), assumiu a presidência após ser eleito por 19 dos 20 deputados presentes. 

Paulo Teixeira (PT-SP), Samuel Moreira (PSDB-SP) e Hissa Abraão (PPS-AM), são os vice-presidentes da comissão. A relatoria ficou com o deputado Sérgio Souza (PMDB-PR). Cunha acertou a exclusão do PT dos postos de comando dessa CPI e também da que investiga fraudes no BNDES. Essas duas comissões têm grande potencial de desgaste do governo.A articulação foi possível graças à adesão do PR e PSD que, formalmente, apoiam o PT, mas fecharam esta questão com Cunha. 

A articulação liderada por Cunha foi questionada antes da votação pelo petista Paulo Teixeira, que primeiro pediu o adiamento da eleição e, vencido, afirmou a intenção de apresentar um recurso. "Na distribuição de presidências e relatorias, o PT deixa de ocupar uma presidência. Se consolidarmos essa votação, vamos consolidar um mecanismo que não levou em conta a proporcionalidade que tem sido usado na escolha das presidências desta Casa", afirmou Teixeira. 

Membro com maior número de mandatos entre os integrantes da CPI, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) abriu os trabalhos da comissão e respondeu aos questionamentos de Paulo Teixeira.
Sá destacou a existência de uma questão de ordem, número 526 de 2009, segundo a qual, "a escolha do presidente e relator é questão de natureza política e não de proporcionalidade". 

Após eleito, Efraim Filho ressaltou que os trabalhos da CPI vão "em busca da verdade, doa a quem doer". "Além da missão de investigar, teremos a missão de ser propositivos, de aperfeiçoar a atual legislação. Não se pode brincar com a vida das pessoas".

5 comentários

O PSDB tem que dar um passo de cada vez. Primeiro tirar a Dilma e o PT de lá. Esse é o foco. O depois vem depois.

Reply

OFF - BLOG O ANTAGONISTA

Eduardo Cunha e Dilma Rousseff: O OVO DA SERPENTE

O jornalista Fernando Mello começou a publicar há pouco, no site jota.info, uma série de reportagens sobre o início das escaramuças entre Dilma Rousseff e Eduardo Cunha. Ele remonta a 2003, quando o deputado, então desconhecido da maioria dos brasileiros, começou a questionar a então ministra das Minas e Energia do governo Lula sobre contratos suspeitos da Petrobras.

A série, intitulada O Ovo da Serpente, contará com centenas de documentos inéditos, envolvendo Dilma Rousseff, Eduardo Cunha e a Petrobras.

Abaixo, o link da primeira reportagem:

http://jota.info/cunha-questionou-dilma-em-2003-sobre-contratos-suspeitos-na-lava-jato



Chris/SP

Reply

12 de agosto de 2015 18:28

Vai sonhando...

Reply

Infelizmente o povo será derrotado novamente, não acredito que será feito justiça.

Reply

JUIZES DENUNCIAM PRESSÕES CONTRA O JUIZ SERGIO MORO

http://otambosi.blogspot.com.br/2015/08/juizes-denunciam-pressoes-contra-o-juiz.html


Torço para que o Juiz Sergio Moro coloque todos os corruptos na CADEIA! Inclusive o Chefão da Corja.


Chris/SP

Reply