Líder tucano "desenha" os motivos que fizeram Aécio não ir às manifestações.

(Folha) O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, pretende criar um canal de diálogo para aproximação dos partidos de oposição ao governo federal com os principais movimentos que organizaram protestos neste domingo (12) pela saída da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Segundo o presidente estadual do PSDB em Minas Gerais, Marcus Pestana, o tucano convidará neste mês os dirigentes de grupos como o Vem pra Rua e Movimento Brasil Livre para discutir suas reivindicações e questioná-los se há abertura para sua participação em futuros protestos. 

O candidato tucano derrotado na sucessão presidencial era esperado nas últimas duas manifestações contra o governo, mas, de última hora, decidiu não participar. A criação de uma relação com esses movimentos contrários ao governo federal ainda é vista com cautela pelo comando nacional do PSDB. 

Na manifestação realizada na av. Paulista, os dirigentes do Vem pra Rua e do Movimento Brasil Livre criticaram os partidos de oposição, a quem chamaram de "frouxos", e cobraram maior empenho deles na abertura de um processo de impeachment no Congresso Nacional. 

"O Aécio Neves vai, nos próximos dias, convidar a direção desses movimentos para um diálogo nacional", disse Marcus Pestana. "Como você vai tomar café na casa de uma pessoa que não te convidou? O passo que temos de dar é um diálogo com os movimentos para clarear. Eles nos querem lá?", questionou. 

Segundo o presidente do PSDB em Minas Gerais, Aécio chegou a pensar em participar do protesto de domingo, mas teve receio de que sua presença criasse um clima de "terceiro turno" da eleição presidencial. 

"Nós precisamos nos entender [com os movimentos de rua]. Qual a visão deles sobre o Brasil?", questionou. "Imagine se o Aécio Neves participa de um movimento difuso e alguém tira uma foto com ele com uma camiseta favorável à volta dos militares? Pronto, aí o PT faz uma festa", observou. Aécio chegou a divulgar, na sexta-feira (10), um vídeo em que convocava a população para os protestos de domingo. 

IMPEACHMENT
 
O dirigente defendeu que o PSDB tem feito uma oposição "firme" e "segura" no Congresso. Na avaliação dele, o processo de impeachment deve ser um ponto de chegada, não um ponto de partida, como defendem alguns movimentos de rua. 

"Não é um processo trivial. Você não afasta um presidente como troca de camisa", ressaltou. Segundo ele, a abertura de um processo de afastamento da presidente tem apoio social, como mostrou pesquisa Datafolha, mas ainda faltam substância jurídica e apoio no Congresso. De acordo com o instituto de pesquisa, 63% dos brasileiros são favoráveis à discussão do impeachment no Poder Legislativo. 

"O PSDB não patrocinará nenhuma aventura autoritária, nenhum retorno ao passado. Nós temos um compromisso radical com a democracia e, portanto, com as instituições democráticas", ressaltou.

20 comentários

Acho muito interessante: para pesquisas eleitorais são ouvidas 2 mil e poucas pessoas, de 200 e algo municípios e têm valor como amostra da população. As manifestações reúnem milhões + milhares, em mais de 400 municípios, e não servem como amostra do que pensa a população. Tomem tento, senhores da oposição.

Reply

Ótimo. Mas, se vai conversar é preciso também não endossar a narrativa dos petralhas. Mencionar a franja de debilóides da intervenção militar e fazer uma defesa descabida das instituições democráticas, como se o VPR ou o MBL estivessem defendendo qualquer ruptura da ordem constitucional é um mau começo...

Reply

ate que enfim!!

repeti isso a exaustão pelos blogs afora...

Aecio ir pra que, pra ser vaiado?

pra ser manchete principal no dia seguinte por causa da vaia de uns manés...

Bolsonaro foi vaiado na passeata de março e virou manchete...

pode-se nao gostar do jeito que ele combate o PT, mas ele combate, ha anos e coloca a cara na frente deles...

nao merecia a vaia...

o mesmo se da com Aecio, é preciso organizar tudo primeiro para que o efeito nao se transforme no oposto do desejado...

Reply

Nao e verdade dizer que Bolsonaro foi vaiado,assim como Caiado tambem nao foi.Moro no Rio,e vi Bolsonaro ser cumprimentado por todos,ate porque em Copacabana,ele e campeao de votos.Isto e desculpa de quem tem medo do PT.

Reply

Coronel,
a prudência nunca é demais. Acontece que em política a ousadia com respaldo da honestidade, principalmente a intelectual, se faz necessário. Este encontro já deveria ter havido logo depois do dia 15. Sim, mais nunca é tarde para se agregar forças.

Reply

bom, se Bolsonaro não foi vaiado, então foi mentira da imprensa...

noticiado, foi....

Reply

Essa pessoa que disse que o Bolsonaro foi vaidado não foi na manifestação de ontem na avenida Paulista, ele andou toda a avenida e subiu no caminhão de som do RevoltadosOnLine que tinha uma concentração grande, discursou, foi aplaudido e até chamado de presidente por alguns. O Ronaldo Caiado eu cheguei a vê-lo em março e não vi ninguém vaiando. O PSDB e o DEM tem que se decidir ou é governo ou oposição não tem muro nesse caso.

Reply

Sugestão para o Aécio se aproximar das ruas: mire-se no Caiado!

Reply

Como é fácil pautar esses tucanos, são todos uns frouxos. Espero que eles não estejam dando uma de Dilma e que tenham consultado os movimentos antes de divulgar essa intenção. Já pensou se a turma fala não?

Reply

Aécio não foi às manifestações exatamente para atender o apelo dos organizadores, de que a marcha era apartidária e tal. Com isso mostrou sensibilidade e ganhou ainda mais simpatia da população.

Reply

Para falar e escrever o Aécio é campeão, mas para agir até agora nada. É preferível seu time se calar do que ficar arrumando desculpas e justificar seus atos. O mundo sabe e sabia, que o Aécio adora atuar no bastidores e nunca deu a cara a bater. Esperar algo diferente do que ele sempre fez é acreditar no boitatá.

Reply

já ouvi de vários senadores de oposição, que compareceram às manifestações em suas cidades, acompanhados da família ou sós. só os do PSDB "gostariam de ter ido", mas não queriam polemizar com o governo. como assim ?

Reply

Acordou Aécio ????

Ninguém pediu para Aécio vir prá rua para fazer discurso encima do caminhão.

Simplesmente pedimos que viesse à rua e andasse junto à população.
Assim como fizeram Ronaldo Caiado e Bolsonaro na Av. Paulista. Foram cumprimentados! E, olha, que nenhum dos dois recebeu convite para participar.



Chris/SP

Reply

Coronel e coturneiros

Já leram a notícia???

FHC PEDE SIGLAS OPOSITORAS FORA DE ATOS

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/04/1615930-fhc-defende-distanciamento-de-siglas-de-oposicao-de-protestos-contra-dilma.shtml


FELIPE MOURA BRASIL RESPONDE A FHC! Muito bom!!!

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/04/13/fhc-acha-grave-fazer-oposicao-e-defende-amarelada/


Será que agora a oposição terá de pedir a benção a FHC????


Chris/SP

Reply

CEL,

No manifesto de domingo aqui no interior de São Paulo o líder local do movimento VemPraRua.Net disse que estava acertado entre as lideranças dos diversos movimentos reunidos que, nesta quarta-feira, 15 de Abril, todos iriam à Brasília. Pelo que entendi os líderes vão "desenhar" para a oposição e para o desgoverno petista da Dilma os anseios do povo pois que em Brasília nem Dilma e nem a oposição haviam entendido as mensagens dos movimentos de rua. A iniciativa, portanto, é dos movimentos e não depende de Aécio fazer "convite" nos próximos dias. Tá atrasado em PSDB? Acordem babacas.

Índio Tonto/SP

Reply

No momentos os movimentos estao dizendo que querem ser apartidarios. Aecio foi candidato a Presidente e acho prudente que no momento ele nao va as ruas. Conversar com o pessoal do movimento eh muito mais produtivo. Politicos no momento nao estao sendo bem recebidos nas passeatas.
Acho que o PSDB tem que abrir um dialogo com seus eleitores pois nosso sentimento eh de abandono. Eu sou do Rio, e aqui o PSDB sempre foi muito fraco. Meu filho tentou se filiar ao PSDB e simplesmente eles nao deram a menor pelota para ele. Aecio pode ser uma boa ponte entre o PSDB e seus eleitores do Rio. O PSDB sempre desprezou o Rio.

Reply

nao duvidem q "armariam uma cama" p Aecio! SAO 51 MILHOES DE VOTOS e o pt estah doidinho p destruir!

Reply

Se o país não se livrar dessa gangue de comunistas do Foro de São Paulo,a democracia aqui vai pro espaço.O momento é único,está tudo dominado:o congresso,o STF,a OAB.Já passa do hora das forças democráticas se unirem pra por fim à tragédia que assola o país,chamada Lulopetismo.

Túlio Xavier

Reply

Concordo com o rumo que as coisas estão tomando, o primeiro passo é incomodar Brasília e depois sim fazer as alianças necessárias para dar continuidade no processo! Calma pessoal, ha tempo para todas as coisas...agora é tempo de deixar um canal Aberto de denconversa direta entre povo e Brasília!

Reply

Se não institucionalizar esses movimentos populares de oposição à quadrilha petista não vai acontecer nada. Desculpem, mas o PSDB foi covarde e se deixa pautar pelos canalhas petistas. Votei no Aécio e no Serra e Aloysio Nunes Ferreira, por exemplo. Por que um homem que teve mais de 51 milhões de votos tem medo? O sr. José Serra, eleito também com uma votação histórica, desbancando o palerma do Suplicy? O sr. Aluísio Nunes Ferreira, eleito com uma votação recorde para o Senado Federal? Eles representam milhões e milhões de brasileiros, não têm de se sentir intimidados pelos esbirros do petismo na imprensa. CORAGEM, OPOSIÇÃO!! A maioria do povo brasileiro está com vocês!!

Reply