Aécio apresenta projeto para desaparelhar estatais.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, apresentou nesta quarta-feira (3) um projeto de lei para profissionalizar a gestão em empresas estatais e sociedades de economia mista. O texto estabelece requisitos mínimos de experiência e aptidão técnica para ocupantes de cargos em conselhos, comitês e diretorias das empresas públicas, além de uma série de mecanismos de gestão, controle e prestação de contas e condutas éticas.

Aécio Neves ressaltou que o projeto é resultado de longas discussões com a sociedade civil, representantes de bolsas de valores e ex-gestores de estatais. O trabalho foi coordenado pelo ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, e pelo economista Marcelo Trindade.

“A ineficiência e a incompetência da gestão das empresas estatais é um mal talvez das mesmas dimensões do mal da corrupção. Construímos um projeto, a várias mãos, que busca, de um lado, garantir transparência nesta gestão. Estamos falando de cerca de 150 empresas estatais sob o controle da União, que ninguém sabe até hoje quais são os critérios para indicação de seus dirigentes e dos seus conselhos de administração. Estamos, portanto, criando regras rígidas e transparentes para a indicação desses membros”, afirmou Aécio Neves em entrevista à imprensa no Senado.

O projeto apresentado pelo presidente do PSDB prevê, entre outras medidas, que os conselhos de administração das estatais devem ter no mínimo 5 (cinco) membros e exigência de que 30% de seus membros sejam independentes, escolhidos a partir de severas condições. O texto também veda a participação de quem exerce mandato eletivo (de vereador a senador) ou ocupa cargos de relevância em partidos políticos, tanto nos conselhos quanto nas funções de direção das estatais.

Leia AQUI os principais pontos do projeto.

Aécio Neves citou o caso do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que ocupou o conselho de administração da Itaipu Binacional sem ter qualquer ligação com o setor elétrico e permaneceu no cargo mesmo após a revelação de denúncias envolvendo seu nome no escândalo de corrupção na Petrobras. Vaccari é réu em ação movida pelo Ministério Público Federal e está preso em Curitiba.

“Não queremos que se repitam episódios Vaccari da vida. Para evitar casos como esse, nós estamos criando vedações para ex-ocupantes de cargos eletivos por um período de três anos e também para altos dirigentes de partidos. O que nós queremos é a profissionalização da gestão das empresas estatais. Isso vem ao encontro de tudo aquilo que nós propusemos na campanha eleitoral, inclusive com sanções no campo cível e criminal para aqueles que cometeram desvios e irregularidades e também outras sanções, como o afastamento para aqueles que não cumpriram a metas estabelecidas nesse projeto”, ressaltou o presidente nacional do PSDB.

Aécio Neves afirmou que o projeto de lei visa impedir que cargos importantes em estatais e sociedades de economia mista sejam ocupados por pessoas sem competência e afinidade com o setor. Hoje, segundo Aécio,  o principal requisito para uma pessoa ocupar cargo público no governo federal é ter a carteira de filiação ao PT.

“O objetivo final é profissionalizar a gestão das empresas públicas, retirar o componente da indicação política. Ter hoje a carteirinha do PT é muito mais importante do que ter um currículo qualificado para chegar à direção das empresas públicas. Queremos estancar esse mal que vem sendo cometido contra o Brasil”, disse Aécio Neves.

O senador destacou ainda que o projeto garante ao Legislativo a prerrogativa de fiscalizar o Executivo, estabelecendo pré-condições para a ocupação de cargos importantes em empresas públicas e sociedades de economia mista. “Uma das atribuições fundamentais do Senado é fiscalizar as ações do Poder Executivo. E o nosso [projeto] vai no limite desta fiscalização. Avaliar a qualidade, o histórico dos nomes que vão ocupar esses cargos. É um projeto supre muitas das lacunas que hoje existem, repito, e que permitem a indicação de companheiros sem a menor qualificação profissional por um lado, e a continuidade de desvios, por outro, que nós assistimos hoje não apenas na Petrobras mas em inúmeras empresas públicas,” afirmou Aécio Neves.

14 comentários

PT cai em desgraça. Lula é vaiado em aeroporto brasileiro...
Lula foi sonoramente vaiado nesta segunda-feira, 01/06, ao embarcar em voo de carreira.
A saia justa foi tão constrangedora que no interior da aeronave as informações são de que a solução encontrada foi colocar o ex-presidente na cabine dos pilotos.
http://www.canalgama.com.br/pt-cai-em-desgraca-lula-e-vaiado-em-aeroporto-brasileiro.
Comentário do site do aluizioamorim.
O fogo por debaixo da panela de pressão do foice e martelo PT só aumenta e não podem mais comparecer a lugares públicos, pois os sustentadores das farras, "burros de carga" do PT estão ferozes...
Vá prás Caracas, Havana, Maputo, Piongyang...

Reply

Pena que agora o mal ja foi feito.Restam 3 anos e meio dos estabanados sairem do poder, mais espero que serva para a maluca se conter um pouco.Na verdade mesmo que o projeto passe ela nao vai respeitar.

Reply

Coronel,

a petralhada é especialista em desconstruir coisas. Estão aí para isso mesmo: destruir o Brasil!

Acabaram com a Petrobrás e os Correios. Adeus hospitais universitários e federais. Adeus estabilidade econômica. Adeus família! Adeus moralidade e princípios. Adeus Ordem e Progresso.
Querem o caos e estão conseguindo!

QUANDO VAMOS APRA A RUA DE NOVO????!??

FORA PT!

Flor Lilás

Reply

A idiota da senadora Gleise, alias uma vergonha para os paranaenses que votaram nessa pilantra, também atuou no cabide petista ITAIPU.

Reply

PESQUISA SOBRE REDUÇÃO DE MAIORIDADE PENAL EM SANTA CATARINA:
A Favor.......................71,3%
Contra.........................22,8%
Não Opinaram.............5,9%
http://www.robertolorenzon.com.br/noticia/pesquisa-sobre-reduaao-de-maioridade-penal-em-santa-catarina./41528

Reply

Canalha, arquivou a CPI da CBF/Nike quando era presidente da câmara. Não é à toa que recebeu o apoio do bandido corrupto e defensor de torturadores José Maria Marin na campanha a presidente. Não esqueceremos nunca. AÉCIO CORRUPTO SANTINHO DO PAU OCO, O POVO JÁ TE SACOU.

Reply

COMUNISMO É A DESGRAÇA DE UMA NAÇÃO!
O regime comunista não passa de uma máfia no poder a serviço da quadrilha, péssimos governantes, só têm planos de poder, além do inferno que vira a nação, sendo satanistas barra pesada!
Vejam a ZORRA TOTAL que deu em BH no aluizioamorim, impedindo a fala de Gilberto Carvalho: VIDEO EXCLUSIVO: CATÓLICOS ANTI PT PROTESTAM EM BELO HORIZONTE E IMPEDEM PALESTRA DO PETISTA GILBERTO CARVALHO.

Reply

DEUS O ABENÇOE POR ISSO!

Gabriel-DF

Reply

É interessante a proposta mas precisamos de ações mais contundentes (e para ontem!!) porque o dinheiro dos impostos dos brasileiros estão indo para o ralo e numa velocidade de Fórmula 1 e todas essas medidas tem a rapidez de uma lesma. Sério, o que precisamos hoje, agora, no Brasil é uma ¨queda da Bastilha¨ e só. Mas como o ¨pacífico¨ brasileiro é do tipo que vc pode rir da cara, montar nas costas, chutar, passar a mão, humilhar, dar uma rasteira porque o coitado não faz nada mesmo porque não passa de um bobalhão (mas pentacampeão!), então estou convidando todos os meus fornecedores e amigos americanos para virem aqui lutar pelos patetas tupiniquins (tipo o PT está fazendo agora mas com haitianos!). Só tem um problema: Nenhum deles querem vir para cá não. Primeiro porque são todos decentes e não querem morar no país da putaria e da libertinagem e segundo que só um louco troca o conforto e paz do primeiro mundo pela imundice do último! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

Parabéns Aécio! E por aí, decisões importantes não pode ficar na mão de apenas uma cabeça. E está mandatária já provou não ter competência e credibilidade, basta verbo desgoverno. Necessário tambem um projeto de lei que todo investimento de vulto fora do pais via BNDES passe pelo crivo e autorização do Congresso Nacional para evitar este assalto do dinheiro do trabalhador e do povo brasileiro.
Em tempo: Ontem mais um petista e seus asseclas foram vaiados em um colégio jesuíta em BH. No blog da Veja.

Reply

cel,

Este governo petralha não vai deixar passar. Voce acha que eles iriam colocar algemas em si proprio?

Reply

O idiota que escreveu que o Povo sacou o senador Aecio Neves,Deve ser cabo eleitoral pagos pelo PT,MST, Sindicalistas com empregos ,nomeados pela Doida.Tudo menos o Povo, que nunca voltou em PT,PCdo B e outros partidos pagos para fazer campanha contra a oposicao.

Reply

Marcelo Trindade é ADVOGADO e não economista. Passou pela CVM como operador do direito

Reply

Estatais não tem jeito, é perda de tempo do Aécio. Está jogando para a plateia, o negócio é privatização! Coronel, o Aécio está perdendo o bonde da história!

Reply