Para Youssef, Lula e Dilma sabiam do Petrolão.

(Folha) O doleiro Alberto Youssef voltou a afirmar, em depoimento à CPI da Petrobras, que o Palácio do Planalto sabia do esquema de desvios de recursos em obras da estatal. "A opinião é minha. É o meu sentimento. Agora, prova, não tenho", declarou. O doleiro admitiu, nas quase quatro horas de depoimento nesta segunda (11), que não tem provas sobre o que ocorreu, mas enumerou episódios que, para ele, demonstram o conhecimento do Planalto. 

Um deles, disse, ocorreu entre 2011 e 2012, após um racha no PP, aliado do governo. Na ocasião, relatou, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, indicado pelo PP, afirmou que só iria se reportar "a quem o Palácio do Planalto determinasse". O doleiro afirmou que "o assunto foi conversado com Ideli [Salvatti] e Gilberto Carvalho", que ocupavam as pastas de Relações Institucionais e Secretaria-Geral da Presidência, respectivamente. 

Ele citou também a doação que teria sido feita, em caixa dois, à campanha da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em 2010, a pedido do seu marido, Paulo Bernardo. "Ele era ministro e fez o pedido a Paulo Roberto Costa", disse. O doleiro negou a afirmação de Costa de que ele teria feito, a pedido do ex-ministro Antonio Palocci, uma doação de R$ 2 milhões oriundos do esquema da Petrobras à campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010. "Eu não conheço Antonio Palocci. Ele nunca me fez nenhum pedido para que angariasse recurso para a campanha de Dilma Rousseff." 

SILÊNCIO
No primeiro dia de depoimentos da CPI em Curitiba, cinco dos sete convocados permaneceram em silêncio. Apenas Youssef e Iara Galdino, que trabalhava com doleiros ligados a ele, falaram. Os outros cinco convocados, todos presos em Curitiba --o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, o operador Mario Goes e os empresários Adir Assad e Guilherme Esteves--, optaram por ficar calados. 

"Fica prejudicado o trabalho, certamente. Quem falou mais foi o Youssef, mas nada de novo. Foi mais do mesmo", disse o relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). Para o presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), houve uma evolução quanto às discordâncias entre o doleiro e outros envolvidos que já falaram na CPI. "Nós podemos evoluir para as acareações, já que ele [Youssef] se dispôs a fazer." 

Motta disse que a CPI pode trazer novidades, principalmente com a contratação da empresa de investigação financeira Kroll. "Há fortes indícios de que existem recursos em contas no exterior que não estão no âmbito das delações premiadas", afirmou. Youssef foi questionado pelo deputado Altineu Côrtes (PP-RJ) sobre suposta conta no exterior mantida por ele e pelo ex-deputado José Janene (PP-PR), morto em 2010. 

A informação foi repassada pela viúva de Janene, Stael Fernanda Janene, à CPI. A conta seria sediada em Luxemburgo, e, de acordo com Côrtes, tinha um saldo de 185 milhões de euros --ou cerca de R$ 600 milhões. A viúva de Janene acusa o doleiro de, com posse de uma procuração, ter se apropriado do valor ali depositado. Youssef negou que tenha tido qualquer conta conjunta com Janene.

14 comentários

Coronel, o PT conhece como ninguem o povo; parece estrategico, vencer pelo cansaco, pois as noticias giram ha' anos em circulo e acaba se banalizando com um povo que historicamente fica indignado por curto periodo de tempo e esquece; e' tudo que o PT quer. Logo, qualquer pequena melhora ja voltara no antigo status quo. Interminavel, sempre fica pra tras os momentos pra derrubar o governo a exemplo do mensalao.Nao ligam pra panelacos, nem buzinacos; riem de nos!

Reply

O povo brasileiro sempre soube que os dois corruptos não só sabiam como comandaram tudo.

Reply

O fariseu Lula não sabia de nada, mas se enfiada em tudo e dava as ordens gerais.
Quem acreditar nele seria do partido, a soldo, esteve sob lavagem cerebral ou então débil mental.
Ou então devoto da mula-sem-cabeça!

Reply

SENADO-PMDB CONTINUA REFÉM DO PT?
Se o Senado junto com o PMDB aprovar o Fachin, mostra evidentemente que continua refém e base de aluguel do PT, tal qual doravante sabemos que o PSDB que dissimula oposição ao PT, ambos a mesma porcaria, portanto, entrarão nas próxima eleições como ALIADOS DISFARÇADOS, quem vencer apoia o outro, ainda que encenem oposição, tudo combinado, como o traidor do povo FHC que mostrou claramente o que é.
Não foi até muito bom, sabe disso, de FHC ao vetar também impeach de Dilma e se apresentar melhor o traidor que é?
Será que os do PSDB ausentarão para não ajudarem a impugnarem o nome de Fachin?
Se omitirem presença, pior ainda, e mais malhados serão nas redes como PT junto com a velha base de aluguel PMDB que continua na mesma II

Reply

Não só sabiam, como comandaram as ações e se beneficiaram amplamente do
esquema.

Reply

Deus tirou seu povo do Egito quando o povo era escravo de faraó. Quando o povo brasileiro for escravo do PT Deus vai tirar o povo brasileiro do Brasil...

Tenham Fé em Deus que vai dá tudo certo !!!!!

Reply

Dããããã, todos nós aqui do blog, todos da mídia, todo mundo dos Ministérios Públicos, todos os Magistrados, todos os políticos de situação e oposição, todas a polícias, todos os meus cachorrinhos de estimação, todo mundo da galáxia sabia mas, como estamos no Brasil, CENSURADO CENSURADO CENSURADO.

Reply

É óbvio que elles sabiam e se beneficiaram. O problema é provar, como disse uma odiosa petralha que conheço hoje.

Reply

Um povo forte e brioso não precisa de oposição nem de "falação; precisa de AÇÃO!

Reply

para que convocar estas pessoas que na hora agá, podem ficar quietos? Eu chamo isto de palhaçada - aliás tudo o que está acontecendo me parece um circo. E o pior - ainda são regiamente pagos. E todos assistem que a presidenta não dá aumento para os aposentados. Aliás, aposentados para a presidenta é uma classe que deveria ser extinta. Já deram cacho para a bananeira.

Reply

para que convocar estas pessoas que na hora agá, podem ficar quietos? Eu chamo isto de palhaçada - aliás tudo o que está acontecendo me parece um circo. E o pior - ainda são regiamente pagos. E todos assistem que a presidenta não dá aumento para os aposentados. Aliás, aposentados para a presidenta é uma classe que deveria ser extinta. Já deram cacho para a bananeira.

Reply

Não tem como o chefe do esquema não saber do esquema !
Cadeia para os dois safados

Gabriel-DF

Reply

Se o falecido dep. Janene tinha 600 milhões na Suiça,e perto do Luladrão não passa de um bagrinho, qto.terá o poderoso Chefão?

Reply

roubaram muito e continuam na deles.....

Reply