Cada vez menos brasileiros confiam na Dilma. O ICC da FGV desaba pelo medo da inflação, da economia e do futuro.

(Valor) O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu em março pelo terceiro mês consecutivo, atingindo novo recorde negativo na série iniciada em setembro de 2005 e ficando também abaixo do nível registrado durante a crise financeira internacional de 2008-2009. O indicador recuou 2,9% ante fevereiro, de 85,4 para 82,9 pontos. Na comparação com março do ano passado, a queda foi de 22,7%. 
 
Os brasileiros estão preocupados tanto com a situação presente quanto com o futuro. “Aos fatores econômicos, como inflação e mercado de trabalho, soma-se a preocupação com a turbulência do ambiente político e com os riscos de abastecimento de água e energia”, afirmou, em nota, Aloisio Campelo, superintendente para ciclos econômicos da FGV/Ibre. 

A queda do ICC foi motivada principalmente pela piora das avaliações quanto ao presente. Entre fevereiro e março, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 5,6%, de 82,3 para 77,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,4%, ao passar de 87 para 85,8 pontos. Os dois índices estão nos níveis mínimos históricos. Considerando-se comparações com séries padronizadas, as expectativas estão em pior estado que as percepções sobre a situação atual: o IE está 3,4 desvios padrão abaixo da média histórica e o ISA, 2,9 desvios abaixo da média.

A maior pressão negativa para a queda do ISA veio do indicador que mede o grau de satisfação com a situação econômica atual, que também registra o menor patamar da série histórica pelo terceiro mês consecutivo. A proporção de consumidores afirmando que a situação da economia está boa caiu de 5,8%, em fevereiro, para 4,5% do total em março, enquanto a parcela dos que a consideram ruim aumentou de 71,6% para 77,6% no mesmo período.

Em relação ao futuro próximo, as expectativas também não são favoráveis. O indicador que mede o otimismo em relação à evolução da situação financeira da família nos seis meses seguintes apresentou recuo de 2,8%, para 114,1 pontos. A proporção de consumidores prevendo melhora da situação financeira caiu de 27,9% em fevereiro para 27% do total em março, enquanto o percentual dos que projetam piora aumentou de 10,5% para 12,9%. A edição de março da pesquisa coletou informações de 2.191 domicílios entre os dias 2 e 21 de março.

14 comentários

CORONEL

Os petralhas estão atônitos e batendo cabeça.Aquilo virou uma Torre de Babel, ninguém se entende mais.
Está aí circulando artigo do R.Falcão admitindo que o governo deles é uma merda.Lula outro dia concordou que o PT é uma merda.
Ainda vamos figurar no Guiness como o maior penico do mundo.

Reply

E hoje tem mais pressão: Renan Calheiros e Eduardo Cunha desarquivaram ontem um projeto de lei antigo que limita o número de ministérios a 20. Essa lei certamente teria que ser vetada por Dilma para preservar o que resta de sua base parlamentar em frangalhos.

Espertos, eles querem aproveitar um momento crítico, que exige sacrifício de todos, para descolar o PMDB da imagem de governismo, oportunismo e chantagem que já tem há décadas. Com o chapéu alheio, deixando Dilma com uma escolha de Sofia. Esses caras são profissionais!!!

Arrisca da matéria ser posta em votação ainda hoje, e se isso acontecer, é praticamente certo que terá aprovação, gerando um novo terremoto político para o lulopetismo. Seria bom ver o Sibá atacando o projeto na tribuna, para defender a manutenção dos 40 ministérios...

Resumo da ópera: não é só a rataiada do PT que abandona o navio que naufraga...

Reply

BRASIL não pode se equivaler a uma loja de 1,99 quebrada por Dilma!

Esta é administradora colocada por Lula votara com reeleição roubada!

Reply

CEL,

Sem clamor nas ruas não haverá mudança. Vejam o vídeo do JOE PATRIOTA no YouTube. Repito, sem clamor nas ruas não haverá mudanças.

Índio Tonto/SP

Reply

Coronel,
novamente vou fazer minhas previsões como fiz no início de 2014 que se confirmaram. Vamos fechar o ano com uma inflação de, no mínimo 10% e um PIB negativo de 2%.

Reply

Eu já faço parte daqueles que se tiverem oportunidade irão deixar o país. Vivi a minha infância toda e adolescência com o "dragão da inflação" e agora depois dos 40 ter que viver de novo com isso?Tenha paciência!!! O país está afundado entre políticos corruptos, militares melancia, ideais ultrapassados e querem que você deem a mão com eles e caia todo mundo do abismo como lemmings? E antes que alguém fale, sou patriota, é absurdo esse governo investir bilhões lá fora e somente milhões aqui e aliás quando o povo irá para ruas de novo?

Reply

OS DESERTORES DA MILICIAS COMUNISTAS DO PT-CUBA COMEÇAM DAR AS CARAS!
Eles sabem que após as manifestações do dia 12 de abril a vaca atolará de vez para o PT, pois o povo esta revoltado com seguidas chantagens, vigarices e estelionatos da quadrilha organizada.
Agora foi a vez da sacanagem nos funcionários dos Correios em seguida, os aposentados, e cada hora mais uma categoria para custear o AJUSTE FISCAL = ARROCHO NOS TRABALHADORES PARA SOBRAR MAIS DINHEIRO PARA O PT, CUBA ETC.
Parece que os petistas todos as horas que falam algo na tv, antes lustram o focinho com OLEO DE PEROBA para dar coragem para tanta cara de pau em justificar a parasitagem do partido nos cofres públicos.
Estão totalmente desacreditados, Lula, o chefão, e seu poste, Dilma!
Como disse o lutador Durinho: Pede para sair, Dilma!

Reply

Depois do ICC vamos divulgar o IKBRRg - Índice de Kgadas, Besteiras e Roubo do Redesgoverno.

Reply

Por Felipe M. Brasil, sobre o mesmo tema:

NÃO ADIANTA, DILMA. VACCARI JÁ TOSSIU

(...)

“A oposição brasileira renova a pergunta à presidente Dilma: ela mantém a confiança no sr. João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, que agora passou a ser formalmente réu na Operação Lava Jato?”, questionou Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, aludindo à pergunta do senador Aécio Neves na campanha eleitoral de 2014.

Acrescento: a presidente Dilma teme a retaliação de Vaccari se responder que não confia mais nele? Teme a retaliação da opinião pública se responder que confia? É esse o dilema imoral que faz o PT demorar tanto a expulsá-lo do partido? A propósito, presidente: o réu voltará ao quadro do PT mesmo se for condenado, como o tesoureiro Delúbio Soares voltou depois do mensalão?

Pois é. Se a oposição fizer o seu trabalho, Dilma não se blinda nem que a vaca tussa.

Vaccari já tossiu em cima dela.

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/

Reply

A senhora presidenta Dilma não manja que ela deve renunciar ao seu cargo? 0 seu governo perdeu a confiança dos eleitores dela do PT e dos demais. 0 bom senso recomenda que, para o bem do Brasil, ela deve renunciar.

Reply

A senhora presidenta Dilma não manja que ela deve renunciar ao seu cargo? 0 seu governo perdeu a confiança dos eleitores dela do PT e dos demais. 0 bom senso recomenda que, para o bem do Brasil, ela deve renunciar.

Reply

Deveria ter esse medo do "governo" Dilma-Antes das eleições.Agora é tarde.

Reply

Me revolto em saber que mesmo com todos os indícios da safadeza, antes mesmo do fim do primeiro mandato de Apedelta, esse mesmo povo reelegeu a turma trambiqueira por mais 3 mandatos e só agora está acordando.

Mas antes tarde do que nunca.

Reply

Finalmente!

O que acho pior é que esperamos tanto para elegermos nossa Angela Merckel... e vamos continuar esperando!

Reply