Sem poder usar as "pedaladas", Dilma exclui pobres do Minha Casa, Minha Vida.

(VEJA) O governo federal suspendeu novas contratações da faixa 1 do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, que contempla as famílias mais pobres, cuja renda é de até 1.600 reais por mês. Quase 4 milhões de famílias precisam de moradia no Brasil.

No primeiro semestre deste ano, o governo contratou 202.064 unidades do programa de habitação popular, uma das principais vitrines da presidente Dilma Rousseff. Apenas 3,66% dessas casas foram destinadas às famílias da faixa 1. As contratações para esse público só ocorreram no início do ano e estavam relacionadas a contratos acertados em 2014, mas que ficaram para 2015. Na prática, o programa de habitação popular deixou de contratar moradias para o público que mais precisa dele.

A orientação dada pelo governo é não fechar mais contratos para essa faixa inicial do Minha Casa, enquanto não colocar em dia os pagamentos atrasados das obras. A grande maioria das moradias que foram contratadas no primeiro semestre deste ano será construída para abrigar famílias que ganham acima de 1.600 reais, até o teto de 5.000 reais por mês. Elas participam das faixas 2 e 3 do programa. 

Os dados mostram que o governo descumrpriu a promessa de construir 350.000 novas casas no primeiro semestre deste ano. O anúncio oficial da prorrogação da segunda etapa foi um agrado para o setor da construção civil, que tinha medo do que realmente viria a acontecer: uma paralisia do segmento. 

A promessa de criação da fase 3 do Minha Casa foi usada durante a campanha eleitoral, mas o lançamento do programa foi adiado várias vezes, principalmente por causa da frustração da arrecadação de impostos. Neste ano, o orçamento do Minha Casa caiu de quase 20 bilhões de reais para 13 bilhões de reais.

A participação do déficit habitacional das famílias com renda de até três salários mínimos (2.364 reais) aumentou de 70,7% para 73,6% entre 2007 e 2012, segundo dados do IBGE de 2012, reunidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Ipea estima que, para resolver o problema da falta de habitação digna no Brasil - incluindo a necessidade de moradia de famílias que ganham mais de três salários mínimos e da população da zona rural -, seria preciso construir 5,24 milhões de residências.

Em tempos de vacas magras, não há mais recursos para o governo bancar até 95% do valor dos imóveis. Nos dois primeiros anos do Minha Casa Minha Vida, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o subsídio do faixa 1 alcançou 18 bilhões de reais, enquanto o das duas outras faixas ficou em 2 bilhões de reais.

Na segunda etapa - de 2011 a 2014 -, a faixa 1 teve 62,5 bilhões de reais em subsídios e as duas outras faixas, por volta de 5 bilhões de reais. Nas duas etapas, ao longo de cinco anos, o governo contratou 1,7 milhão de casas para as famílias que ganham até 1.600 reais. Dessas, foram entregues 761.000 casas.

Nova faixa - Para resolver o problema, o governo estuda criar uma nova faixa para o programa, com renda entre 1.200 reais e 2.400 reais, para ser subsidiada também com os recursos do FGTS. As famílias poderão comprometer até 27,5% da renda familiar com o financiamento da casa própria. 

Nessa nova modalidade, o subsídio será menor, porque haverá uma contrapartida do próprio interessado, do governo estadual ou da prefeitura. A solução encontrada pelo governo foi diminuir a participação das verbas federais no subsídio dado a essa nova faixa. As famílias com orçamento menor do que os 1.200 reais continuarão desamparadas.

15 comentários

Numa que o PT nunca perde a parada: fazer propaganda disso e daquilo, enquanto cumprir é outra historia, né vigarista PT?

Reply

É triste por que quebra a esperança, mas a verdade tem que ser dita. Este povinho ignorante do Brasil varonil tem mais é que se ferrar5. Acreditam em tudo que ouve de quem está no poder em especial se for da tchurma do deus Lula. Votaram na Dilma na certeza que os adversários iriam acabar com o bolsa-voto, ops família e o programa minha casa.... E agora? Agora nada eles vão continuar se lamentando mas quando entrevistado pela imprensa imbecil vão afirmar que é apenas um período, mas que se os adversários da Dilma tivessem vencido a coisa estaria muito pior, como ouvi outro dia de uma mulher entrevistada sobre o desemprego. Este povinho goste de ser enganado e levar no trololó.

Reply

Fiquem calmos e tranquilos. Em ano de eleição o governo fará as tão sonhadas casas pr'esse pessoal.

Reply

Quando eu olho uma foto destas que ilustra a reportagem fico com tanta pena. Tadinhos, moram em casas(?) horrorosas mas mesmo assim ¨bravamente e heroicamente¨ colocam 4, 5, 6 até uma dúzia de filhos para morar com eles. E quando estes crescem fazem a mesma coisa aumentando ainda mais a miséria e deixando o Brasil cada vez mais distante do primeiro mundo. Há sim, os coitados não tiveram educação para ter este tipo de noção. Então vamos combinar, se precisa de ir para escola para o camarada entender que se não tem para ele muito menos terá se ele colocar um monte de dependentes então o cara é pior que bicho, só que sem a desculpa de ser um bicho. E são esse tipo de gente que votam em peso em Lulas e Dilmas da vida e se deixar só por conta destas bestas o semianalfabeto ladrão volta com tudo em 2018.

Reply

Justo quem deveria ser prioridade , Dilma apunhalou seus eleitores de maneira vil! Nunca antes na história deste país se mentiu tanto.

Gabriel-DF

Reply

M.L.


Olá,


Corta os inoperantesincompetentesvenaisminiministérios???????? N Ã O !.
Corta os privilégios seus e comparsas???????????????? N Ã O!.
Agora tenta falar isso com esse povo. Usado, sofrido, enganado.
É revoltante.

Reply

Mas demorou pra eles começarem a cortar os programas sociais. Vão dar aquele desculpa que o brasileiro precisa aprender a trabalhar, que tiveram tantos anos para achar emprego e blá, blá, blá. Agora os esquerdista vão lembrar que a ex-URSS e a China só conseguiram crescer graças ao trabalho do povo. Porém, cortar os 39 ministérios + regalias + cargos comissionados + salário dos políticos e funcionários públicos federais + mordomia isso não vão fazer! Viva! Rumo a Grécia!

Reply

>>

A julgar pelo tamanho da pança do sujeito a direita da foto, pode-se concluir que pelo menos os excluídos do Minha Casa Minha Vida não passam fome!

<<

Reply
Despetralhando mod

Rumo a Grécia, só na teoria, pois o berço da democracia tem cultura e estudo, já não podemos dizer o mesmo dos bananeiros incultos e "analfaburros" onde estão reelegendo esta corja populista e bolivariana que está nos levando para o buraco.

Reply
Despetralhando mod

MaddamA satã vais incentivar o plantio de mandioca e voltarmos para viver em ocas e cavernas a moeda (real) vai ser extinta e voltaremos ao bom e velho ESCAMBO.

Reply
Despetralhando mod

Nada como os velhos comunistas para fazer tudo pelo pessoal (deles) e nada pelo povo.

Reply

Bem feito quem mandou votar nos LARAPIOS
ROUBARAM TANTO QUE NÃO SOBROU NADA PARA VOCÊS.
COCHILOU DORMIU? CACHIMBO CAIU!!!

Reply

PT.... Um governo eleito por pobres, mas que governa para RICOS.

Reply

A esquerda caviar é do tipo um milhão para nós e para o povo um centavinho.

Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil . Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade da Ditadura Militar . Pois muitos desses que lideram o " fim " da ditadura näo estäo visando o bem do povo mas sim seus próprios interesses.

Profecia de Ernesto Geisel,Ex Presidente do Brasil.

Reply

Essa gente representa um crime do Lula e da Dilma que é ainda mais grave, desumano, mais nojento do que os roubos deles na Patrobrás, BNDs, Banco do Brasil, Caixa, Fundos .....
Usar a fragilidade de pessoas pobres, ignorantes, famintas e iludir esses infelizes, brindando com seus sonhos, chega a ser hediondo. Digamos que esses miseráveis só não estão trancados em campo de concentração, mas são torturados com a miséria, que o Lula e a Dilma bravateiam e mentem há 13 anos que acabaram. Há 13 anos essa menininha nem tinha nascido, e com as promessas do Lula/Dilma ela não deveria estar morando mais nessa casa de barro, nem estarem com essa aparência subnutrida.
Mentir e roubar foram as únicas coisas que essa Sofisticada Organização Criminosa-PT fizeram.

Só não dá pra entender porque ainda continuam nos cargos vivendo e farreando com o dinheiro do contribuinte, sem punição pelos crime que cometeram.

Reply