Varejo tem o pior março desde 2003.

(Estadão) As vendas no chamado varejo restrito, que mede a compra de produtos para o dia a dia das famílias como alimentos, vestuário e combustíveis, tiveram o pior mês de março em 12 anos. Encerraram o primeiro trimestre com a queda mais intensa para o período desde o início de 2003, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recuo entre janeiro e março foi de 1,7% em relação aos últimos três meses de 2014, puxado por móveis, eletrodomésticos e combustíveis e lubrificantes.

O varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, também bateu recordes, com o pior índice de vendas para um primeiro trimestre em toda a história da pesquisa. O menor crescimento da renda das famílias, a desaceleração do crédito, o temor do aumento do desemprego e a inflação elevada são apontados como fatores por trás da decisão dos consumidores de pisar no freio.

Apenas no mês de março, o varejo restrito registrou queda de 0,9% em relação a fevereiro, enquanto o varejo ampliado teve recuo de 1,6% no período. Em ambos os casos, é o pior resultado para o mês desde 2003.

Revisão do PIB - Os resultados foram piores do que o esperado em média pelos economistas. Alguns anunciaram que vão rever suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, que será anunciado pelo IBGE em 29 de maio, e talvez até para um período mais longo. "O fato de ter vindo pior que o imaginado também coloca uma visão (mais pessimista) sobre a economia em 2016", ponderou o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito. "Todo o ajuste praticamente será em cima dele (varejo)." 

Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) passou a prever queda de 0,4% no volume de vendas do varejo este ano, algo inédito desde 2003. "A confiança dos consumidores, abalada pela queda no nível de atividade econômica e seus reflexos sobre o mercado de trabalho, tem impedido qualquer reação do setor, a despeito do recuo da inflação nos produtos comercializáveis", analisou Fabio Bentes, economista da CNC.

14 comentários

se você precisa comprar alguma coisa e tem algum dinheiro, nunca esteve tão bom de fazê-lo! as lojas estão vazias. só se vê pessoas passeando nos shoppings. chegou a vez dos empregos de baixa qualificação.

Reply

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/bolivarianismo-governo-lula-sabia-do-envio-de-soldados-e-blindados-da-venezuela-para-acabar-com-a-oposicao-boliviana-em-2007-e-2008-mas-optou-por-ficar-calado-pior-deixou-avioes-militares-da-venez/

Merece um post Coronel.

Reply

Todo mundo (comércio, empresas, etc) afundando e os bancos faturando bilhões. Fala sério, os brasileiros são ou não são uns palhaços, piada do mundo? Vamos continuar até quando pagando os impostos mais altos do mundo (para um governo de ladrões) e aceitando todo o tipo de juros altíssimos dos bancos agiotas?

Reply

realmente, o brasil está no buraco moral, político, econômico, TODOS. o hit do momento foi o ladrão que a polícia pagou a fiança. virou sucesso. as rádios e tv's correram para entrevistar o cidadão que roubou produtos em supermercados e foi preso. o "brasiu inteiro" ficou sensibilizado e estão ajudando o cidadão. apesar do policial insistir que, ajudou, porém o cidadão cometeu um crime de punição de 1 à 4 anos, a radialista insistia "na maravilhosa história". por favor, por mais que seja ruim ver um cidadão brasileiro roubar comida, isso é crime ! jornalistas escreveram artigos emocionados a respeito. é "que se vê" e "o que não se vê" de frederic bastiat.é o broken window tupinikin. e o que virá após, no país da impunidade ? preocupante, pois o desemprego disparou e a hiper-inflação já se instala. deflação pura !

Reply

Os empregos de baixa qualificação serão afetados em breve , Bandilma estelionatária deve explicações para seus eleitores.

Gabriel-DF

Reply

Num pais em que so' banco fatura com os maiores juros do planeta e o desemprego aumenta, o que esperar? e olha que o partido que governo o Brasil desde 2003 e' chamado PT - partido dos trabalhadores. Tristeza.

Reply

Muito bem você jovem de 20 e poucos que gosta defender a esquerda radical, que votou na Dilma para garantir o seu FIES, que acha que o governo está fazendo justiça social enquanto você nunca foi vítima de assalto, fila no sus ou nunca precisou estudar em colégio público, que fala tão mal do capitalismo atrás do seu Intel I7 através da sua internet de fibra óptica e que está com estágio marcado (e tão sonhado) em Nova Iorque, agora você irá conhecer o verdadeiro monstro que pulveriza famílias, empresas,salários e o que vier pela frente: A inflação.
Vai ser como a 20 e poucos anos atrás. Receba seu salário e corra para o mercado!Computador novo?Esqueça! Carro? Só em dólar! Casa própria? Talvez em sonhos.
Quem vai ser a elite?
Os funcionários públicos e banqueiros. A ideologia pode comprar tudo e a todos mas nunca irá conseguir comprar duas coisas: a verdade e a história e olha que ela ainda teima em ficar fazendo isso!

Reply

Pois é... furtar 1 quilo de carne de 20 reais é ação rápida contra o meliante. Porca miséria! Temos que aprender a furtar bilhões, aí sim, seremos heróis respondendo a processos até completar 70 anos.

Reply

Meu consumo se restringe a alimentos e artigos de higiene. Nada de eletrodoméstico chinês, nem carro novo, nem roupa nova, nem financiamento. Quero ver a indústria brasileira vendendo e exportando bolinho de farinha. Aí sim quero ver o lucro dos bancos. Se depender de mim, adeus ingrata!
Até 2018!

Reply

CEL,

Não se preocupem, durante 24 horas por dia as estações de rádio de todo o Brasil como também aqui no interior de São Paulo estão divulgando as "justificativas do PT" para o "ajuste econômico" e a crise que assola o país de norte a sul. Dizem que tudo é passageiro para "melhorar" depois, vejamos:

Segundo o desgoverno do PT e sua camarilha o problema da crise atual no Brasil se deve ao seguinte:

A culpa da crise econômica atual aqui com juros altíssimos e inflação acima do teto da meta, dívidas internas e externas, etc, etc foi a crise dos sub-primes em 2008 nos EUA.

A culpa dos cortes no FIES, e outros benefícios sociais do trabalhador, encolhimento da saúde e educação bem como aumento de impostos e criminalidade etc, etc também é culpa da crise dos sub-primes em 2008 nos EUA.

A culpa dos exorbitantes aumentos dos preços e tarifas de energia elétrica é a falta de chuva.
Culparam São Pedro que não fez chover, como se no Brasil nunca houvera seca antes, os nordestinos que o digam.

Segundo "eles", a camarilha, todos se beneficiaram no Brasil com muitos benefícios inclusive redução de impostos (não disseram qual)com as medidas ANTI-MAROLINHA de Ali Babá, novamente na época da crise dos sub-primes em 2008 nos EUA.

Conclusão: Se todos já se beneficiaram qual é o problema de tanta reclamação? Todos já foram beneficiados e portanto não têm nada a reclamar, caluda!

Sugestão: Diante das medidas tão necessárias de ajustes o que nos trará muita melhora proximamente e, diante de tantos benefícios já auferidos, minha sugestão é que continuem votando na Dilma e no Lula pois o PT é o partido dos trabalhadores e trabalhador vota em trabalhador.

Quá Quá Quá Quá eu sou um pato, Quá Quá Quá Quá eu sou um pato, Quá Quá Quá Quá eu sou um pato.

Quáááá Quááá Quáá Quá Qu Q ... (o pato morreu), chiiii ...

Índio Tonto/SP

Reply

Coronel,
vamos começar a sentir o "fumo" no final de de julho. Note bem, "começar a sentir".

Reply

Parabens ao anonimo das 12:59; e' tudo ou quase tudo que a maioria dos jovens vermelhos seguidores da luciana genro com imagens de che ..."cagara" estampada nas camisas devem ler/ouvir. (e o pior, sao arrogantes)!

"PRA TIRARMOS O BRASIL DO VERMELHO TEMOS QUE TIRAR OS VERMELHOS DO BRASIL!"

Reply

lembra do coitadinho que roubou carne no supermercado no DF, foi pego, os policiais pagaram sua fiança e lhe deram comida ? e que virou hit na 6ª feira no brasil inteiro ? pois é, agora descobriram que ele já tem 3 passagens na polícia por roubo.

Reply

O brasileiro é um palhaço... pena não estarmos entre as 10 nações mais felizes do mundo... que tem em comum justamente a baixa corrupção.

No BR, a gente olha pro lado e se pergunta se a pessoa que te sorri vai te roubar.

Reply