O que de pior ainda esperar do PT e Dilma?

Coluna do senador Aécio Neves, presidente do PSDB, hoje, na Folha de São Paulo
 
Conta amarga.
 
A conta do populismo e da irresponsabilidade da gestão petista começa a chegar ao bolso dos brasileiros. E ela será bem alta, especialmente para os que menos têm. Na contramão da economia global, que crescerá 3,5% este ano, o Brasil está no pequeno grupo de 16 entre 189 países que caminham para a recessão, segundo o FMI. 

O PIB encolheu, o salário real teve a sua maior queda desde 2004, segundo o IBGE, e o desemprego encosta nos 8%, pelos dados da PNAD. A inflação acelerou, superando 8% em doze meses e em apenas quatro meses deste ano já superou 4,5%, a meta oficial para o ano. 

Diante de tamanha deterioração, o governo promove uma das mais chocantes mutações já registradas em nossa história contemporânea, adotando uma política de arrocho que contraria tudo o que sempre pregou e havia prometido em campanha. A receita é rudimentar e injusta: aumento de tributos, elevação das tarifas públicas e corte de benefícios trabalhistas como o seguro-desemprego e o abono salarial. 

Ao se recusar a fazer as reformas que o país demanda, ao inventar uma nova matriz econômica que desorganizou as contas públicas e ao impor uma política de crescimento baseada quase que estritamente no consumo, o governo colocou em risco inúmeras conquistas brasileiras. E, agora, chama a sociedade para pagar a conta de suas escolhas erradas. 

Encorajado a consumir e se endividar, o cidadão caiu em uma cilada. Nada menos que 55,6 milhões de brasileiros estão sem condições de arcar com suas dívidas e os juros continuam subindo. Em conjunto, esta dívida chega a R$ 235 bilhões. O brasileiro está mais pobre, mais pessimista e se sentindo mais desprotegido. A tendência é que este quadro se agrave, com a alta do desemprego. As famílias fazem o que podem --cortam despesas, criam alternativas como as compras em grupo no atacado e começam a sacar sua poupança. 

Na contramão da população, o governo é incapaz de fazer qualquer gesto de alguma responsabilidade, como, por exemplo, reduzir a paquidérmica estrutura de Estado --ministérios em profusão e milhares de cargos que servem exclusivamente à garantia de apoio da sua base congressual, como assistimos agora nas votações do chamado ajuste fiscal. 

O que ainda esperar do petismo? O pacote de maldades parece que está só no começo. Os investimentos sociais já desabaram e mesmo na área onde brilha o slogan "Pátria Educadora" o dinheiro secou, como é o caso do Fies. 

E a emoldurar tudo isso temos uma presidente que não consegue se manifestar sequer em cadeias de rádio e TV e que demonstra receio em participar de eventos públicos, como agora, quando cancelou a agenda no Rio para comemorar os 70 anos da vitória dos aliados. E são apenas cinco meses de governo.

18 comentários

Coronel,
o pior é não termos oposição ou, no mínimo, oposição meia boca. Aquela pergunta feita a um tucano: Você é oposição? ele responde: mais ou menos.

Reply

A única coisa boa que a Dilma poderia fazer é renunciar, e talvez assim sair com um pouco de dignidade.
Mas, considerado o projeto de poder, não creio que va acontecer.

Reply

Aecio mostra a tua forca,pede para o Alvaro Dias nao votar no Projeto Paralelo do Governo o Fachin.Aecio mais dialogos com o ACM e Rodrigo Maia
eles estao desorientados e reforcando o governo paralelo da Dilula.

Reply

eu quero ver o banana do aécio na tribuna do senado, onde os petistas, TODOS OS DIAS, dizem o que querem! não aparece um tucano para contradizer, para polemizar ! bananas ! o aécio precisa saber que só conseguiu 50 milhões de votos PORQUE QUERÍAMOS DERRUBAR O PT ! se continuar banana, vou votar no zé fidelix, no pastor ou no bolsonaro. MACHOS DE VERDADE !

Reply

o que é pior espera da anta dilma e do cachaceiro lula é ver uma oposição esquálida tão sem rumo como a desgovernante do País. Uma oposição, e mais especificamente o PSDB, que mais parece que tem zilhões de rabos presos ou refém, não se sabe do que, sem manifestações que se coadunem com os anseios da sociedade eleitora que participou com mais de 40 milhões de votos contra a dilma.
Como pode um Senador da oposição ao desgoverno e mais ainda do PSDB, o Alvaro Dias, se portar com tamanha desfaçatez para com seus eleitores. Um verdadeiro busílis e afronta a uma parcela da sociedade que preza pelos bons costumes, seriedade e adicta às Leis...como pode um senador se dizer de centro esquerda com essa cara de pau tipica dos petralhas...realmente estamos lascados com esses que se dizem oposição...isso está me parecendo jogo de compadrio, algo como toma lá da cá...o que será que o Alvaro Dias tem escondido e ameaçado, por forças ocultas, que tanto defende um elemento que não preenche os requisitos morais para assunção do cargo que pleiteia?
Algo não está certo, se uma imensa parcela da sociedade se posiciona contra a indicação, e isso é coisa de milhões, o que esse senador teria que fazer era, apoiado no parecer do Senado, mencionar em seu relatório a negativa da indicação...um verdadeiro soldadinho de chumbo...isso é o que ele está a demonstrar...de forma transversa e obliqua está fazendo o jogo do FORO DE SÃO PAULO e dos petralhas...só cego não vê...

Carlos Bonasser

Reply

É imprescindível não esquecer que falar nos graves erros econômicos e administrativos do pt é tão somente a questão mais óbvia. O grave está na perigosa ideologia que o pt quer nos enfiar goela abaixo.
Afinal, petistas SÃO PSICOPATAS!! Psicopata é uma perigo quando tem poder.
Temos que aproveitar o momento histórico para o Brasil de fraqueza do pt, para enfraquecê-lo ainda mais: QUIÇÁ DESTRUÍ-LO.
Marcos Pereira

Reply

E é por essas perdas e outras que sábado ouvi na porta do supermercado Pão-de Acúcar aqui em Brasília um ex eleitor de lulla/dillma falando. Eu quero cavar um buraco bem grande para enterrar lulla/dillma de cabeça pra baixo. Pense num ódio.

Reply

Coronel,
Meu bolso já está sentindo a recessão, coisa vista somente à época da queda de Collor. Com este cenário, fica realmente difícil fazer planos, poupar, viajar,etc.
Acredito que essa crise esteja atingindo à todos, sem exceção. O que seria preciso? Oposição mais combativa, pois com as duas manifestações de peso que tivemos em Março e Abril, com as prisões do petrolão, a força do juiz Moro, que conseguiu executá-las com sucesso, poderíamos dizer que os parlamentares nunca estiveram com a faca e o queijo na mão como agora. É com vocês, nobres deputados e senadores. Trabalhem, combatam, deixem de nhem nhem. Estamos aqui esperando!

Reply
joseph almeida mod

coronel,

ESSE IDIOTA, PUSILÂNIME, DEVERIA PERGUNTAR O QUE DE PIOR O SEU PARTIDO PODERÁ FAZER?? E NÃO FICAR FAZENDO DE CONTA QUE FAZ OPOSIÇÃO COM ESSES COMENTÁRIOS PUERIS, QUASE IDIOTAS MESMOS...

AFINAL TODOS OS BRASILEIROS SABEMOS DO QUE O PT É CAPAZ,E NÃO PRECISA ESSE BABA FICAR LEMBRANDO ISSO SÓ PRÁ FAZER DE CONTA QUE É OPOSIÇÃO AO PT,

QUANDO SABEMOS TODOS QUE SE PRECISO TODOS SE ABRAÇARÃO COM OS PETRALHAS...

BANDO DE VAGABUNDO!!!

SÓ NÃO SABÍAMOS QUE O PSDB ERA TÃO COVARDE, FROUXO, PUSILÂNIME COMO AGORA FICOU COMPROVADO!!! CHEGA DE PSDB!!! DIREITA JÁ!!!

ABRAÇOS

Reply

Não sei! Até lá fora o jeitinho já é esperado. Caso do Ciência Sem Fronteiras e do IIE (que aliás, é bem suspeito).

Aliás, também tem que ser Ciência Sem Gramática.

Veja a figura abaixo, do site da CAPES, onde as "Inscrições termina" e não terminam. Mais Dilmês impossível...

https://pbs.twimg.com/media/CEu9HZdW8AIcD3m.png

Reply

o Brasil se adora gabar para o mundo de seus projetos sociais. Que projetos? Deixar o povo a mercê da cura no SUS? Deixar o povo ser "bala de roleta russa" para bandido? Deixar que o povo se vire para se defender?Deixar que o povo se eduque pela internet (muito ruim por sinal)?Não pra entender essa gente, devem ser tudo psicopatas sociais mesmo. O Brasil estava indo bem e agora... Lá vamos nós ladeira abaixo!

Reply

Pior que isso é um PSDB conivente.

Reply

Não há nada que o PT não possa fazer ficar pior!
O PT é a maior desgraça que o Brasil conhece...

Gabriel-DF

Reply

esse cara é um fiasco nacional,cade vc para votar contra fachin,foi lamber a bunca de fhc,que nao vale nada...

Reply

Anônimo 17:31

Parece que você não lê o que o Coronel escreve, né???

Estarão presentes os TITULARES do PSDB (senadores Aloysio Nunes, Cássio Cunha Lima e Antonio Anastasia) na CCJ para votar contra o Fachin. Aécio providenciou a presença deles.

Aécio Neves não é titular e nem suplente, portanto ele não precisará estar presente.


Chris/SP

Reply

Tá difícil a situação. Bate até um desânimo. Sinto-me órfã.

Por enquanto, só vejo a vitória da mediocridade, da impunidade.

Em qualquer país, minimamente sério, esta corja, incluídos Lula e Dilma, já estariam na CADEIA.

Tudo isto que Aécio Neves diz, já estamos carecas de saber. Quem nos salvará?????


Chris/SP

Reply

Chris/SP, 11 de maio de 2015 19:25

desespero... desânimo... desesperança... São sentimentos muito dolorosos que precisamos superar Chris!

Nunca nos vimos mas estamos juntas aqui há longa data, lutando pela liberdade de nosso país e havemos de conseguir.

Precisamos prosseguir confiantes de que não estamos órfãos de Deus!

Abraço fraterno,
Flor Lilás

Reply

Estou vendo uma turminha baixando o cacete na oposição. Não perdem uma oportunidade de atacar o Aécio, que foi um herói, saindo de 8% - só ele acreditava - e bateu de frente e desceu a porrada na Dilma e no PT. Boa parte do povo entendeu e deu a ele um belíssimo apoio.-A oposição é MINORIA. Tem muitos interesses escusos aqui.

Reply