Segurar Cunha vai custar mais do que U$ 5 milhões. Paga ou acaba o governo.

Novamente, este blog adverte: não se iludam com Eduardo Cunha. Com ele, tudo tem o seu preço.  Hoje ele fala em acabar com o governo Dilma, encaminhar o impeachment, abrir CPIs, votar pautas-bomba. Amanhã, se houver acerto, muda o discurso. Não estamos diante de um Roberto Jefferson, não se iludam. Mas, novamente, cabe à Oposição tirar vantagem das desavenças. A minoria só vence quando a maioria desmancha. 

(Estadão) O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avisou o vice-presidente Michel Temer que o governo declarou guerra contra ele e pode se preparar para o troco. Na noite de anteontem, antes mesmo de o delator Julio Camargo dizer ao juiz Sérgio Moro que Cunha pediu a ele US$ 5 milhões em propina, o homem que comanda a Câmara já antevia o que podia ocorrer e culpava o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, por todos os "vazamentos seletivos". 

Ao tomar sopa no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, Cunha avisou que, no segundo semestre, ia atormentar muito mais o Planalto, em votações na Câmara. Prometeu, ainda, articular a convocação de Mercadante e do ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, para dar "explicações" sobre denúncias do delator Ricardo Pessoa, dono da UTC, que os acusou de receber doações de campanha com dinheiro desviado da Petrobrás. 

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), estava presente no jantar com Temer e Cunha. Circularam rumores em Brasília de que o presidente da Câmara esboçou ali como deveria ser o roteiro para o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas ele próprio tratou de pôr fim aos boatos. "Isso não existiu", afirmou. 

De qualquer forma, o governo avalia que Cunha está "incontrolável" e prevê um cenário ainda mais difícil pela frente, na volta do recesso. Na semana passada, Dilma achava que as férias de deputados e senadores poderiam esfriar a crise. Foi alertada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por Temer de que a tensão está se agravando. 

"O fundo do poço é agora. O governo precisa do PMDB", disse um ministro ao Estado. Para piorar o quadro, a Procuradoria da República no Distrito Federal abriu investigação contra Lula sob a alegação de que ele usou sua influência para facilitar negócios da empreiteira Odebrecht com governos estrangeiros, sempre com financiamento do BNDES, principalmente em países da África e da América Latina. 

Temer vai viajar no domingo para Nova York, onde fará palestras para empresários. Mas foi incumbido por Dilma de minimizar os danos políticos provocados pela Lava Jato antes de se ausentar do País. Ainda ontem, o vice conversou com Renan Calheiros (PMDB-AL). O presidente do Senado ameaça trabalhar pela criação da CPI do BNDES e dos Fundos de Pensão na volta do recesso, em agosto. Investigadores da Polícia Federal dizem que, além de Cunha, Renan também deve ser denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. 

Na outra frente de batalha para acalmar os ânimos está o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que ontem se reuniu com Janot e com o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski. Criticado até pelo governo por não "controlar" a PF, Cardozo agora está batendo na tecla de que "não se deve execrar" uma pessoa antes das provas porque delatores também podem mentir. Foi um aceno, por ordem de Dilma, na tentativa de juntar os cacos da base aliada.

Cunha tem irritado o Planalto, ainda, por exigir cada vez mais cargos estratégicos no governo. Além de querer pôr um afilhado seu na vice-presidência da Caixa que cuida da gestão de um fundo de investimento do FGTS (FI-FGTS), ele está brigando com o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) pelo controle das Docas do Pará. Jader chegou a chamar Cunha de "ditador" e disse que o correligionário fazia "negociatas". Cunha nega que esteja reivindicando mais espaço no governo. "O PMDB não está no governo. Quem está são os ministros. Nós ficamos com o ônus e o PT, com o bônus", insistiu. E provocou: "Será que sou um ditador com o qual a maioria dos deputados concorda?"

12 comentários

O " conciliador " Temer vai assistir à crise, de longe, nos "states". É nessa hora que conhecemos os covardes!

Reply

Coronel, quem é essa gente afinal, de material elles são feitos pelo amor de Deus. Primeiro bate e depois assopra com a maior sem cerimônia. Sem dúvida nenhuma, o país não terá um norte se esse pessoal permanecer no poder, definitivamente! É o caos!

Reply

Concordo plenamente com vc, coronel. Duvido que essa "rebeldia" não tenha um preço. É só uma questão de tempo e dinheiro para a quadrilha fazer as pazes novamente, e sempre alegando um motivo nobre: é preciso garantir a governabilidade. Que ninguém se iluda!!

Reply

Algumas ideias para o sr. Cunha:

1-) Aprovar a lei anti terrorismo criminalizando movimentos apoiados pelos comunistas, em especial o mst.

2-) Aprovar lei que acaba com a contribuição sindical e libera a formação de sindicatos.

3-) Aprovar lei que proíba o estado financiar atividades artísticas, ou seja revogar a lei 8.313/91

4-) Aprovar lei criminalizando partidos que defendam ideologias totalitárias e anti nacionais.

5-) Aprovar lei decuplicando as forças armadas(dinheiro é o que não falta e trata-se de investimento)

6-) Aprovar EC estabelecendo a pena de morte, prisão perpétua e trabalhos forçados.

7-) Aprovar EC revogando o parágrafo único do art 4º da constituição brasileira.

Por enquanto tá bom

Reply

Ou seja, o Cunha é o político brasileiro com B maiúsculo! Aquele que honra suas ¨origens¨, daqueles que ajudaram o Brasil a ser essa maravilha de hoje. Mais um na ¨riquíssima¨ história brasileira. Resumo, ele representa muitíssimo bem seu eleitorado e melhor ainda sua condição de brasileiro inferior terceiro-mundista pentacampeão que não pensa duas vezes para roubar, trapacear, corromper, etc para se dar bem mas que no final como os demais tupiniquins não servem nem para limpar as privadas de um Coreano (do Sul!). Esse é brasileiro da gema! Filho da terra! Chupem, países decentes! O melhor do Brasil é o (Argh!) brasileiro! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

Coronel,eu me iludo do o presidente da Camara Eduardo Cunha,desde que iniciou seu mandato declarou guerra contra a mafia petista. Se nao fosse ele a petezada teria implantado o governo cubista. Torco pela saude e peco a Deus forcas e protecao. Vejo como o PT e capaz de destorcer os fatos.No momento nao vamos abrir a guarita

Reply

Delatores podem mentir, palavras do slong PT todos somos iguais. So que nao voces sao os fora da Lei.O Cunha na e perigoso nao tem a CUT, MST,usados ao seu bel prazer.

Reply

Os delatores podem mentir, do Cardozo e o velho e conhecido Slong, todos sao iguais.So que nao o PT,faz e grita pega ladrao.O Cunha nao vao ser pego por armadilha dos Fora da Lei.Cunha e PMDB acabem com eles, antes que eles acabem com o Brasil.

Reply

O Eduardo Cunha com todos os seus defeitos ainda é o melhor politico que temos, um verdadeiro líder! o cara sabe fazer as coisas ao contrario do PSDB e do DEM, não adianta ter boas intenções se não tiver competência para chegar lá!

Gabriel-DF

Reply

Discordo do senhor,Coronel.Eduardo Cunha tem se mostrado bastante coerente em suas posições.É claro que essa acusação contra ele é obra do Governo para desestabilizá-lo.Mas não vai conseguir porque o Eduardo Cunha tem o apoio de grande parte da população e da Câmara.

Reply

Objetivo desta raposa:

Entulhar, encher de processos o Supremo e graus inferiores da Justiça Federal. Assim, o safado, que não é ladrão de galinhas, provocará prescrição das penas.

Reply

Coturneiro de 17 de julho de 2015 09:20,

com exceção da pena de morte - eu colocaria prisão perpétua sem direito a exercer a pena domiciliar - concordo com suas ideias.

E adeus Merdasul com sua ideia do item 7. Aprovado! EvosMorales... Kristinas Loucas, Maduros da vida,
adeus!!!!

Mande para ele Eduardo Cunha.

Flor Lilás

Reply