Pátria educadora ou estelionato eleitoral? FIES reduz vagas pela metade e dobra os juros.

Dilma em 2011 e Dilma em 2015. A grande estelionatária eleitoral tem a coragem de usar como slogan "pátria educadora".

(O Globo) O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira por meio de sua página no Facebook o número de vagas para o segundo semestre do Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com o órgão, serão ofertadas 61.500 vagas, que somadas às do primeiro semestre alcançam a quantia de 314 mil, número aquém das expectativas e que representa menos da metade do que foi oferecido no ano de 2014.

Além disso, o MEC anunciou um aumento na taxa de juros do financiamento que passará de 3,4% para 6,5% ao ano. O edital da segunda etapa do programa será publicado no dia 3 de julho. O ministro Renato Janine Ribeiro, que fez o anúncio na rede social, afirmou que serão priorizados os cursos com conceito 4 e 5, assim como as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Carreiras como engenharia, magistério e relacionadas à área da saúde também terão preferência. 

— Para que as regiões que tenham certos atrasos em relação ao Sul e Sudeste possam se aproximar mais do patamar deles. O objetivo é melhorar a igualdade das regiões, a qualidade dos cursos ofertados e focar os cursos nas prioridades da sociedade brasileira. Isso não quer dizer que cursos de outras regiões, outras áreas de formação, ou de nota 3 não serão apoiados— afirmou o ministro.Renato Janine informou ainda que a partir de agora as universidades irão oferecer um desconto de 5%, sobre a mensalidade mais barata cobrada no curso, aos estudantes que ingressarem via Fies.

17 comentários

O Santander vai lançar um credito educacional privado igual tem na Europa, os outros bancos vão concorrer lançando planos semelhantes e vai acabar esse populismo vagabundo da Dilma!

Gabriel-DF

Reply

Bom para meus muitos amigos universitários e defensores do atual governo (que me assusto com a quantidade) só digo: sinto muito, mas não foi por falta de aviso!!!
Porém, os que estavam com FIES não conseguiram renovar esse ano...É incrível como esse governo está fazendo de tudo para se tornar impopular até as coisas boas que eles fizeram estão destruindo... E acho que é de propósito ou por muita incompetência mesmo.

Reply

FIES da p@$uta, Pronatrouxa, tudo indo para o ralo. Agora eu quero ver quando acabar o dinheiro dos bolsas-vagabundagens o chororô que vai ser. Vai ter um monte de inútil imprestável reclamando que não vai ter mais dinheiro para comprar ração de animal e alfafa para comer e depois ir para o baile funk.

Reply

Bom dia!

Vou deixar uns links para vocês analisarem...


É tanta coisa que às vezes passa batido.




http://polibiobraga.blogspot.com.br/2015/06/ex-marido-de-maria-do-rosario-pt-foi.html



http://radiovox.org/2015/06/25/a-casa-caiu-madame-ex-marido-de-maria-do-rosario-e-preso-por-trafico-de-drogas/



http://vindodospampas.blogspot.com.br/2015/06/ex-marido-da-deputada-federal-gaucha.html



Reply

O Governo como fiador para até 1,5 SM ...... to fora.....

Reply

Acho que esse texto deveria ser reproduzido aqui: http://www.infomoney.com.br/blogs/terraco-economico/post/4124927/passado-ano-famosa-carta-superintendente-santander-estava-errada

Reply

Em 2014,ano eleitoral a Dilmente, aumento todos os projetos sociais,(odeio essa palavra).Visando a sua vitoria mentia ao Brasil. Apos vercer as eleicoes, ja estava preparada.Congresso te vira muda tudo, so tenho dividas ,mas no meu governo paralelo eu nao mexo,acabe com o SUS,Prouni, minha casa minha Vida,aposentados,seguro desemprego.

Reply

Acho que até as universidades públicas, federais e estaduais, deveriam ser pagas pelo FIES, o aluno paga depois de formado. É incorreto que filhinhos de papai continuem a ter ensino, alojamento e até bandejão "de graça" às custas do suor do sofrido contribuinte. A maioria desses estudantes adora um baseado ou ficam fazendo gincaninha prá ver quem bebe mais. De vez em quando algum trouxa acaba morrendo.
E nós continuamos a pagar essa farra. Um estudante de medicina custa ao contribuinte 25 mil reais por mês em escola pública, enquanto em uma escola particular a mensalidade é em média 4.500 reais. Além de que essas escolas são um ninho de comunistas que doutrinam esses mentes débeis.
Você meu amigo paga uma fábula para esses camaradas se formarem e depois vai morrer na porta de um pronto socorro como aquele senhor que foi notícia dia desses. Ai de você se não tiver um bom e caro plano de saúde. Vais morrer à mingua. Nenhum desses doutores vai te agradecer e fazer um descontinho no valor da consulta por você ter pago a sua graduação em medicina. Em países de primeiro mundo não existe esse paternalismo. Fazer graça com o chapéu dos outros é fácil. Basta! Ensino gratuito somente do jardim da infância ao ensino médio. É o que eu penso.

Reply

Coronel,
os eleitores otários agradecem.

Reply

Da mesma maneira que a justiça acabou com aquela mentira do "ajuste fiscal" veiculada pelo desgoverno federal também tem que acabar com essa farsa de "pátria educadora". É mentira bancada com dinheiro público.

Reply

O slogam deveria ser: ¨Pátria enganadora".

Reply

E os canalhas dos dirigentes da UNE e da UBES como podem ficar calados frente a esta covardia perpetrada contra os estudantes? Continuará calada? Permanecerá calada diante dessa vergonha em troca dos mimos federais?

Reply

Não sei se lá tevê mensalão, Petrolão ou Bndesalão....


“EXCLUSIVO: EXPLODE NO EQUADOR REVOLTA POPULAR CONTRA O TIRANETE RAFAEL CORREA, TÍTERE DO FORO DE SÃO PAULO. “

Não é apenas no Brasil que estão ocorrendo protestos, mas em toda a América Latina. Graças ao Twitter é que tive acesso às mega manifestações populares que se levantam no Equador contra o governo comunista do tiranete Rafael Correa, um dos expoente do Foro de São Paulo. Aliás, a portentosa sede da Unasul está no Equador e não se sabe quanto o Brasil, por exemplo, investiu naquele prédio gigantesco que tem uma estátua enorme do finado tiranete argentino Néstor Kirchner, que dá o nome a esse prédio nababesco, na verdade a sede do Foro de São Paulo.
Como não poderia deixar de ser, o levante popular no Equador é praticamente escamoteado pela grande mídia brasileira. E não é só o que está ocorrendo no no latifúndio de Rafael Correa que é diligentemente escondido e minimizado pelo jornalismo à soldo do Foro de São Paulo.

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/06/explode-no-equador-revolta-popular.html

Reply

Essa mulher idiota perdeu de vez a vergonha.

Reply

Quero ver toda essa demagogia so por um projeto de governo petralha,que nao se responsabiliza por nada.Quando os fies,formarem-se e nao encontrar emprego porque esse governo nao gera seguranca.So quer se da bem.

Reply
Roberto Vieira Cavalcanti mod

Enquanto isso o g1 da Globo anuncia apenas os juros e as 61.500 vagas sem dizer que se tratava de de um aumento e de uma uma redução respectivamente. Como ninguém tem os números na cabeça, cumpriu sua missão de informar desinformando.

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/06/fies-tera-reajuste-com-juros-de-65-e-mais-615-mil-vagas-no-segundo.html

Reply

Pátria Doutrinadora, vc quer dizer?...

Reply