Aécio: o brasileiro está se apropriando do presente e ditando rumos do futuro.

Coluna publicada hoje por Aécio Neves, na Folha de São Paulo, intitulada "Os brasileiros" 

Após nove meses de ausência provocada pela campanha presidencial, agradeço à Folha o convite para retornar a este que é um dos mais importantes espaços da imprensa brasileira. Como já fiz antes, recebo esta responsabilidade como uma oportunidade para refletir sobre o Brasil, respeitando as diferenças de pensamento e os princípios democráticos, sem, no entanto, me omitir diante dos graves problemas que dominam o quadro político nacional. 

Certo é que, desde a minha última coluna, em junho de 2014, a nossa situação se agravou muito.Há hoje, dispersa, uma sensação preponderante de que o país vai mal e piora. São visíveis as contradições do governo central e seu crescente distanciamento da realidade.

Fatos consumados, como o aumento do preço da energia, da gasolina, de impostos e dos juros; o flagrante descrédito internacional; a inflação que torna mais custosa a sobrevivência; a precariedade dos serviços públicos, em especial da segurança e do atendimento à saúde, além da tentativa de, sem qualquer diálogo com a sociedade, cortar direitos dos trabalhadores --medida feita justamente pela presidente que disse que jamais o faria-- geram forte indignação e tornam o cenário ainda mais delicado.

A esta altura, o governo não tem respostas para suas próprias incoerências e vive grave paralisia diante das múltiplas crises --de gestão, econômica, política e ética. Ao final, são problemas demais e providências de menos, confirmando a ausência de rumo. A inquietação e o temor pelo futuro se traduzem no risco evidente da perda de conquistas importantes, como a estabilidade econômica e os avanços sociais. Está claro que as grandes causas nacionais foram deixadas pelo caminho.

As oposições no país têm consciência dos seus deveres, enormes e intransferíveis. Sabem que é crucial impedir que se fragilizem as instituições e que se coloquem em risco a democracia, a liberdade e os direitos de cada cidadão. Nunca as atenções estiveram tão voltadas para o mundo político, mas a verdade é que quem estiver olhando só para ele não terá uma visão completa da realidade.

Um outro protagonista está assumindo, cada dia mais, um papel relevante: o sentimento do povo brasileiro, que começa a transbordar nas conversas em casa, nas ruas, no trabalho. Ele reflete inquietude, que pode gerar mais participação e responsabilidade coletiva. Sinaliza a existência de um povo se apropriando do que lhe pertence: o seu presente e os rumos do seu futuro. Neste trecho de história, diante de tudo o que está acontecendo, essa é a melhor notícia.

AÉCIO NEVES, senador por Minas Gerais e presidente nacional do PSDB, escreve às segundas-feiras nesta coluna.

12 comentários

Coronel,

bom dia! Não sei se o Sr está censurando alguns comentários meus, ou se estão caindo no Spam, como já aconteceu.
Pode verificar o SPAM, por favor?
Grata,
Flor Lilás

Reply

"Sinaliza a existência de um povo se apropriando do que lhe pertence: o seu presente e os rumos do seu futuro. Neste trecho de história, diante de tudo o que está acontecendo, essa é a melhor notícia."
*
Sim, mas, por enquanto, a oposição não está sendo efetiva, prática, por isso tantos anos de petismo aniquilando o país. O que está esperando a oposição para impedir esse governo? Que a mídia cooptada mostre a insatisfação popular pedindo o impeachment de Dilma????? Mostre que dias 13 e 15 o povo em massa vai para as ruas contra o governo da lambança????
Não, não vai acontecer. Pelo contrário, vai abafar ou manipular os fatos o máximo que puder.
*

Estamos contando com o apoio real dos oposicionistas do Congresso Nacional ao movimento que está crescendo dia a dia.
*
E já estão articulando a candidatura de Mercadante para 2018.Urge, portanto, TIRAR O PT DO PODER E EXTINGUI-LO PARA SEMPRE DO CENÁRIO NACIONAL.

Reply

"Um governo sem principios ético-morais não passa de uma quadrilha de malfeitores" - Bento XVI.
Já pensou ser governado pelos amigos do PCC, das FARC e da bandidagem em geral, em detrimento do cidadão comum?

Reply

Então, por que a dita oposição não dá apoio oficial, nas ruas , ao clamor do povo contra o governo desastroso e desonesto que tem desmoralizado o Brasil e afligido as pessoas de bem? Da primeira vez FHC foi contra o impeachment de lula e agora novamente diz ser contra o de dilma. Muito estranho isso.

Reply

Eu quero oposição de fato, não o lado complementar da mesma moeda.

Reply

Eu quero a OPOSIÇÃO NA RUA junto com a população no dia 15/3!

Não adianta só ficarem escrevendo artigos,nem dando entrevistas, que o povão não lê, não ouve!

Não foi Aécio que disse que iria fazer uma oposição implacável???
Então, que venha para a RUA !!!

Os milhões que deram o voto a ele irão agradecer!


Chris/SP

Reply

Quando a oposição viu aqueles "brutamontes do PT em defesa da Ptebrás, dando porradas,eles "amarelaram,se acovardaram"!Vamos dar mais uma chance pra dilma, como demos pro lula e assim o PT se agiganta com combustivel da própria oposição!É, Coronel, com todo respeito, não tem como deixar de falar e criticar a oposição.

Reply

Uma boa coluna, pelo menos, no seu aspecto perceptivo.
Sim , o povo está mais ligado, graças às redes sociais.
O grande X da questão é que existem inúmeros políticos envolvidos e denunciados na Lava Jato. Conduzir o processo só para o lado das empreiteiras é um tiro no pé. Todos os envolvidos, doa a quem doer, independente de partido, devem pagar por seus erros. Isso seria o ideal para criar no país um clima de confiança e soerguimento.

Cavalaria Ligeira

Reply

Se a oposição tivesse uma posição mais clara,uma liderança firme,talvez o pt não tivesse tanto tempo no poder.Ainda hoje não percebo essa liderança.Sei que melhorou muito sua participação,mas cadê eles gritando:FORA DILMA,FORA LULA,FORA PT!!!Liderem o povo,estamos cheios desse pt!Se a dilmete cair agora ,lula não voltará.O pt vai ser destruído,O povo cansou das bravatas do lula,chega de suas mentiras,de seus postes que não deram certo!O povo tá com horror do pt!!Vamos Aécio,Apareça mais nas redes sociai,mande mensagens,lidere o movimento do dia 15 de março,trabalhe para que o interior também participe das manifestações!Convoque aqueles que estão cansados de tudo isso que tá acontecendo no Brasil!Vamos com tudo Aécio!!!

Reply

Chegou a hora de Aécio,e vários outros políticos de oposição mostrarem a quem representam de fato,A RUA È O MELHOR LUGAR,dia 15, a hora é agora.

Reply

oposição de m....
vá se juntar aos caminhoneiros, chame a população para o dia 15.
lembrem-se que até o patético suplicy foi dormir no carandiru e nas barracas do mst.

Reply

Falta VOTO VOTO VOTO à oposição NO CONGRESSO para impedir a dilma, Comandanta em Chefa das Forças Armadas, e entregar o governo ao michel temer. TEM DE SER NO VOTO !

Quanto a dormir na cadeia e dar moral para o mst, pra isso já existe o PT.

Reply