Delação premiada: Joaquim Barbosa enquadra Dilma na Lei que ela mesmo criou.


(Estadão) O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa reagiu nessa segunda-feira, 29, à fala da presidente Dilma Rousseff, que disse nos Estados Unidos que "não respeita delator". Sob o argumento que delação premiada "é um instituto penal-processual previsto em lei no Brasil", Barbosa disse que Dilma é mal assessorada e que um presidente não pode "'investir politicamente' contra as leis vigentes, minando-lhes as bases". Veja post sobre a Lei 12.850 publicado ontem por este Blog.

"Caberia à assessoria informar a Presidente que: atentar contra o bom funcionamento do Poder Judiciário é crime de responsabilidade!", afirmou Joaquim Barbosa em sua conta no Twitter.
 
Em uma série de nove mensagens, postadas na noite de segunda-feira (29), Barbosa criticou a presidente e sua equipe, que estão em visita oficial aos Estados Unidos. Lá, Dilma comentou pela primeira vez as acusações contidas na delação do dono da UTC, Ricardo Pessoa, em que seus ministros Aloizio Mercadante, da Casa Civil, e Edinho Silva, Comunicação Social, são citados. "Zelar pelo respeito e cumprimento das leis do País: esta é uma das mais importantes missões constitucionais de um presidente da República", alertou Barbosa.
O antigo presidente do STF propõe ainda uma reflexão aos seguidores dele na rede social. "Vocês estão vendo o estrago que a promiscuidade entre dinheiro de empresas e a política provoca nas instituições?", questionou o ex-ministro.
 
Em palestra em São Paulo no meio de julho, Barbosa falou sobre corrupção e protestou contra a "relação umbilical existente entre empresas e Poder Público no Brasil. "Precisamos romper com esse capitalismo de compadres, essa história de não conseguir empreender sem ter uma 'verbinha' do governo".

7 comentários

Único dedo-duro que a fantoche respeita é o titereiro que controla seus cordames.

Reply

Infelizmente essa tradição da "verbinha" está disseminada em todos os níveis de nossas instituições...

Reply

Excelente a tuitada do joaquim barbosa embora eu tenha mudado muito meu conceito sobre sua postura. Quando o brasil mais precisava dele, vendo como heroi, abandonou o barco e sumiu. Nem sei se não votou de novo em dilma. Já havia ocorrido o mensalão e, se não estou enganado votou nela em 2010. Quanto ao empresariado brasileiro vi que é mito sua capacidade de empreender. Precisa do butim e do protecionismo do governo. Claro que existem exceções.

Reply
Despetralhando mod

Espero que suas tuitadas de JB, sejam entendida pelos petralhas, caso não aconteça, temos que desenhar.

Reply

A pergunta que não quer calar e está quase matando os brasileiros de sufoco:

"COM TANTOS EMBASAMENTOS NA LEI, PORQUE DILMA AINDA NÃO SOFREU IMPEACHMENT?"

Sobram razões, crimes, justificativas, abusos, improbidades ... e ninguém faz nada?

Segundo a Lei 1079/50 , a Dilma já está até o pescoço de motivos para ser tirada do cargo:

São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra:

I - A existência da União: Ver tópico

II - O livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados; Ver tópico (5 documentos)

III - O exercício dos direitos políticos, individuais e sociais: Ver tópico (2 documentos)

IV - A segurança interna do país: Ver tópico


V - A probidade na administração; Ver tópico (19 documentos)

VI - A lei orçamentária; Ver tópico (2 documentos)

VII - A guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos; Ver tópico (3 documentos)

VIII - O cumprimento das decisões judiciárias (Constituição, artigo 89). Ver tópico (22

A lei diz que qualquer um pode denunciar:

Art. 41. É permitido a todo cidadão denunciar perante o Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador Geral da República, pêlos crimes de responsabilidade que cometerem (artigos 39 e 40).

Excelentíssimo Sr Joaquim Barbosa, o Senhor e todos os outros brasileiros podem fazer o que reza o Art. 41.
Como pessoa esclarecida que o Sr. é, faça isso pelo bem do Brasil e dos pobres brasileiros tripudiados pelo Lula e pela Dilma nesses 13 anos. Por favor faça!?!?!? Que Deus o recompense.

Reply

O bom é que ela não pensa. Apenas fala.

Reply

Joaquim Barbosa podia ter mudado os rumos do Brasil se tivesse dado seu apoio a Aécio Neves,mas preferiu se omitir.Já foi meu herói,principalmente por ser conterrâneo de meu pai tbe. paracatuense,hoje é um retrato na parede, e como disse Drumond dói muito.

Reply