"Interferência política intolerável": Moro critica conluio entre ministro da Justiça do PT e advogados de empreiteiros corruptos.

(Folha) O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, afirmou em decisão desta quarta-feira (18) que é "intolerável" a iniciativa de advogados de empreiteiras de se reunirem com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para "obter interferência política" e endossou as críticas feitas pelo ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa ao episódio. 

A argumentação foi feita por Moro para justificar uma nova ordem de prisão preventiva contra os empreiteiros Ricardo Pessoa (UTC), Eduardo Hermelino Leite (Camargo Corrêa), Dalton Avancini (Camargo Corrêa) e João Auler (Camargo Corrêa), sob o entendimento de que as empreiteiras têm tentado interferir nas investigações. 

Cardozo teve reuniões com advogados da UTC, da Camargo Corrêa e da Odebrecht nos últimos meses, empreiteiras alvo das investigações da Lava Jato. O fato foi criticado por Joaquim Barbosa, que pediu a demissão do ministro. Formalmente, a Polícia Federal, que conduz as investigações da Lava Jato, é subordinada ao ministro. 

Moro citou as notícias sobre os encontros de Cardozo para também fazer críticas ao episódio. Afirmou que a prisão dos executivos deve ser discutida "nos autos" e que não há qualquer empecilho para que ele mesmo receba os advogados constituídos, o que, segundo o juiz, ele faz "quase cotidianamente". 

"Intolerável, porém, que emissários dos dirigentes presos e das empreiteiras pretendam discutir o processo judicial e as decisões judiciais com autoridades políticas", afirmou o juiz. E continuou: "Mais estranho ainda é que participem desse encontros, a fiar-se nas notícias, políticos e advogados sem procuração nos autos das ações penais". 

Moro ressaltou ainda que Cardozo não é responsável pelas investigações, não fazendo diferença reunir-se com ele. "Não socorre os acusados e as empreiteiras o fato da autoridade política em questão ser o ministro da Justiça. Apesar da Polícia Federal, órgão responsável pela investigação, estar vinculada ao ministério, o ministro da Justiça não é o responsável pelas ações de investigações".

O juiz classificou o episódio de "indevida, embora mal sucedida, tentativa dos acusados e das empreiteiras de obter uma interferência política" e afirmou que Barbosa "bem definiu a questão" ao dizer que, se você é advogado em um processo, deve recorrer ao juiz, "nunca a políticos". 

Moro, porém, evitou criticar diretamente Cardozo, afirmando que não há prova de que ele tenha se disposto a atender às solicitações das empreiteiras. "Sequer é crível que se dispusesse a interferir indevidamente no processo judicial e na regular e imparcial aplicação da Justiça", escreveu o juiz da Lava Jato.

35 comentários

Parabéns !!!!!!

Reply

Parabéns pelo Blog. Felizmente ainda há pessoas neste país com o Juiz Sergio Moro. Já tinha feito comentários em http://bit.ly/1EgIzxK

Reply

Permissão Coronel.
Apesar de toda a educação, formalidade e respeito, manifestadas pelo Meritíssimo Moro, "aliviando" para o Exmo. Sr. Ministro, é uma falta de vergonha, uma autoridade trocar figurinhas com os advogados de defesa dos presumíveis corruptos, isso é indigno para um Ministro de Estado.

Reply

Coronel,

O juiz Sérgio Moro já percebeu faz muito tempo que esta turma toda LULLA, DILMA, ministros fazem parte todos da mesma quadrilha cujo objetivo principal é saquear o país.

Reply

O que esse ministro 'bostelho" tenta é tumultuar, confundir, chamar a atenção e intimidar adversários, como se ele fosse pessoas com prestígio e competência para mudar os rumos do processo já vitorioso.

Já o Barroso prevarica e permite que João Paulo saia da prisão e vá cumprir pena do mensalão em casa. Que pouca vergonha! Quanto será que pagaram por essa decisão favorável que alivia o mensaleiro ladrão do povo brasileiro??

Reply

Cada vez admiro mais o juiz Sérgio Moro e o ex- ministro Joaquim Barbosa. E como eu, milhões de brasileiros. Não sei nem como agradecer a esses dois, simplesmente por existirem.

Obrigada a você também, Coronel, pela dignidade e luta diária que faz contra essa corja de assaltantes que, em breve, vai se ferrar.

Mariana

Reply

Coronel,

até o vermelho Boechat da Band criticou a ação de Garbozo Porcão!

A coisa está realmente séria.

Flor Lilás

Reply

segue em frente que os brasileiros honesto está contigo,cadeia neles,e nao tenha medo este PT ao é de nada eu conheço estes caras,bota firme que eles correm.

Reply

Parabéns ao Juiz Sergio Moro.

Isto prova que ainda há juízes no Brasil!


Chris/SP

Reply

CORONEL

A segurança é hoje uma das maiores preocupações da população.A pasta da Justiça, ao que tudo indica, está vaga.
O ministro está ocupado em defender outros bandidos.

Reply

CORONEL

O comportamento do porcão foi deplorável,indecente,imoral,desrespeitoso,atrevido,indecoroso...Enfim, asqueroso. Declinou com isso a posição do governo diante do descalabro.A posição é do governo dado que agiu na condição de ministro.
DILMA ESTÁ OBRIGADA A DESAUTORIZÁ-LO PUBLICAMENTE OU ESTARÁ RATIFICANDO ESSA INDECÊNCIA.

Reply

CORONEL

Nas próximas manifestações da população
é fundamental O APOIO AO TRABALHO DO MPF E DO JUIZ MORO. O sucesso da Lava Jato está fortemente condicionado ao respaldo popular.O apoio da população pode inibir alguns petistas togados fortemente inclinados a produzir outros Genoinos,Dirceus, Delúbios...TODOS NO ACONCHEGO DO LAR, NO DESFRUTE!!!

Reply

A casa do ministro vai cair.... http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2015/02/escuta-mostra-que-executivos-foram-alertados-vesperas-da-lava-jato.html

Reply

Grata a Moro e Joaquim Barbosa, grandes heróis Brasileiros, honestos e corajosos, incansáveis! O Brasil precisa de homens assim!

Reply

Alô Coronel, se estiver TUDO dominado: STF, Congresso, Justiça e não houver solução pelo meio democrático, olha o aviso: https://www.youtube.com/watch?v=QZ4ojr9ay4Y

Petralhas, tremeis...

Reafirmo: falta de água, falta de luz, recessão, aumento da violência (e olha como já está), escândalos da Caixa Econômica com o MCMV e do BNDES e quem sabe o povo saia desse "Deitado Eternamente"

Reply

Esta ai um Juiz que deve servir como paradigma da magistratura. Lamewntável é saber que o STF,submisso e comprometido com o PT, é que irá julgar a maioria dos envolvidos no esquema. Esse mesmo STF que com a nova composição conseguiu diminuir as penas dos envolvidos no mensalão.

Reply

Karaka o Dr, Moro é pHoda, dá nas patas dos peralhas; Chama o Joaquinzâo para sua trincheira a e vâmo que vâmo.

Reply

Cada dia que passa, o juiz moro cria uma esperança em mim, que o Brasil ainda tem chance de dar certo honestamente, sem trapaças, sem mentiras, sem dissimulação, sem vigarice, etc. Que afunde o país no fundo do poço, mas que tenhamos um recomeço, limpo, honesto, confiável, com energia positiva, para o futuro de nossos filhos viver com dignidade.

PAÍS RICO É PAÍS DE GOVERNANTES HONESTOS.

Reply

O povo tem que reagir, panelaço contra o Cardozão!

Reply

"CARDOZO, O MINISTRO DA JUSTIÇA DO PT, É FIGURA DE DESTAQUE E ORADOR EM REUNIÃO DO FORO DE SÃO PAULO, A ORGANIZAÇÃO ESQUERDISTA RADICAL FUNDADA POR LULA E FIDEL CASTRO."

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/02/cardozo-o-ministro-da-justica-do-pt-e.html

"A solidariedade a Cuba companheiros nessa hora é mais importante ..estaremos juntos não nos vencerão até a Vitória Final" (Ministro da Justiça Cardozo)

De que vitória esse cara está falando?????

"Condolências e solidariedade para com as Farc pela morte do comandante Marulanda"

Até que ponto o Brasil chegou...

Reply

Coronel,

extra! extra!

acaba de dar na CBN que o Juiz Sergio Moro mandou fazer escutas telefônicas:
ficou registrado que blindaram a CPI da Petrobrás para não convocar um dos bandidos. São tantos que até esqueci o nome!!

Coronel, desculpe a notícia pela metade, mas é uma bomba fantástica, a nosso favor, pois envolve um atual ministro da Dna Dilma - esqueci qual também!

Flor Lilás

Reply

Bravos, Senhor Juiz Sérgio Moro! No dia 15/03, levaremos cartazes em apoio ao Sr. e à operação Lava Jato.

Reply

Coronel,

para refrescar a memória, Aluizio Amorim nos presenteou com este youtube:

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/02/cardozo-o-ministro-da-justica-do-pt-e.html


Flor Lilás

Reply

Coronel,

Imbecil-Petralha-Kennedy-Alencar atacando o Juiz Sérgio Moro dizendo que ele está errado.

Impressionante a falta de vergonha na cara desse projeto de repórter!!

CALA A BOCA KENNEDY PETRALHA ALENCAR!

Blindador-mor de petralha através de comentários na CBN, pergunto: quanto será que essa cara ganha? Ou será que até a alma dele é vermelha?

Flor Lilás

Reply

Cardoso vive ultrapassando os limites não é de hoje e como diz o ditado que quem procura acha, agora ele encontrou um muro pela frente, alguém disposto a colocar o cretino em seu devido lugar.
Eu sou Sérgio Moro.
Eu sou Lava Jato.
Eu sou MPF.
Eu sou Polícia Federal.

Reply

conluio, que só "os brasileiros honestos" podem ver, conforme declaração do ministro joaquim barbosa. já os blogs do esgoto petista viram golpe, nas palavras do ministro. aliás, enxergam golpe em tudo. menos no caos que colocaram o país.

Reply

Resumindo:o juiz responsável pelo Lava Jato é Sérgio Moro e acabou.Cardoso é que cuide de suas atribuições e pare de se meter onde não tem condições de resolver nada.A Justiça tem que estar acima de qualquer cidadão.

Reply

Cara Flor Lilás:

O vídeo que o amigo Aluizio pubica em seu blog foi postado aqui em julho de 2010:

http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2010/07/para-dois-petistas-que-querem-processar.html

É que às vezes as pessoas me criticam que não discuto Foro de São Paulo. Quando foi tema, discuti. Só não explico o mundo por intermédio dele.

Um abraço

Coronel

Reply

O Advogado tem inúmeras possibilidades legais para defender seus clientes. Nenhuma dessa possibilidade tem algo a ver com o Ministério da Justiça.

Reply

Querido Coronel,

grata por mostrar o que postou naquela época.

Aproveitei o post de hoje do Aluizio Amorim que colocou lá de novo para mostrar que esse ministro é um dos mais vermelhos de toda a CanalhaPetralha!!

Abraço Coronel!

Flor Lilás


Reply


O BRASIL ESTÁ COM SÉRGIO MORO!!!

Reply

Essa atitude do ministro e, tambem, a posiçao do governo? se Dilma nao o desautorizar, esta' frita. E tem escuta telefonica mostrando a relaçao grave entre poder politico e empreiteiras. Milhoes de brasileiros estao ao lado do juiz Moro e dos procuradores do ministerio publico, alem da PF. Que nao ousem melar essa que e' a mais seria operacao a favor da decencia do Brasil em todos os tempos, mesmo contra o interesse do planalto, envolvido ate' o pescoço nas maracutaias.

Reply


Explicando:

Flor Lilás

19 de fevereiro de 2015 09:00

Não tenha dúvida, o "elemento" é vermelho por dentro, por fora e na sombra.

Kennedy Alencar foi assessor de imprensa de Luiz Inácio Lula da Silva, antes disso, se dedicou em sua campanha para presidente e continua fazendo o serviço sujo.
Quanto ganha? Tenho certeza que muito mais do que vale como pessoa.

Saudações

Atentus

Reply

Querida Mariana 18 de fevereiro de 2015 21:47

que Deus a ouça e todos os anjos digam amém!

Abraço,
Flor Lilás

Reply

Caro Atentus, 19 de fevereiro de 2015 17:28

grata!

Flor Lilás

Reply