PSDB afirma que José Eduardo Cardozo não é ministro da Justiça, é advogado do PT.

(Do Instituto Teotônio Vilella, do PSDB, artigo intitulado "Advogado do diabo")  Já há algum tempo José Eduardo Cardozo tem se notabilizado menos pelo cargo que ocupa há mais de quatro anos no governo federal e mais por sua postura como militante partidário. O ministro da Justiça mais parece o advogado do PT.

Nas últimas semanas, claramente como parte de uma tentativa palaciana de se contrapor ao descrédito que ronda a presidente Dilma Rousseff, Cardozo deu entrevistas em série aos jornais. Quase nada disse sobre sua função como ministro da Justiça; muito falou como articulador político.

Agora, com a revelação de que recebeu em seu gabinete advogados de empresas envolvidas em desvios de recursos públicos investigados na Operação Lava Jato, o papel de Cardozo como advogado do diabo se consolida. Sua missão é defender o PT.

A história veio a público no fim de semana pela mais recente edição da revista Veja. O ministro recebeu representantes de pelo menos três empreiteiras: a UTC, a Camargo Correa e a Odebrecht. Os encontros foram omitidos da agenda oficial, depois negados e só finalmente confirmados depois que a história vazou na imprensa.

Transparência, aliás, não é o forte da gestão Cardozo no ministério. Segundo a Folha de S.Paulo, sua agenda pública disponibilizada na internet não informa quais foram as atividades executadas pelo ministro em 80 dos 217 de trabalho transcorridos desde que a Operação Lava Jato foi deflagrada, em 17 de março de 2014. O que ele fez nestes dias?

Importantes assuntos à espera de Cardozo, o Ministério da Justiça tem aos montes. Desde a campanha eleitoral, promete-se um pacote de projetos de lei para coibir a corrupção entre agentes públicos. Nada sai. Da mesma forma, anuncia-se maior participação da União no combate ao crime, mas rigorosamente nada acontece.

Cardozo preferiu dedicar seu tempo a arrostar a oposição, quando tentou calar as legítimas críticas que ela faz ao governo e caracterizá-las como um “terceiro turno”. Dedicou-se a fazer proselitismo político, quando buscou misturar a roubalheira de agora com supostos episódios do passado.

É gravíssimo que o ministro da Justiça tenha entabulado com os advogados dos suspeitos uma dobradinha para que seus clientes desistissem de contar o que sabem sobre o esquema corrupto na Petrobras – como, por exemplo, ensaiava o empreiteiro da UTC. E pior ainda que tenha deixado no ar que, passado o Carnaval, as investigações irão se virar contra a oposição, “aliviando as agruras dos suspeitos”, segundo a revista.

Se quer mesmo atuar como político, melhor José Eduardo Cardozo fará se deixar o cargo que ocupa e dedicar-se à atividade partidária. Causas não lhe faltam no PT, atolado em processos volumosos e cabeludos nos tribunais. O partido do petrolão e do mensalão manterá seu causídico e o país poderá voltar a contar, enfim, com um ministro da Justiça.

16 comentários

Demitido? Nunca. Se duvidar, vai ser é indicado ao STF

Reply

De adevegodo em adevogado o pt aparelhou tudo:
tofóli, que anda sumido, comandou a mais absurda apuração da história republicana: Nunca vi em lugar nenhum do mundo apuração secreta. Como advogado da União foi muito mais advogado do pt que do Brasil. E lá petista pensa no Brasil. O pesadelo desses malucos é a pátria grande.
levandoisque é outro, que anda sumido, agiu como causídico do pt, jogando para baixo do tapete, falcatruas descobertas na eleição de dilma em 2010.
teori, é uma vergonha. Fez o que fez e continua fazendo para proteger a rataiada.
Qto a cardoso, o porquinho da casa ou ministério de palha, além de misturar o público com o partidário, não sabe lidar com qualquer situação, de crises a regimes alimentar...argentino. É mais um trapalhão petista, a serviço dessa corja que, felizmente está para deixar poder no Brasil.
Deu para perceber que petistas, além de psicopatas, tem sérias e incontornáveis limitações intelectuais.
Sabe como é: Disse que não teve, depois disse que teve, emendando que não tratou de conflitos de interesses. Além de transgredir, mal sabe justificar a óbvia transgressão.
Quanto a dilma, aquela que é sem nunca ter sido, vai mais uma vez abusar da nossa paciência, como no caso da maria da graça, ficar enrolando, perdida, até que seus 2 neurônios destravem e, finalmente demitir o demissionário.
Marcos Pereira

Reply

CORONEL

Os escudeiros da quadrilha petista estão ativos em várias frentes.Querem fazer crer que a bandalheira toda deriva de uma imaginária batalha midiática, uma guerra de comunicação.E mais, que estão sendo vítimas de um ataque difamatório COORDENADO PELA OPOSIÇÃO, particularmente pelo PSDB!!!
Que sandice!! Que descaramento !!

Reply

CORONEL

No dizer dos valetes salafrários do PT.s inflação , recessão, a insegurança pública, as denúncias escabrosas, o déficit nas transações correntes, enfim tudo....é obra da oposição visando desgastar e inviabilizar o governo.
Pode um cinismo desses?

Reply

Coronel, deixo uma pergunta no ar: como tirar o pt do poder? pelas urnas, sabemos que não sera fácil, ja que eles compram antecipadamente os votos, com o bolsa família.. O que podemos fazer, se quem vai julgar essas pessoas, são todos ligados ao pt? No mensalão, todos que de uma forma ou outra, são ligados ao pt, ja estão soltos...Acho que estamos sem saída!

Reply

CORONEL

João Santana está novamente no comando das ações do governo.Querem governar o país no gogó. Só não dá certo com os agentes econômicos que não estão para ouvir conversa mole e fiada.

Reply

É triste estar cercada por tanta gente incompetente que nem ela.Fora Cardozo,breve a dilma vai estar junto de sua companhia!Quem sabe não fazem um curso no PRONATEC??!!Tem tudo pra dar certo pra conseguirem um novo emprego!Essa boquinha vai acabar se DEUS quiser!!

Reply

SOCIALISMO O MUERTE, né "ministro"?

Reply


Cardozinho ja foi nomeado como ministrinho para precarivar pro petezinho.

Reply

Coroné, ele tem minha procuração, para falar em meu nome sim, eu autorizei, Sr. Noblat.

Reply

E tem mais uma: um dos projetos ambiciosos deste cidadão é acabar com o "Direito Adquirido", cláusula pétrea da Constituição.

Reply

Se tudo está aparelhado, e está mesmo, como tirar o PT do poder é a pergunta que não se tem resposta!Forças militares.... esqueçam; eles não vão mais entrar nessa pra depois serem demonizados.Os mesmos bandidos que aí estão são os que queriam o poder em 64 para transformar o Brasil neste lixo que estamos vendo. E CONSEGUIRAM!Estamos pagando caro pois também de certa forma, não sejamos hipócritas, acreditamos em muitas mentiras espalhadas Brasil afora por essa esquerda radical asquerosa.Tanto é verdade que quando a gente fala pra muitas pessoas que o PT, o Lula e a Dilma afundaram o Brasil eles com lingua afiada retrucam no ato e dizem: com o PSDB, com o Aecio iria ser pior.Defendem os petralhas com unhas e dentes e perdem amizade.Essa que é a grande verdade.Então quero que se PHODAM!

Reply

Mas que gentalha rasteira. Povinho de sarjeta, nenhum deles tem classe, postura, ética, educação, competência, para ocupar cargo público.

Esse miistreco da justiça tem uma aparência de vendedor de jogo do bicho. Aliás, bicho é o que não falta nesse governo de trambiqueiros.

Reply

Vigarista trapaceiro, essa é a definição nua e crua desse ministrinho.

Reply

O redesgoverno de madamA satã é uma farsa total: tem uma presidente que não governa, um ministro da justiça que não é "justo", com uma ou duas ilhas (ministros) o resto, é resto mesmo, é bagaceira, é final de feira.

Reply