Aécio orienta PSDB contra "distritão".

(Estadão) O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), orientou a bancada tucana da Câmara a votar contra o distritão. Nesta terça-feira, a equipe do tucano enviou mensagens nos celulares de todos os deputados do partido argumentando que o PSDB considera o modelo "uma violência contra a democracia". A votação está ocorrendo neste momento.

"Caro companheiro e companheira, no momento em que a Câmara se prepara para votação de matéria de tamanha relevância para a estabilidade política brasileira, tomo a liberdade de pedir a sua reflexão. Sem partidos não há democracia representativa. O chamado distritão é uma violência contra a democracia. O 'D' do PSDB , mais do que uma letra do alfabeto, é um compromisso com a democracia. Em nome do nosso programa e da nossa história não podemos concordar com o distritão", diz a mensagem assinada por Aécio.

O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é a favor do modelo. Pela manhã, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) apresentou aos líderes partidários um novo texto para a PEC da Reforma Política, que atende às preferências de Cunha e do vice-presidente Michel Temer. Na segunda-feira, o peemedebista havia enterrado a Comissão Especial criada para debater o assunto na Casa e cujo relatório não o agradava.

Com o distritão, os candidatos a deputado mais votados em cada Estado seriam eleitos, sem a transferência de voto dentro dos partidos ou voto de legenda nas eleições proporcionais.

Historicamente, o PSDB sempre defendeu o sistema distrital misto, pelo qual o eleitor escolhe primeiro o deputado de seu distrito e depois, decide o partido com o qual mais se identifica. A crítica ao distritão é que esse modelo, existente em poucos países - como o Afeganistão -, estimularia o personalismo, concentrando em candidatos famosos e com mais recursos para publicidade e enfraquecendo os partidos e a representação de minorias no Congresso.

"O distritão aniquila os partidos políticos. Algumas pessoas podem estar iludidas com o imediatismo de achar que numa próxima eleição esse sistema lhes favorece, mas do ponto de vista da política, do fortalecimento das instituições e dos partidos, é um violento passo atrás", disse Aécio ao Estadão.

5 comentários

Mas, por ex. eleger um despreparado Tiririca e levar junto mais um bando de paraquedistas, oportunistas e mais um monte de "istas" sem nenhuma formação, sem conhecimento político, interessados apenas em levar vantagens na farra do governo? Isso seria certo? Penso que não. Com o distritão só assumem os que receberam votos, não leva corja nenhuma junto.Porque isso não é bom? Desculpe minha ignorância, se alguem tiver a bondade de me esplicar, agradeço.

Reply

É interessante o argumento desses políticos: em primeiro lugar o partido, depois o Brasil. Temos mais de trinta partidos políticos e no entanto...Sou favorável ao distritão. Os mais votados e pronto. Todos os eleitos estarão de qualquer forma ligado a um partido político, então, qual o problema? Os mais votados estarão representando a vontade dos eleitores. ponto

Reply

Eu sou mais pelo voto distrital puro, assim como foi proposto por Jose´Serra no Senado, por enquanto, para cidades com até 200 mil habitantes. Depois, poderá ser ampliado para cidades com maior número.

Este distritão encarecerá ainda mais as campanhas.


Chris/SP

Reply

A fórmula que defende Aécio Never é esta: pega-se um bananão com popularidade (Tiririca, Romário) que não tem militância ideológica, serve de motor e carrega um monte de signatários de uma ideologia que não representa a formação ética, moral e cultural da sociedade e, após empossados, sorrateiramente começam a minar as bases desta mesma sociedade com leis que vilependiam a Cultura, ética e princípios desta sociedade.

Reply

Fez bem ! O Distritão é um ultraje a democracia e a republica

Gabriel-DF

Reply