FBI entra na investigação da Erga Omnes.

A força-tarefa do Ministério Público Federal terá das autoridades dos Estados Unidos – onde está a mais estruturada e eficiente rede de combate à corrupção do mundo – auxílio para tentar desmontar a complexa engrenagem que seria usada pela Construtora Norberto Odebrecht para pagamentos de propinas via empresas offshores em nome de terceiros e contas secretas no exterior.

A empreiteira é um dos alvos da 14ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Erga Omnes, que levou para a cadeia na sexta-feira seu presidente, Marcelo Bahia Odebrecht, e outros 11 executivos do grupo e da construtora Andrade Gutierrez – incluindo também o presidente, Otávio Marques Azevedo.

Órgãos de investigação dos Estados Unidos atuarão, a pedido dos nove procuradores da República da Lava Jato, na triagem dos depósitos de propina feitos em contas que eram do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa.

Por meio de um novo pedido de cooperação internacional, a força-tarefa da Lava Jato requisitará a autoridades norte-americanas a ampliação do rastreio de dados bancários, agora envolvendo o suposto operador de propinas da Odebrecht, referentes as transações bancarias que passaram pelos Estados Unidos.

Um pedido anterior mirava os depósitos recebidos pelo ex-diretor de Abastecimento.Freiburghaus é cidadão suíço, com mãe brasileira, e morava no Rio, onde era dono da Diagonal Investimentos. Após se deflagrada em março de 2014 a fase ostensiva da Operação Lava Jato, ele deu baixa em seu passaporte brasileiro e voltou para a Suíça, onde mora.

Para investigadores da Lava Jato, Freiburghaus era quem operava as propinas da Odebrecht. “O modus operandi da Odebrecht foi revelado pelos beneficiários da propina. Paulo Roberto Costa, em sua delação premiada, afirmou que quase todos os valores recebidos nas contas  offshores que mantinha na Suíça seriam da Odebrecht.

12 comentários

FBI + Polícia Federal, o bicho pegou de vez! Nossa, o que deve ter bandido grande tomando calmante agora...

Reply

A Policia Federal juntamente com o MPF e o Juiz Sérgio Moro vem fazendo um excelente trabalho , mas não se pode esnobar uma ajudinha do FBI . Cadeia neles e devolução do dinheiro público surrupiado .

Reply

A ação do FBI junto à Lava-Jato vai além de uma singela cooperação. Em função dos interesses dos investidores americanos, tem-se notícias que delatores do Brasil tem procurado as embaixadas americanas para denunciarem a corrupção em órgãos ainda não investigados, visando explorar a parceria existente entre a Polícia Federal e o FBI. Esse canal de denúncia se mostra mais seguro e mais eficaz que aqueles genuinamente brasileiros por não estarem sujeitos aos efeitos do aparelhamento implantado pelo PT. Colabora com esses objetivos a legislação americana que premia os denunciantes com um porcentual das multas a serem aplicadas nos EEUU às empresas com ações comercializadas lá que descumprem a legislação local. Esse é um dos bons efeitos do processo de globalização.

Reply

Ih! Pintou uzamericano na parada. Vai dar chabú. Vai ter neguinho bebendo
Brahma de canudinho. Aquela história que o governo era dos pobres, com os
pobres e pelos pobres, parece que foi esquecida. Parece que o negócio agora é
salve-se quem puder, quem não puder, que fuja para Cuba ou Venezuela.

Reply

PAU NO PT, NO MOLUSCO E NA ANTA.

Reply

Coronel, dois comentários no blog do Aluízio Amorim dizendo que o Reinaldo Azevedo está DEFENDENDO as empreiteiras.....

--------
""Aluízio, é uma vergonha!! Até o Reinaldo Azevedo está defendendo com unhas e dentes o todo-poderoso da Odebrecht!! Aliás, desde o início da Lava Jato, o referido blogueiro vem defendendo as empreiteiras - sempre alegando que o devido processo legal foi violado, que os donos das empreiteiras sofreram arbitrariedades etc.

O poder desses barões do empresariado brasileiro é gigantesco!! A esmagadora maioria da imprensa está no bolso desses caras, pois eles são anunciantes importantíssimos dessa grande mídia que, assim, tem quase que a obrigação de defender essa canalha - é questão de sobrevivência. Ou a população apóia o juiz Sérgio Moro e os bravos procuradores da Lava Jato, ou a grande imprensa, junto com o Judiciário aparelhado e os políticos imundos envolvidos nesse escândalo irão melar essa investigação. Neste momento, a Lava Jato corre mais perigo do que nunca! TODO O APOIO AO BRAVO JUIZ SÉRGIO MORO! TODO O APOIO À POLÍCIA FEDERAL!! TODO O APOIO AO VALENTES PROCURADORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO!!""

-------------------
22 junho, 2015
Anônimo Anônimo disse...
""Aluizio, é bom ficarmos espertos com o Azevedo..

esta tudo muito estranho lá por aquele blog...""

Tire suas conclusões...

Reply

Coronel,

Com o FBI na investigação o BRAHMA (pau d´água) não escapa.

Reply

te prepara, Brahma...

o tal do Marin esta em cana ate agora...

se o FBI te pegar também, ja viu...

Reply

Sejam bem Vindos ! não há nação que faça mais bem ao Brasil que os EUA....

Gabriel-DF

Reply

A Operação Erga Omnes - VALE PARA TODOS será o penúltimo degrau antes de pegar o Brahma.

Sugestão para o nome da próxima Fase da Operação Lava Jato : OPERAÇÃO ZANGARILHO (isca artificial para pegar Lulla)

KKKKK

Reply

Coronel,

deleito-me ao ver que "uzamericanu" ajudarão a colocar Dom Lula na cadeia!!

E cá entre nós... o cara bebe toda a pinga do mundo! Porque não o chamavam de Pirassununga ou 51 de uma vez? Tatuzinho?

Flor Lilás

Reply

Já tinha postado isso lá no meu twitter.

Nossa PF e a justiça representada pelo Juiz Moro e demais procuradores, que honram o trabalho de Joaquim Barbosa, tem feito um grande trabalho, mesmo com os petralhas infiltrados.

Essa colaboração com o FBI só vai reforçar o trabalho e botar medo nos safados, porque muitos crimes podem parar na corte americana onde não tem Toffoli.

Além disso, espero que essa investida ajude toda a América do Sul a se ver livre dos pilantras restantes. Molusco/PT/Maria I caídos, cai parte significativa da rede de proteção das outras ditaduras.

Reply