Juízes endossam manifestações de Joaquim Barbosa e Sérgio Moro: houve interferência indevida de Cardozo e advogados na Lava Jato.

(Do site da AMB) Preocupado com a pressão política que parece se intensificar sobre as investigações da Operação Lava Jato, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa, encaminhou hoje (19) um pedido de audiência ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Costa deverá propor uma varredura na gestão das empreiteiras citadas.

“O Judiciário precisa conduzir esse processo e avançar com independência no combate à corrupção e à impunidade. A Operação Lava Jato trouxe fortes indícios de que muitas dessas empreiteiras que estão sendo investigadas atuam como verdadeiras organizações criminosas cartelizadas que estão saqueando os cofres públicos há anos. É necessário que o Executivo promova uma investigação profunda, além das denúncias da Petrobras”, defende.

Costa avalia, ainda, a postura dos advogados de defesa dos acusados na Operação, ao solicitarem audiência com ministro. “É fundamental para a democracia que os advogados atuem na amplitude das suas prerrogativas, de forma incondicional. Porém, estas mesmas garantias devem ser exercidas dentro de um conceito radicalmente republicano. Neste caso específico, a conduta dos advogados induz em uma atuação voltada para pressionar o uso do poder político sobre o Judiciário”, afirma.

O presidente da AMB defende o Poder Judiciário como instância para o exercício da ampla defesa, já devidamente estruturado para recepcionar todo e qualquer pleito em relação ao caso. “Para cada decisão da Justiça, contamos com infindáveis recursos. O que não podemos admitir é a tentativa de pressionar o Poder Judiciário e os juízes que atuam no processo, muito menos qualquer conduta que tente desqualificar o magistrado que preside as investigações em questão”, alerta Costa.

Espera-se que o encontro entre o presidente da AMB e o ministro Cardozo seja confirmado para a próxima semana, em Brasília.

24 comentários

Foi boa a posiçao da Associaçao, no entanto, foi rigoroso sobre as empresas e falou como se nao existisse politicos comandando as propinas.

Reply

Se for a favor da lava-jato consequentemente a favor do juiz Sergio Moro , do MPF e PF e de quem mais estiver ajudando a passar o país a limpo é bem vindo toda e qualquer nota principalmente se for de uma associação de magistrados .

Reply

Para não ser desvirtuado e utilizado para propósitos escusos, esse encontro tem que ser acompanhado pela imprensa. Não há nada de confidencial a ser tratado aí. É de interesse público e deve atender ao princípio da publicidade que norteia a administração pública, o qual é um dos pilares do art. 37 da Constituição Federal.

Todo cuidado é pouco. A AMB também não é lá livre de escorregões. Pode ser até melhorzinha que a OAB, mas repito: todo cuidado é pouco. Encontros a portas fechadas só servem aos marginais do poder.

Mariana

Reply

Covardão Pig Cardoso NÃO vai marcar o encontro, vai por mim q como todo esquerda "coração valente" vai se acovardar e fugir do embate. Só são corajosos via fraude, mentiras e com multidao de sindicalistas trouxas entre eles e o campo de batalha!

Reply

e agenda? não tem nem agenda, nem tempo afinal tem muitas empreiteiras pra atender.

Reply

e agenda? não tem nem agenda, nem tempo afinal tem muitas empreiteiras pra atender.

Reply

Tem que pedir a demissão de Cardozo.

Reply

Esse encontro só é aceitável se for aberto, nada de sigilo, de portas fechadas, segredo de justiça e bla bla bla

Aplausos à AMB, todo apoio que vier no combate a essa quadrilha que tomou o poder, é benvinda e louvável.

Hoje não dá pra confiar nem no Papa, que dirá em qualquer ocupaste de cargo público, políticos ou togados brasileiros. Esse Ministro da Justiça descarado envergonha o povo brasileiro.

Esse Brasil está um antro de corrupção, criminalidade, quadrilhas, bandidos locupletados em cargos públicos, e muito mais.

Nessa empreitada, esperamos que a AMB use de transparência e dê a devida satisfação aos brasileiros sobre essa situação de descalabro em que o PT colocou o Brasil e sobre esse ministrinho da justiça, de meia tigela.

Reply

Espera-se que na próxima semana em Brasília já haja um ministro digno desse cargo, e não um estafeta dos petralhas.

Reply

Esses petralhas acham que podem fazer qualquer coisa, nem sabem o que é ético e justo. Confundem um cargo delegado pelo povo com o direito de fazer o que bem entendem. Fora daí, mau exemplo.

Reply

Ele está livrando a cara da Petrobrás e jogando tudo sobre as empresas. Diante disso, todos os diretores deveriam fazer delação premiada.

Reply

Cel,

O sr. Costa não está enxergando? O ministrinho da justiça do Brasil faz parte do bando que saqueia, trapaceia, vigariceia este povo já sofrido. Portanto o ministrinho esta tentando salvar a propria pele.

Reply

Será que os juízes irão acordar e perceber que estamos à poucos passos de ver o Brasil se transformar em uma Bolívia?

Reply

brasileiros sao um bando de bu@%@ mole!

dia 15 de março pra protestar?um mês????? NAO TEM QUE MARCAR NAO.

voces parem de esperar esses movimentos que so sabem arrecadar dinheiro e ficar de fofoquinha um querendo derrubar o outro.

vao todos os dias como fazem os estrangeiros.

gritem,façam valer a sua voz!!!!!

infelizmente vivo fora desde que o pt ganhou,se estivesse aí eu estaria gritando :

OCUPAR BRASILIAAAA!!!!!!!!!

Reply

Muito bem, Senhor presidente da AMB!
É preciso defender o poder judiciário, que vem sofrendo interferências políticas. Isso não está certo e pode nos levar ao bolivarianismo, que o povo não deseja.

Reply

Para um governo comunista para o qual não existe a verdade, mas atendimento aos interesses do partido; não tem como a ética-moral senão o oportunismo; todos os meios justificam os fins, sendo das mesmas ideologias básicas dos nazistas e fascistas, que esperar dessa turma de chantagistas senão patifarias e na cara deles só desonestidade?

Reply

Coronel,

OFF - "Dize-me com quem andas, que te direi quem és".

Ali no twitter temos Dna Dilma com Maduro.
Dilma não cairá de madura!! Cairá de PODRE!

Ainda na mesma linha contra o bolivarianismo:
Je suis Leopoldo Lopez!
Je suis Antonio Ledezma!

De repente 20 homens da polícia bolivariana de Maduro invadiram o local onde Antonio Ledezma estava, espancaram-no e o levaram para algum lugar totalmente desconhecido.

Brasileiros - abram os olhos!
Estamos a passos largos!
Estão querendo venezuelar o Brasil! Basta ver o comportamento espúrio do ministro da justiça, assim mesmo, com letras tão minúsculas quanto sua estatura moral.

Todos odiamos os argentinos quando se tarta de futebol, mas temos que aprender muito com eles quando se trata de política!
Ontem, sob chuva pesada, 450 mil argentinos - quatrocentos e cinquenta mil !!- foram às ruas protestar contra o assassinato de Nisman. Estão inconformados com essa violência que encobre a ditadora Cristina - a louca. Cristina fez um trato acobertando iranianos terroristas que mataram judeus para obter trocas comerciais!

Maduro e Cristina são AMIGOS de Dna Dima. Diz o ditado...

Flor Lilás

Reply

O porcão Cardoso cada vez mais enrolado. Na minha visão aqui da planície, para picareta ao senhor só falta o cabo.

Reply

Tem é que varrer esse ministro da justiça dali. Quantas explicações já deu sobre o seu encontro com os advogados dos corruptores, menos a verdadeira, a que já sabemos.

Reply

E a AJUFE, hein?
Com o que a associação concorda?
Seu presidente, nem um pio pró colega e justiça federal; um caso desta magnitude exige postura clara.

Reply
MANO DE FABIANO - SANHARÓ PE mod

Como os advogados das Empreiteiras já perceberam que não obtém êxito de seus pleitos junto ao juiz Moro, que este não cede a seus argumentos descabidos, resolvem tomar o atalho da política. O j uiz está correto, essas atitudes são intoleráveis e devem ser repudiadas pela população, que deve apoiá-lo. Cada novo escândalo do P T , graças a Deus, temos alguém saindo em defesa da justiça. Do mensalão I , foi o Joaquim Barbosa agora é a vez do juiz Moro.
Mas, afinal, se o Ministro não tem nada a esconder, por que não vem a público e esclarecer quais os assuntos que foram tratados nestas reuniões? Por que tais encontros não constaram da pauta oficial? Ministro, preste estes esclarecimentos a Nação e resolva a questão! Que não deve não teme! O que não dá é ficar contando estorinhas pra boi dormir! Chega de baboseiras Ministro!

Reply

Para ....Flor Lilás
20 de fevereiro de 2015 07:18

Dilma é amiga de Maduro e de muitos outros ditadores assassinos por aí afora, que praticam torturas, espancamentos, prisões etc.

E depois a Dilma e sua corja tem o desplante de criar uma Comissão da Verdade para descobrir e punir torturas ocorridas no Brasil na época do governo militar!

Que estranho, ela quer punir os militares do Brasil, mas dá apoio aos amigos torturadores bolivarianos de hoje em dia!
DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS! Não é mesmo Pedro Dallari? o relator da Comissão da Verdade!

Reply

Fala que vai ter carnaval dia 15 em s.paulo e milhoes lotam as ruas! Unico jeito!

Reply

Coronel, sou advogado e estou abismado com a subserviência da OAB. O país está caindo aos pedaços e uma organização, até então, ilibada e imparcial, toma partido de um grupo golpista, contra o posicionamento da maioria de seus filiados, diga-se de passagem.

Reply