Aécio: impeachment não é golpe, é previsão constitucional.

(VEJA) Aécio Neves ainda não decidiu se vai se juntar ao povo nos protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff marcados para o próximo domingo, 16. Essa, no entanto, é uma das poucas dúvidas que o senador tem hoje quando o assunto é o governo do PT. Aécio está certo de que será quase impossível a Dilma Rousseff retomar as condições mínimas de governabilidade. 

O presidente nacional do PSDB diz que não há dúvida de que Dilma e seu antecessor se beneficiaram do maior esquema de corrupção já montado dentro do Estado brasileiro. "Falta apenas a Justiça comprovar que ela recebeu dinheiro ilegal na campanha", diz Aécio, para quem um eventual processo de impeachment da presidente, se correr dentro dos limites constitucionais, não pode ser chamado de golpe. 

Diz ele: "Cumprir a legislação é respeitar a democracia". Derrotado nas eleições de outubro, quando obteve 51 milhões de votos, o senador disse não saber quando virá para o PSDB o "chamado para tirar o Brasil da crise gravíssima que o PT criou", mas que, no momento em que isso ocorrer, o partido estará pronto para atendê-lo.

O que é pior para o Brasil: três anos e meio de um governo agônico de Dilma Rousseff ou uma solução traumática como o impeachment?
Não vejo como romper esse ciclo perverso de incompetência e de visão ideológica arcaica no qual o PT nos mergulhou sem um governo que resgate a confiança da população. Com o PT, o Brasil perdeu vinte anos de conquistas. A situação do país é muito grave, para qualquer governo. Mas só um governo que tenha capacidade de dizer a verdade à população - de forma que as pessoas reconheçam a razão dos sacrifícios, mas consigam enxergar lá adiante uma possibilidade real de melhoria - tem condições de encerrar essa espiral e dar início a um novo processo. O governo que está aí dá seguidas mostras de não ter condições de fazer isso.

Colocado de outra forma: o senhor acha que a presidente Dilma termina o mandato?
Não quero antecipar cenários. Mas o governo estabeleceu a mentira como método. A presidente da República não vai conseguir resgatar as condições de governabilidade, pelo menos enquanto não tiver a coragem de vir a público reconhecer sua parcela de responsabilidade pelos sofrimentos que esta crise está impondo aos brasileiros. Quanto mais insistir em falsear a verdade, atribuindo os problemas à crise internacional ou ao agravamento da seca, mais distante estará de recuperar essas condições. Em política, o ativo mais precioso é o tempo. E o PT perdeu esse tempo.

Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 63% dos brasileiros apoiam a abertura do processo de impeachment contra a presidente. Em seu partido, o PSDB, há divergências sobre a questão. Qual a sua posição sobre o impeachment?
A minha posição é de respeito à Constituição, e o impeachment é uma previsão constitucional. O impedimento não ocorrerá por desejo das oposições, mas pela combinação de um conjunto de fatores, que inclui obrigatoriamente a comprovação de culpa por crimes. Portanto, que fique claro que um desfecho amparado pela Constituição não pode ser tratado como tentativa de golpe. Golpeiam aqueles que tentam impedir o desfecho no âmbito da Constituição. Não sei se há hoje os elementos de culpa, mas nada impede que eles surjam mais adiante. O relatório do ministro Augusto Nardes, do TCU, é bem firme quando afirma que houve pedaladas fiscais, e as evidências de que a campanha de Dilma recebeu dinheiro ilegal se acumulam. Se isso for comprovado, a lei está aí para ser cumprida. Cumprir a lei é respeitar a democracia.

Uma das saídas cogitadas para a crise seria a adoção do parlamentarismo. Como o senhor vê essa alternativa?
Sou parlamentarista, sempre defendi esse sistema e acho que no futuro é por onde devemos trafegar. Mas penso que essa discussão tem de ocorrer fora do contexto de uma crise aguda. O parlamentarismo, a meu ver, não é a solução neste instante, quando o Congresso vive um momento de fragilização.

O governo do PT tenta agora fazer o ajuste que negou que faria durante toda a campanha. O ajuste do PSDB, caso tivesse saído vitorioso, seria diferente?
O ajuste do PSDB teria uma dosagem bem mais fraca, mas produziria resultado mais rapidamente e com impacto muito maior. A retomada dos investimentos seria imediata. O ajuste do PSDB restauraria a credibilidade. Com a volta da confiança, tudo entra nos eixos. Um governo confiável poderia promover, em curtíssimo prazo, a redução da taxa de juros. Em boa medida, a disparada atual dos juros se deve à tentativa estabanada do Banco Central de restaurar a confiança. Enxergo o ministro da Fazenda cada vez mais isolado. O mais grave é ele não poder dizer em alto e bom som que as medidas do ajuste aprovadas até agora não funcionam por causa da herança maldita de sua própria chefe. Temos um ministro da Fazenda manietado.

6 comentários

Os contraventores sabem que o impeachment é um procedimento previsto em Lei nos casos de desrespeito às normas estabelecidas para o desempenho do cargo. Quem não desrespeita as regras, não recebe a punição. Simples assim.

Agora, fazer que 'não sabia' das regras, partir pra ignorância, deitar e rolar, cometer infrações num total desrespeito à Lei e depois vir com essa cara de tacho se fazer de vítima, querer ganhar a questão no tapetão ou se achar no direito de fazer de conta que está tudo bem, desculpe e pronto? Vai pentear macaco. FORA DESCARADA, IRRESPONSÁVEL.

Ficar no cargo para continuar praticando a incompetência de quem não tem idéia de como se governa um País, roubar, destruir, acabar com o Brasil, ficar rica junto com a Companheirada ...... até eu Juvenal!

FORA, FORA, FORA DILMA, FORA LULA, FORA PT! Vão pra CÚba que os pariu.

Reply

Coronel,
entrevista perfeita. Somente a credibilidade irá colocar o Brasil no eixo. Claro, com medidas adequadas e pessoal competente para gerir a máquina pública.

Reply

Cel
Traumático é a Anta continuar no governo, Impeacment é o remédio para curar a incompet~encia e a sem vergonhice.
Esther

Reply

Achei muito sensata a posição do Aécio Neves. Mas se o TCU não honrar sua função e o TSE se pautar no Dias Tóffoli, vai ter que ser dado outro jeito. Qual? Sei lá, inventem, contanto que não seja inconstitucional, óbvio. Oposição é pra isso.

Mariana

Reply

Perfeito. Aécio já!!! Que estadista, esse sim deve ser presidente. E quem sabe um futuro primeiro-ministro hehehe.

Reply

Não existe golpe , existe o peso da lei contra os malfeitores como Dilma.

Gabriel-DF

Reply