Dilma distribui cargos para a base aliada aprovar corte nos direitos trabalhistas das viúvas e pensionistas.

( O Globo) Às custas da exposição dos votos dos deputados, o governo conseguiu garantir que seja apreciada na Câmara nesta quarta-feira, sem obstruções, a Medida Provisória (MP) 664, que torna mais rígidas as regras para concessão de pensão e auxílio-doença. O acordo foi feito em reunião com líderes, comandada por Eduardo Cunha, na tarde de terça-feira. Em troca, os deputados da oposição exigiram que todas as votações sobre a medida, inclusive dos destaques, seja nominal, o que obriga cada parlamentar a revelar seu voto. 

A intenção é deixar os deputados da base, especialmente o PT, expostos na votação, já que as centrais sindicais estarão presentes protestando contra a medida. Para o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), eventuais mudanças de posição em relação à primeira medida do ajuste, apreciada na semana passada, serão reveladoras das negociações por cargos com o governo:

— Queremos o registro das digitais de todos os deputados da base nessa votação, principalmente do PT. Vamos mostrar o engodo que foi a campanha da Dilma, quando ela disse que não iria retirar direitos dos trabalhadores. E vamos ter certeza que os beneficiados com cargos estarão nesse universo. A mudança de voto dos partidos da base só se justifica se tiver algum tipo de negociação que nós não sabemos.

A MP 664, a segunda do ajuste fiscal, será votada hoje, mas os destaques devem ficar para o dia seguinte. Ontem, o governo conseguiu aprovar o texto-base da MP 663, que aumenta em R$ 50 bilhões o limite de recursos repassados pela União ao BNDES. Até o fechamento desta edição, a Câmara estava votando destaques ao texto. Para garantir a aprovação do ajuste fiscal, o governo intensificou ontem a distribuição de cargos em troca de apoio às medidas e apelou aos parlamentares da base para que votem com o mínimo de alterações em relação ao texto aprovado na comissão especial.

Nos cálculos para minimizar perdas durante as negociações, o Palácio do Planalto quer evitar, a todo custo, na MP 664, qualquer mudança nas regras sobre o fator previdenciário. O relator da medida na comissão mista, Carlos Zarattini (PT-SP), no entanto, acredita que a mudança só não será votada em duas hipóteses: caso o PTB, agraciado com os cargos do segundo e terceiro escalão, desista de apresentar o destaque; ou se o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidir que a matéria é estranha à MP e considerar prejudicado o destaque.

— A única forma de evitar a votação desse destaque é se o PTB não apresentá-lo ou se o presidente da Câmara disser que é matéria estranha. Mas, acho que isso não vai acontecer— afirma Zarattini.
Desde cedo, o núcleo de articulação política se reuniu com deputados e dirigentes da base aliada, sacramentando a entrega até mesmo de postos que inicialmente seriam definidos somente pela presidente Dilma Rousseff, como era o caso do setor elétrico. O secretário-executivo de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, que chegou a ter seu nome aprovado para assumir a Eletrosul, não assumirá o cargo. Temer sacramentou a ida de Djalma Berger, irmão do senador Dário Berger (PMDB-SC) para o posto. Zimmermann deverá ser remanejado para a presidência da Eletronuclear ou da Eletrobras. O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani, compartilhará com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o comando da Companhia de Docas do Rio, um dos cargos mais cobiçados pelos aliados por envolver a operação do porto.

O PP, que garantiu anteontem a presidência da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba), recebeu a promessa de ficar também com a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) se se enquadrar e entregar a maioria dos seus votos ao governo. O PTB, além da manutenção da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), garantiu as direções da Casa da Moeda, a Susepe (Superintendência do Sistema Penitenciário), e uma vice-presidência do Banco do Brasil, cujo indicado é o ex-deputado Wilson Santiago.

GOVERNO AINDA ESTÁ INSEGURO
Apesar da distribuição intensificada de cargos, o governo segue preocupado com a votação. Hoje pela manhã, representantes da área econômica do governo devem repassar a Temer e líderes dos partidos da base os cálculos do impacto que os dois pontos que travaram as negociações da MP 664 terão nos cofres públicos. O governo teme que as mudanças que os deputados querem fazer nas propostas do Executivo criem um prejuízo maior do que a economia que deseja fazer.

Em visita ao Rio, a presidente Dilma Rousseff disse que a base do governo “não é criança para precisar ser disciplinada”. Na semana passada, no entanto, nem todos partidos aliados votaram em peso pela aprovação da primeira medida provisória que compõe o pacote de ajustes fiscais do governo.

14 comentários

O interessante de tudo isso é os ditos sindicatos dos trabalhadores como a CUT por exemplo, não darem um pio, isso é incrível. E o povo ainda aplaude esses pseudos representantes dos trabalhadores. Argh! Ah sim, eles só defendem quando a pauta é da direita!

Reply

Lula já avisou, só desviando dinheiro e comprando bandidos aliados é que dá pra governar o Brasil. Considerando a incompetência deles, é a única forma que eles sabem fazer o serviço.
O que essa ANTA incompetente e biruta está fazendo AINDA no cargo?

Reply

DILMEX, você votou, você confia. A filha de Satã não tem mesmo medida em suas maldades. Ainda vai mandar misturar água no leite das criancinhas das creches públicas para economizar alguns trocados e poder barganhar com a pseudo-oposição que também é vermelha e canalha assim como os bandidos do partido dos trabalhadores que nunca trabalharam.

Reply

Esse governo é uma máfia. Quem pode com bandidos, o pior é que foi o Temer o vice da doida que reuniu o PP, PB e outros da base compradas para receber os cargos e darem os votos para cobrir o rombo da Di-lo-ca

Reply

Que novidade!!! E o povo? Depois que tiver tudo dominado acha que panelas resolverão?

Reply

Vaca vagabunda. Vamos às ruas. Que tal um pouco de baderna? É o que eles entendem!

Reply

O Juiz Sergio Moro,vai esta em Sao Paulo,na Livraria cultura do conjunto Nacional, autogravando o seu livro,
no dia 14 de Maio as 17 horas.Muito Legal para quem mora em sao Paulo e poder comparecer.

Reply

13 de maio de 2015 12:21

Temer apenas segue o script, pior que ele são os que se vendem e muito pior do esses, mesmo sabendo um pouco do que aconteceu estamos sentados atrás de um computador, mostrando a nossa indignados, mea-culpa.
O Pais deveria parar e fazer um balanço, assim como Cingapura fez.

Reply

Coronel,

a responsabilidade espiritual que cairá sobre as costas destes seres das trevas será expiada durante muitos séculos ou milênios. Não tenho qualquer dúvida.

Os tolos acham que a morte com tudo acaba. Gananciosos insanos e desejosos de poder "eterno", acreditam que passarão impunes. Podem até escapar das garras das leis da Terra, graças aos togados vermelhos. Jamais escaparão da justiça da Vida Maior.

Infelizmente, o homem na Terra está tão perdido em seus desejos terrenos e se esqueceu do endereço de Deus. As pessoas precisarão passar por atrocidades para entender que os valores reais são outros: aqueles que a traça não corrói, o ladrão não rouba e a ferrugem jamais atinge.

Sigamos adiante, confiantes, lutando pela liberdade de nosso país! Sigamos firmes nos propósitos do Bem! Tenhamos a certeza de que estamos sendo velados pela misericórdia divina, por mais nos pareça estarmos abandonados.

Coturneiros! Lembremos de orar e pedir auxílio aos anjos dos Céus! Vibremos por amor ao Brasil, na certeza de que nossa Pátria amada se libertará do jugo dos maus.

Flor Lilás

Reply

Boa tarde Coronel.
Estes políticos que se vendem por cargos, deveriam ser chamados de Prostitutos ou Prostitutas.

Reply

Conforme os crimes já comprovados, embora ainda enroscados na merda de justiça brasileira, essa ORCA assassina dos direitos trabalhistas é uma BANDIDA,

Porque essa bandida permanece ainda no cargo tomando medidas desastradas para o Brasil?

Os dirigentes dos movimentos sociais VEM PRA RUA e outros mais, precisam reunir o povo nas ruas para derrubar de vez essa incompetente.

Reply

Kkkkk... desgoverno quer "poupar" 80 bilhões às custas do povo para... enfiar 50 bi no BNDES de Cuba?

Só no BR!

Reply

Tinhamos que contratar a mulherada toda para dar uma surra na Dilma

Gabriel-DF

Reply

Não sei quem é pior aquele que oferece ou aquele que aceita.
Nojo.

Reply