Juristas lamentam o impacto do voto indecente de Gilmar Mendes que libertou empreiteiros corruptos do Petrolão.

Gilmar Mendes, o ministro que fez o 3x2 no julgamento dos habeas corpus dos empreiteiros corruptos do Petrolão. Votou junto com Zawatski e Toffoli. Votou contra Celso de Mello e Carmem Lúcia. Votou a favor da libertação dos corruptos.

(O Globo) A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de colocar em prisão domiciliar os empreiteiros da Operação Lava-Jato traz um clima de impunidade para o processo, segundo juristas ouvidos nesta quarta-feira pelo GLOBO. Para eles, os donos das construtoras até têm o direito de responderem as ações fora dos presídios, mas a decisão do STF enfraquece a investigação que vem sendo feita em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná.

— Socialmente, a decisão do STF causa impacto negativo, dando a impressão de que os empreiteiros estão sendo beneficiados. Acaba trazendo frustração para as pessoas. Afinal, foram desviados bilhões de reais da Petrobras e os empresários chegaram a confessar os crimes, houve delações premiadas, etc. Então fica esse clima de impunidade no ar — disse Dirceo Torrecillas Ramos, professor da USP e membro da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para ele, no entanto, juridicamente os empreiteiros têm direito a responderam em liberdade, desde que não perturbem a ordem e não interfiram no processo. — Eles têm residência fixa e a lei faculta recorrerem em liberdade. Isso vale para qualquer tipo de crime. É uma questão processual. Eles podem aguardar em liberdade, mesmo que condenados em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, como deverá acontecer. Mas depois eles podem apelar até o processo chegar ao Supremo, com trânsito em julgado. Pode demorar muitos anos e possivelmente muitos dos envolvidos já estarão até mortos. Por isso é que pode vir a sensação de impunidade —disse Torrecillas Ramos. 

O jurista espera que, em liberdade, os empreiteiros não voltem a cometer crimes, se reunir para combinar ações, pois isso pode levá-los de volta para a cadeia. — O certo seria eles continuarem presos e o tempo de prisão contar para abater em suas penas — considerou Torrecillas Ramos. 

O advogado Luiz Flávio Gomes acha que a decisão do STF representou “indiscutivelmente” um baque para a Operação Lava-Jato. — Aumenta o descredito da população na Justiça, que sai chamuscada do processo. Agora, a decisão do STF é a lógica que vigora no Brasil, onde a prisão não foi feita para os donos do poder. O juiz Sérgio Moro até tentou romper essa tese, mas isso durou só cinco meses — disse Gomes.

Segundo o advogado criminal, com a prisão domiciliar os empreiteiros poderão continuar comandando “novas falcatruas”. — A sensação de impunidade é imensa. Em liberdade, os empreiteiros receberam um sinal de que não devem mais colaborar com a Justiça. É normal no crime organizado que ninguém fale e que reine o silêncio. Daqui para a frente a tendência é de ninguém mais falar — disse Gomes, explicando que há o risco desses crimes acabarem prescrevendo. 

— A chance de tudo acabar em pizza é muito grande, porque os empresários devem ser condenados em primeira instância mas vão apelar para instâncias superiores e isso vai levar anos. A possibilidade dos crimes prescreverem é grande — completou o advogado.

29 comentários

Como os católicos devem reagir a CNBB ( aconteceu em Goiania)
https://www.youtube.com/watch?v=SQGY9-JIuXw

Reply

Coronel
A sensação de impunidade vai abalando a todos os brasileiros honestos e trabalhadores. Enquanto isto, o PT e setores da CNBB já estão articulando novas iniciativas, ainda piores que a roubalheira: veja este video e o publique se quiser.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SQGY9-JIuXw

Abraço de todos os que querem um Brasil livre e democrático.

Reply


acabei dever a foto de Lula e Gilmar Mendes sorrindo um para outro como se fossem velhos amigos ,fiquei enojada pois Lula é um canalha desgraçado e Gilmar Mendes que conceito moral terá perante um Brasil estarrecido?

Reply

Rapaz nossos ídolos caem dia a dia, é péssimo isso. Perdemos referência, perdemos espelhos para nossas crianças.
Minha esposa sempre comentou que ele é bem liberal, mas isso foi diferente.
É isso ai, panelaço sexta as 20 horas, com ou sem a puta falando mentiras
tulio

Reply

aqui vai um conselho para o Juiz Morro. Peça a sua conta e põem os juízes que votaram pela liberdade dos réus no seu lugar. Esta engronha não tem mais jeito.

Reply

CONFORME REINALDO na VEJA:

29/04/2015 às 7:03

"NÃO A FACHIN NO STF, O HOMEM DE LEWANDOWSKI E DO PT SECTÁRIO – Alô, senhores senadores! Estão tentando fazê-los de trouxas."

É DIFÍCIL, SENADORES devem aprovar SOMENTE nome oriundo da MAGISTRATURA.

CHEGA de JUIZ não TOGADO!






Reply

































































































E agora, Gilmar
Sua doce palavra,
Sua biblioteca,
Sua lavra de ouro,
Seu terno de vidro,
Sua incoerência,
Seu ódio- e agora?


Reply

DIZEM, CEL, que a história é na verdade outra;


Será que GILMAR MENDES realmente quis proteger o PSDB, alguns de seus integrantes?

Reply

Pois é, o Gilmar poderia votar como o Celso de Mello e preferiu, em nome de um falso legalismo, liberar ladrões que assaltaram junto com o PT o Brasil.
O país apodreceu de vez !

Reply

Panelaço em Gilmar Mendes, panelaço nesse STF bolivariano!

Reply

Pode isso o Senador Alvaro Dias apoiando o Fachin para o STF? Na sua pagina do Facebook está levantando a revolta de seus eleitores e seguidores.

Reply

Ao STF e ao ocupante da presidência de república cumpre apenas obedecer as leis que o Poder Legislativo aprova. Se hoje vivemos neste mar de lama é por que as leis foram permissivas. É assombroso vivermos em um país em que os membros do STF podem permanecer perpetuamente e serem indicação política, podendo a sua composição, na sua totalidade ser de indicação de um único partido, como é no presente caso, do pt. O correto é o STF ter um plano de carreira que, por meritocracia, os candidatos pudessem concorrer à vaga, em concurso público entre os seus pares. Nada de indicação política para não ficarem devendo favores nem ao presidente da república nem aos políticos.

Reply

Como é que os ministros "esqueceram" em seus votos que Ricardo Pessoa já constrangeu testemunha??

Reply

Hoje saberemos quem é realmente de oposição no PSDB com a aprovação do Fachin.

Reply

URGENTE!!!!

VEM PRA RUA EM DEFESA DO JUIZ SÉRGIO MORO

Um dia após o STF mandar soltar 9 empreiteiros do petrolão em ato que os procuradores da Operação Lava Jato batizaram de “HC Combo” (com HC de Habeas Corpus), o Movimento Vem Pra Rua convida a população de bem do Brasil para Ato Simbólico de Apoio ao juiz federal Sérgio Moro, HOJE, dia 29 de abril, às 19 horas, em 3 cidades brasileiras:

- Em São Paulo, em frente da sede da Policia Federal, Rua Hugo D´Antola 95, na Lapa de Baixo.

- Em Curitiba, em frente da sede da Polícia Federal, na Rua Professor Sandália Monzon 210, Santa Cândida.

- Em Campo Grande, em frente da sede da Polícia Federal, Rua Fernando Luis Fernandes 322, Vila Sobrinha.

O Vem Pra Rua é membro integrante da Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos.

Este blog é membro integrante da defesa da Lava Jato contra os combos do PT.

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/04/29/vem-pra-rua-em-defesa-do-juiz-sergio-moro/


Chris/SP

Reply

Quando?
Quando, meu Deus?
Quando, meu Deus, vocês irão acordar, gente?
Não há mais jeito, o Brasil está quebrado, Economicamente, financeiramente e moralmente!
Será possível, que só nos, os brasileiros que estão fora do país, conseguimos ver que o único remédio, é uma intervenção militar, para sanear toda está podridão!
O que acontece com vocês, gente?
Pelo amor de Deus, acordem, porra.
O mundo todo está vendo isto estarrecido, pois não entendem como um povo pode se deixar enganar e ser roubado desta forma por 700 ou 800 picaretas dos três poderes!
O mundo todo está preocupado, pois se o Brasil cair nas garras comunistas, isto poderá gerar a terceira guerra mundial.
E ela começará aí, porra!
Estou fora do país, não porque eu queira, mas sim por trabalho e daqui ficamos todos nós os brasileiros, torcendo e rezando para que o povo acorde e veja que os únicos em quem vocês podem confiar são os nossos militares.
Em todos os países que já estive as Forças armadas são sempre, sinal de orgulho e respeito, para seus povos.
E no Brasil deveria ser assim, pois a nossa história militar é conhecida no mundo todo pela honradez, heroísmo e bravura de nossos militares.
Como, ajuda-los de tão longe, meu Deus?
Senhor bom Deus, abençoe o Brasil e nosso povo, nesta hora tão amarga.

Reply

Os petralhas não vão xingar o ministro? Afinal eles sempre detonaram o dito cujo.

Reply

Esse idiota e sua falta de fluência, com seu discurso gaguejaste e cheio de breques e tropeços, dava a impressão de ser meio paspalho mesmo, mas não dava a impressão de ser comparsa da SOC. Que decepção!

Passar esse Brasil a limpo vai ser tarefa hercúlea para os brasileiros do bem, mas não impossível, atentem!
Tirar cada verme desses dos cargos onde estão locupletados, vai dar grande satisfação. A vitória será gratificante.

Reply

O STF é garantista da impunidade.

Reply

Nojo e vergonha!Faço vômito com tanta gente imunda desse Brasil!Parabéns Gilmar Mendes!Faça sua história,sua família deve se orgulhar de Você!!!!

Reply

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.

Rui Barbosa

Reply

O brasileiro envergonhado que escreve esse comentário já não acredita nas leis.

Reply

Qual o legado que este Ministro Gilmar Mendes espera passar para seus netos a não ser o do apoio e conivência ao rouba e corrupção que mata todos os dias os brasileiros que não possuem a mínima condição de vida.

Reply

Frauda de criança e cabeça de juiz sai cada coisa!!!!!!!!

Reply

Cara que disse que o Mensalão era pequenas causas diante do Petrolão faz isso com a nação? ???!!!!!

Reply

o casal Nardoni (caso Isabella) obteve habeas corpus antes de ser julgado,e foram apanhados com tudo pronto p fugir p Portugal.e se nao fosse a imensa pressao popular e um promotor habilidoso o final da historia poderia ter sido outro.milionarios ladroes soltinhos da silva,acredito ateh q a tornozeleira deles seja falsa,vao ficar esperando a PF sentadinhos em casa??????????????????????????????????

Reply

A julgar pelas ideias do candidato a ministro Fachin, o juiz não pode mais ater-se ao texto da lei somente pois a sociedade está em constante mutação. Com certeza ele votaria contra a soltura então. Finalizo o comentário pois vou receber os meus amigos que estão lá no portão: o Curupira, o Boto e o Saci-Pererê.

Reply

Prezado Coronel. Tenha um pé-atrás com esse Luiz Flávio Gomes. O homem parece uma biruta de aeroporto, pois cada vez assume uma posição ou manifesta uma opinião diferente. Cansei-me de ver comentários por ele nas redes e na mídia (por exemplo, no Migalhas e até no 247, ops, 171), criticando as prisões dos empreiteiros e dos ex-políticos. Não é curioso? De repente ele passa a deplorar a revogação dessas mesmas prisões pelo STF, dizendo estar em risco a operação Lava-Jato. Para mim as po$içõe$ cambiante$ de Luiz Flávio Gome$ demon$tram haver algo e$tranho no ar.

Reply

Atençao, brasileiros: o supremo esta' dizendo que vale a pena roubar mas nao façam isso. 'E feio, anti etico, e' imoral. A impunidade esta' sendo a sensaçao predominante em mim e no Brasil. Vergonha ter uma justiça dessa. E s'o espero que nao me processe. S'o faltava essa. Que pais!

Reply