Oposição deve protocolar nova CPI da Petrobras até sexta.

 
(Estadão) A oposição deu início ao processo de coleta de assinaturas para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobrás. PSDB e PPS já conseguiram 64 assinaturas e pretendem formalizar o requerimento ainda nesta semana. 

Na proposta elaborada pelo PSDB, a qual o Broadcast Político teve acesso, a nova CPMI terá como foco a investigação das irregularidades ocorridas na estatal entre 2005 e 2015 e relacionadas à construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). No texto, os tucanos incluíram como alvo da apuração os indícios de irregularidades na constituição e operação da Transportadora Gasene S/A e de superfaturamento na construção do trecho 3. Outro ponto sugerido pelo PSDB é a suposta irregularidade na operação da companhia Sete Brasil e as denúncias envolvendo a venda de ativos da Petrobrás na África. 

Para ser instalada, uma comissão mista precisa da assinatura de pelo menos 171 deputados e o apoio de, no mínimo, 27 senadores. Com a derrota do Palácio do Planalto na eleição da presidência da Câmara, a oposição quer aproveitar o momento desfavorável que o governo enfrenta no Congresso para emplacar não só a CPI da Petrobrás, como as do BNDES, do setor elétrico e dos fundos de pensão.  

As bancadas aproveitaram a posse no domingo, quando a Câmara conseguiu reunir seus 513 parlamentares, para recolher as assinaturas. DEM e PSB também coletarão assinaturas. "Vou assinar todas as CPIs e vou querer participar de todas", disse o candidato derrotado à presidência da Câmara, Júlio Delgado (PSB-MG). 

No primeiro dia de trabalho, as bancadas do PSDB e PPS reuniram seus parlamentares para traçar a estratégia de atuação neste ano. O PPS ofereceu uma palestra para seus deputados sobre o cenário econômico. Já os tucanos discutiram os temas que pautarão o Congresso nos próximos dias, entre eles as mudanças nos benefícios trabalhistas e previdenciários.

4 comentários

sugestao p salvar o Brasil: eh evidente q dilma nao serve p coisa alguma, a nao ser p conservar a cadeira de lula................sugiro q qlr meio de transporte p Brasilia seja GRATIS!onibus,aviao,van,carroça, jumento, tudo de graça p levar o povo aa luta............eh a TOMADA DE BRASILIA ou a transformaçao do Brasil num paiseco africano.

Reply

Espero que cheguem logo na jugular do pete. O Petrolão será a última metida de mão no dinheiro do povo.

Reply

O PT era um partido que quando era oposição sempre jogou no quanto pior, melhor. Sempre foi e
é contra tudo que presta, logo
é um governo de tudo que não presta. Agora a pergunta: o povo
brasileiro, até os bolsa familia vão ficar nervosinhos com os
petralhas quando, qual será a
gota d'água?

Reply

Simples, Brasil nas ruas liderado pela oposição pedindo o justo impedimento.
QUE SE RESTABELEÇA A ORDEM E O PROGRESSO DA NOSSA BANDEIRA BRASILEIRA.Enquanto ela não muda de modelo...

Reply