Por que ministros do TSE, do TCU e do STF são colocados sob suspeita pela Imprensa e não reagem?

É recorrente que a Imprensa, toda vez que existem votações complexas nos mais diversos tribunais, identifica cada ministro com o respectivo presidente que o indicou, deixando implícito que seu voto será favorável ao "padrinho". Hoje a Folha relata o caso do TSE na seguinte forma:

Dos sete ministros, cinco foram escolhidos por governos do PT e dois pelo PSDB. A indicação, no entanto, não garante um cenário favorável ao governo. 
 
Relator do pedido de cassação no TSE e ministro do STJ, João Otávio de Noronha foi nomeado por Fernando Henrique Cardoso.

Presidente do TSE e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli tem criticado o governo --sendo que já atuou como advogado-geral da União no governo Lula e advogou para o PT. Vice-presidente do tribunal, Gilmar Mendes tem atacado ações de governos petistas. 

Chegaram aos cargos pelas mãos de Dilma o ministro do STF Luiz Fux e a ministra do TSE Luciana Lóssio, que ocupa vaga dos advogados no tribunal e foi escolhida depois de atuar na área jurídica da campanha do PT em 2010. 

O ex-presidente Lula indicou a ministra do STJ Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Henrique Neves, também da classe dos advogados, para atuar como substituto no TSE. Ele, porém, foi reconduzido para cadeira de ministro titular por Dilma. 

A notícia não afirma, mas sugere que os votos serão dados de acordo com a orientação de quem fez as nomeações. Isto depõe contra a imagem da Justiça no país, mergulhando-a nas sombras. E a culpa é da própria Justiça, pois nenhum tribunal emite uma nota comprometendo-se com a isenção e com o cumprimento da lei, reagindo contra este tipo de informação enviesada.  No fundo, ao não reagirem, estes ministros concordam tacitamente com a Imprensa. Não afirmam, não confirmam, continuam num silêncio obsequioso que faz com que o brasileiro acredite cada vez menos na Justiça. E com toda a razão, pois os julgamentos têm sido assim. 

Fatos como o encontro secreto entre o presidente do STF, o ministro da Justiça e a presidente da República no exterior, para tratar de processos em andamento e que envolvem as partes, são o pior dos retratos do que se transformou o Judiciário no Brasil. Não há mais isenção. Não há mais respeito a Lei. Às togas pretas, estes ministros deveriam agregar máscaras para que não tivéssemos vergonha de ver em quem os juízes estão votando. Eles votariam secretamente a favor dos corruptos e criminosos associados aqueles que os nomearam, mas ao menos não ficaríamos sabendo. A Justiça voltaria a ser cega, pelo menos para nós, que nada podemos fazer diante de tanta corrupção e cinismo.

15 comentários

DIA 16/AGOSTO, TODOS NA RUA!

A população dará sua resposta: NÃO pagaremos a conta do PT!

FORA DILMA!


Chris/SP

Reply

Uai, por causa da cara de pau deles e também porque sabem que o ¨perigoso¨ povo brasileiro não vão fazer nada mesmo de prático contra eles. Eu queria ver é se esses caras teriam a mesma coragem de fazer isso em um país de verdade cheio de gente decente. É claro que não. Mas como é no Brasil, terra da putaria com mais da metade dos habitantes composto por lixo humano e vagabundo, tá tudo certo. KKKKKKKKKKKKKKKKK Querem mudar esse panorama? É só dar armas para a minoria decente recém acordada do coma ¨pacífico¨ de anos de esquerdismo (que por coincidência adoram e sabem usar armas e muitos com treinamento militar para guerra!) que isso tudo muda. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

Bom Coronel, penso que os Ministros nao reagem e nem processam esses jornalistas porque sao ocupados demais e nao tem tempo de ficar esmiucando as noticias. Quanto a atitude da midia penso tambem que e uma forma de pressiona-los a votar de acordo com suas nomeacoes, lembrando-os que foram nomeados e devem o cargo a aquele que o nomeou, mas se esquecem que o Congresso e que homologou essas escolhas e portanto tambem e responsavel por elas. Veja o caso de Fachin que embora a sociedade nao o quizesse de jeito nenhum pelas suas conviccoes politicas, o Senado o aprovou e ele ai esta. Para mim suas afirmacoes nao passam de AMEACAS que o governo impoe para que a midia os pressione e eles se lembrem sempre de que suas conviccoes nao importam e que devem votar em favor do governo ou seja nao interessa o seu foro intimo mas as do seu nomeador. Assim nao pode haver Justica em lugar nenhum do mundo. Eu confio nesses homens! Nao nos esquecamos nunca de Joaquim Barbosa que sofreu na pele, toda essa imposicao autoritaria.

Reply

No fundo está faltando vergonha na cara! Dia 26/08/15 eh o dia D da politica nacional. O povo brasileiro mais uma vez vai sacrificar um domingo de descanso para mostrar que queremos justiça e um Brasil digno. Que Dilma em razao dos crimes cometidos nao tem condicoes de cobtinuar no pode. Fora Dilma! Fira PT e leva o Lula com você! Faltam 33 dias para megamanifestacao.

Reply

Eu não acredito no Estado brasileiro e nem nos funcionários públicos , odeio esses parasitas que não fazem nada pelo Brasil e só sugam !

Gabriel-DF

Reply

É muito difícil aceitar estas identificações do tipo "apoiado por... indicado por... nomeado por ..." . Gostaria que o cidadão que assume um posto público tivesse força e serenidade para honrar sua pátria e agir conforme sua consciência. É humilhante (Para quem ? ) a imposição do voto conforme a fidelidade partidária sob a ameaça de expulsão do partido (Quadrilha). Continuo acreditando em Joaquim Barbosa e entendendo sua atitude. Não sei se era medo de se tornar um novo Celso Daniel.

Reply

É claro que eles combinaram o encontro.Seria coincidência se a Dilma encontrasse o Bolsonaro ou o Ronaldo Caiado lá em Portugal.

Reply

Porque os brasileiros são todos bundões, nem sabem o que é Patriotismo.

Reply

O Estado é fonte de todo esse mal que nos assola....eu não acredito nas instituições desse país! são todas corruptas, todo mundo que está dentro é corrupto.

Gabriel-DF

Reply

O certo que depois de tantos absurdos que a gente vê deveria mudar a constituição brasileira para que os ministtos do STF, TSE entrasse no Tribunal tão somente via Concurso e nao por indicação de Presidente. O fato de ser indicado por um Presidente jamais o auroriza a descidir a favor deste. Twria que descidir de acordo com as leis soberanas e de acordo com a vontade do povo.

Reply

ministros dos TJ etc., deveriam ser eleitos pelo povo - mas nãos os do Nordeste pois lá quem vota é o portador da Bolsa Família e pergunte para quem vai o voto? A eles estamos devendo esta situação calamitosa na qual se encontra o Brasil. Votem em Lula e Dilma - assim o país vai mais rapidamente pro saco.

Reply

nesses tribunais podres e judiciario aparelhado, atualmente só da para confiar no juiz Sergio Moro.

Reply

Resposta ao Anônimo - 13 de julho de 2015 10:54


O dia correto da mega manifestação é 16/08 e não o divulgado.

Aos leitores: Não se deixe enganar - nunca se sabe se foi engano ou é petista no pedaço.

Reply

Grande parte da população tem receio das Forças Armadas, deveriam ter medo é desta quadrilha q esta no poder, e pra limpar este pais só as Forças Armadas

Reply

Grande parte da população tem receio das Forças Armadas, deveriam ter medo é desta quadrilha q esta no poder, e pra limpar este pais só as Forças Armadas

Reply