Para pressionar instituições, Dilma e o PT tentam golpe midiático. Oposição reage defendendo e garantindo investigações.

(Estadão) A ofensiva da presidente Dilma Rousseff para tentar conter a escalada da atual crise política provocou nesta terça-feira, 7, reações entre governistas e oposição, que trocaram acusações de “golpismo” e colocaram o tema do impeachment e de qualquer outra forma de abreviamento do atual mandato dela no centro da agenda pública do Palácio do Planalto e do Congresso.

Em entrevista publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, Dilma afirmou: “Eu não vou cair, eu não vou. Isso é moleza, é luta política. As pessoas caem quando estão dispostas a cair. Não estou. Não tem base para eu cair”. Ela também desafiou a oposição a derrubá-la: “E venha tentar, venha tentar”. Conforme mostrou o Estado ontem, Dilma prometeu, em conversas reservadas com seus assessores, defender seu mandato “com unhas e dentes”.

Em nota, o senador Aécio Neves, presidente do PSDB, reagiu. “Na verdade, o discurso golpista é o do PT, que não reconhece os instrumentos de fiscalização e de representação da sociedade em uma democracia.” Para a oposição, Dilma assumiu um discurso de vitimização para barrar as investigações relativas ao governo e à campanha presidencial.

Logo no início da tarde, Aécio divulgou nota apontando o que chamou de estratégia para “constranger” e “inibir” a ação das instituições, como o TCU, responsável pela análise das contas de governo, e o Tribunal Superior Eleitoral, que investiga as contas de campanha de Dilma (mais informações nesta página).

“Tudo que contraria o PT, e os interesses do PT, é golpe! O discurso golpista do PT tem claramente o objetivo de constranger e inibir instituições legítimas, que cumprem plenamente seu papel”, afirmou em nota o senador tucano.

Em São Paulo, mesmo o governador Geraldo Alckmin, considerado um moderado dentro do partido, também criticou Dilma. “Eu acho que ela (Dilma) foi infeliz (nas declarações). Nós (da oposição) cumprimos a Constituição. Os fatos é que decidirão o futuro. Nós temos é o dever de cumprir a Constituição e apurar as coisas. Ninguém deve ter medo de apuração, de investigação”, afirmou o governador paulista.

Reação. Na entrevista, a presidente disse que as previsões de que não termina seu mandato partem “do ponto de vista de uma oposição um tanto quanto golpista”. A ofensiva de Dilma foi comemorada por setores do PT que achavam a presidente “apática” diante da crise. A bancada petista no Senado divulgou nota dizendo que “Aécio Neves parece cada vez mais inspirado pelo espírito golpista (...) e deveria se inspirar mais na figura democrática e visceralmente antigolpista de seu avô, Tancredo Neves”.

Reservadamente, o conteúdo das falas de Dilma, no entanto, não gerou consenso entre os governistas, temerosos de que ela tenha colocado o tema no centro da agenda política. Depois de ter divulgado a nota, Aécio disse que a presidente deveria se preocupar mais com as movimentações dos seus aliados. 
“Deixo aqui para ela (Dilma) uma sugestão: se ocupe cada vez menos da oposição e se preocupe mais com seus aliados”, afirmou o senador. Integrantes do PMDB procuraram a cúpula tucana para sondar qual seria a receptividade do partido em relação a um eventual governo do vice-presidente da República, Michel Temer. 

O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), disse que Dilma tem de provar a sua inocência em relação às acusações e não se fazer de vítima. “A presidente parece achar que a vitimologia será mais forte do que os argumentos jurídicos contidos nas ações que ela terá que enfrentar no TCU e no TSE.”

14 comentários

O vídeo é de arrepiar.
Dá-lhe Aécio! Que nada que disserem fique sem resposta e que a presidente saiba que vivemos em uma Democracia regida por um conjunto de Leis que punem tanto o ladrão de galinhas, o assaltante de bancos, o assassino e também o governante que agir à margem delas.
Dilma, esqueceu do juramento que fez ao tomar posse?
Lá esta escrito que você deverá defender e respeitar a Constituição-conjunto de leis que regem uma Democracia, elas existem para serem cumpridas e não para enfeitar a Carta Magna.
Fora Dilma!
Fora PT!

Reply

Coronel, o povo é massa de manobra e bucha de canhão. A CADA DIA ESTOU MAIS CONVENCIDO QUE O POVO É MASSA DE MANOBRA E BUCHA DE CANHÃO.

Reply

O negocio do PT é seguir á risca contra o PSDB em particular:
Chame os outros do que v é e acuse os outros do que v faz - Lênin.

Reply

Aécio tem sido um grande batalhador. Desmascara, enfrenta, derruba e mostra o quando esses petistas são do mal, são inimigos do Brasil.
Parabéns Aécio, um brasileiro de valor.

Enquanto isso, os pretensos candidatos Alckmin e Serra, com todo respeito pela seus curriculos, mas ficam fazendo firula e cócegas no umbigo do inimigo, quando deveriam estar com a boca no trombone desmanchando as armações criminosas do Lula/Dilma/PT.

Vamos Aécio, força, conte com os brasileiros do bem.

Reply

Conforme o vídeo, que é espetacular e coloca os petistas corruptos no chão, onde sempre estão, jamais conseguem erguer a cabeça com altives, porque são chulos, corruptos e indecentes!

Vimos também por esse vídeo, que é preciso melhorar o layout do Congresso de forma que não haja passagens por trás da tribuna, do orador, por onde passam os lacaios do PT, tentando tirar a atenção da plateia quando alguém está falando as verdades horripilantes e criminosas do governo do PT.

Reply

Dilma não está se fazendo de vítima, não! Dilma desdenha das instituições, desmancha a democracia, considera que estão todas as instituições na palma da mão, marionetes da Madura. Dilma já se julga a Madura do Brasil! _Venham tentar!

O golpe já exterminou a credibilidade das instituições democráticas.
_Venham tentar, seus babacas!

Reply

Parabéns, Aécio Neves. Discurso contundente e verdadeiro.

A população, NÃO é mais massa de manobra, como diz o Anônimo 09.55. A população ACORDOU !!!!

TODOS NA RUA, DIA 16/AGOSTO! A população também é OPOSIÇÃO a este desgoverno incompetente, mentiroso, corrupto e falido.


Chris/SP

Reply

Dilma ,PT e PSOL, partidos das desavencas,volumes mortos que existem para tirar proveito dos pobres.

Reply

É muito cinismo do PT falar no Tancredo Neves!

Gabriel-DF

Reply

Belo discurso, parabens Aecio.

Reply

Vejam só a matéria que saiu no Uol Notícias, depois do discurso de Aécio Neves em 07.07.15:

Aécio Vestiu a carapuça, diz petista, dentro do avião.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/07/08/aecio-vestiu-a-carapuca-diz-petista-dentro-do-aviao.htm

Estava no avião indo para Ufa, Russia com a Anta! Todos os presidentes dos outros países (brics) estavam levando seu ministro da economia. Joaquim Levy não foi. Por que será, hein????


Chris/SP

Reply

0 ministro Levi não foi porque deve estar pegando o chapéu. Eu pergunto: 0 que este senhor faz no (des)governo da presidenta Dilma?

Reply

Esses petralhas desqualificados deviam lavar a boca com água sanitária antes de falar em Tancredo Neves, a quem se opuseram com a boçalidade de sempre e de cuja boa lembrança no imaginário popular buscam tirar casquinha.

Reply

sai daih dilma!!!!!!!!!!!!estamos doidos p nos livrarmos da quadrilha!xo dirceu,lulla, palocci e todo o resto da cambada.soh q tem q devolver o dinheiro q roubaram dos brasileiros.................

Reply