PGR apresenta denúncias da Lava Jato contra políticos depois do carnaval: janotinha ou janotaço?

(O Globo) O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedidos de abertura de inquérito contra parlamentares suspeitos de envolvimento nas fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras logo depois do Carnaval. As informações sobre a decisão do procurador-geral chegaram a pelo menos três ministros, dois do STF e um do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Janot deve pedir investigação sobre 42 fraudes narradas pelos ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef, ao longo das investigações da Operação Lava Jato.

Janot, que estava nos Estados Unidos, tem se recusado a tratar do assunto. Mas, antes disso, emitiu sinais a alguns ministros de que fará os pedidos de investigação antes do final deste mês. Os dados que darão base aos pedidos de investigação estão sendo coletados e sistematizados por uma força-tarefa criada em dezembro para dar agilidade aos procedimentos relacionados à Lava Jato no STF. Os procuradores estão trabalhando em ritmo intenso para atender aos prazos traçados inicialmente e apresentar o resultado ao procurador-geral em até duas semanas, segundo uma autoridade que acompanha o caso de perto.

A indefinição sobre os alvos prováveis dos inquéritos tem causado inquietação no Congresso Nacional e até no governo. Nas denúncias que fizeram sobre fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras, Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef teriam mencionado os nomes de 30 a 40 políticos, entre eles deputados, senadores e ex-governadores. São situações que podem ter forte impacto sobre a nova CPI da Petrobras, que a ser instalada depois do Carnaval, e também na agenda no Congresso Nacional. Costa e Youssef confessaram crimes e apontaram o envolvimento de políticos e empreiteiras com fraudes na Petrobras.

Além do relato sobre os casos específicos de corrupção, os dois se comprometeram a devolver aproximadamente R$ 130 milhões, soma de recursos mantidos em contas bancárias e bens adquiridos a partir de desvios na Petrobras. O Ministério Público Federal e a Polícia Federal terão também que acelerar as investigações da Lava Jato que estão sendo oficiadas pela 13ª Federal do Paraná. Segundo um ministro ouvido pelo GLOBO, são grandes as chances do STF mandar soltar executivos das empreiteiras e outros acusados que ainda estão presos na Superintendência da PF em Curitiba.

— Se o STF rejeitou a prisão do Duque (Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras) por que manteria os outros detidos ? — disse um dos ministros que participou da sessão sobre o pedido de prisão de Duque na terça-feira.

7 comentários

Coronel!

Só espero que não seja JanoPT...

Reply



É já-not, se fosse no "esteites" juiz nenhum pularia carnaval mas né, viu, "tamus nu Brasir".

E o Pizzo oh Corona, pegaram o menino. Ah, mas este é corruPTo puro sangue. Não entrega seus comparsas, ou, vai?.!!!. "Qué +"?
Passo o carná em Sampa mismo. Capisco? Valeu o off...,!!!,.

Reply

Esse Sr.Janot,nãó inspira confiança,não será novidade se o chefão e a sub chefe saírem novamente ilesos em mais essa roubalheira.


Túlio Xavier

Reply

Peço a Deus que o Sr procurador Rodrigo Janot seja uma surpresa positiva no desenrolar dessa imundice que acaba com o pouco de credibilidade que ainda poderiam existir neste país .

Reply

Je préfère qu'il soit Janot. Ou:"Je suis Janot."

Radical Livre

Reply

o que livra a cara do lulla, deve ser janotinha!!!!!

Reply

cel,

JANOTINHA, quer apostar?

Reply