Depois de mentir o tempo inteiro, Graça Foster falou a verdade e foi demitida pela "amiga" Dilma.

 
(O Globo) Boatos sobre a saída de Graça Foster da presidência já circulavam nos corredores da Petrobras na manhã de terça-feira, antes de a decisão de Dilma ser confirmada. Com Graça em Brasília, a diretoria da estatal se refugiou nos gabinetes, deixando os subordinados sem informações. Nos corredores, a queda de Graça foi atribuída à estimativa de prejuízos de R$ 88 bilhões no balanço da semana passada. O número desagradou ao governo porque foi considerado superestimado até pelos técnicos da empresa.

O ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli endossou essas críticas. Em entrevista ao jornal “Valor Econômico” na segunda-feira, ele criticou essa contabilidade. Para ele, é impossível separar, nas demonstrações contábeis da Petrobras, o custo da corrupção de outros fatores de depreciação de investimentos, como câmbio, preço do petróleo e alterações nas condições de mercado. “Tem uma série de coisas misturadas aí nesses números”, disse Gabrielli.

Colaborou para o clima de informações desencontradas a licença do gerente executivo do Departamento Jurídico da Petrobras, Nilton Maia, na segunda-feira. Uma fonte disse ao GLOBO que ele foi afastado do cargo, mas a Petrobras informou que ele pediu para tirar férias atrasadas para um tratamento de saúde. Nos últimos meses, Maia era um dos responsáveis pelas Comissões Internas de Apuração (CIAs) abertas pela estatal para investigas denúncias de corrupção da Lava-Jato.

Quase um ano após o início da Operação Lava-Jato, que revelou um esquema de corrupção na Petrobras, a presidente Dilma Rousseff decidiu afastar Maria das Graças Foster do comando da estatal. Ela e todos os diretores da companhia deverão deixar os cargos em março, quando será apresentado ao Conselho de Administração o balanço financeiro referente a 2014. Apesar dos conselhos de aliados e auxiliares — como o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante —, Dilma se recusava a abrir mão de Graça, considerada uma indicação de sua cota pessoal para presidir a Petrobras em 2012.

A decisão de substituir Graça teria sido tomada semana passada, em reunião do conselho político do governo, no Palácio da Alvorada, quando Dilma mudou de opinião. No entanto, só ontem a informação foi admitida por auxiliares da presidente. Ela combinou com Graça, que já havia posto o cargo à disposição duas vezes, que a executiva permaneceria no posto para assinar o balanço. Isso porque nenhum novato aceitaria neste momento se responsabilizar pelas contas da companhia. A empresa de auditoria externa, PwC, recusa-se a avalizar as contas da estatal por causa da dificuldade de a empresa calcular as perdas com o superfaturamento de investimentos. Até políticos e técnicos ligados ao PT com perfil para o cargo resistem às sondagens.

A substituição da diretoria foi detalhada ontem à tarde em uma reunião de Graça com Dilma no Palácio do Planalto. A data da substituição pode ser antecipada, segundo um interlocutor da presidente, se Graça alegar desgaste físico e emocional. Ela vem dando sinais de estresse causado pela série de problemas na estatal. Nesse cenário, assumiria a presidência um interino que esteja hoje na direção da empresa.

Tentativa de recuperar credibilidade
Ano passado, Graça tomou iniciativas para se credenciar como responsável por recuperar a credibilidade da estatal. Determinou investigações internas e criou uma Diretoria de Governança, Risco e Conformidade para coibir irregularidades, sem sucesso. Ao pedir a prisão do ex-diretor Nestor Cerveró, em janeiro, o Ministério Público Federal afirmou que “não há indicativos de que o esquema criminoso foi estancado”. Os procuradores afirmaram ter notícias de propinas pagas por empresas a diretores da Petrobras em 2014.

Embora as denúncias de corrupção na Petrobras investigadas na Operação Lava-Jato tenham ocorrido na gestão de José Sérgio Gabrielli, Graça integrava a diretoria da estatal desde 2007 e participou de decisões tomadas na gestão do antecessor. A situação dela ficou mais delicada quando a geóloga Venina Velosa da Fonseca, ex-gerente executiva da Diretoria de Abastecimento, revelou e-mails que teria enviado a Graça entre 2009 e 2011, nos quais relata irregularidades em contratos que eram de responsabilidade do ex-diretor Paulo Roberto Costa. Graça levou quatro dias para responder claramente às acusações de Venina, argumentando que as mensagens “não explicitaram” irregularidades.

Ontem, no aeroporto de Brasília, ao embarcar para o Rio após reunião no Planalto, Graça foi lacônica ao ser indagada pelo GLOBO se deixaria a estatal. Não respondeu e apenas sorriu. — A reunião foi boa, como sempre — disse. À tarde, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Thomas Traumann, disse que a reunião durou quase duas horas. Questionado se Graça continuaria à frente da Petrobras em 2015, respondeu apenas: — O que posso dizer é que essa questão não foi decidida na reunião entre ela e Graça Foster.

À noite, a secretaria informou que não comentaria o assunto. Nas próximas semanas, Dilma precisará encontrar um nome de peso que aceite assumir o comando da Petrobras neste momento. Isso vale também para a composição do Conselho de Administração, que Dilma quer preencher com nomes respeitados pelo mercado. Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, do Planejamento, Nelson Barbosa, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, além de Mercadante, foram incumbidos de buscar esses nomes.

11 comentários

O que é que Dilma ganhou com essa demora em demitir a Graça? Exceto confirmar que sua teimosia é ciclópica, nada.

Reply

Coronel,
qual será o homem de "bem" que dará seu nome para limpar a barra da presidAnta e fazer parte desse governo corrupto e incompetente.

Reply

A lama precisa bater na porta do criador e criatura!

Eles fazem parte da cúpula que liquidou a Petrobrás!

Ou será que não bastam todas as evidências até aqui demonstradas?

Que seja aplicado o Art. 85, inciso 5º da CF ! Impeachment já!


Chris/SP

Reply

O mais engraçado é que nem petistas e técnicos ligados aos partido querem assumir essa porcaria. Quem diria, hem? Vamos lá, petralhada, coragem!

Reply

Pois é...

E a devolução do dinheiro?

E a cadeia para os larápios?

E esse mau costume de roubar e não haver punição?

E a falta de vergonha na cara?

E...

Reply

Quem será o louco que vai entrar numa fria dessas?

Reply

Coronel

Foi jogo de cena da quadrilha pra ver se salva um pouquinho a imagem da Dilma - aquela de caçadora de corruptos e demolidora da corrupção.

Dilma não demitiu ninguém, foi tudo combinado. Acaba de sair notícia de que Graça e diretoria RENUNCIARAM aos cargos de presidente e diretores na PTroubrás, o que é bem diferente. Demitido perde tudo, sendo por justa causa. E não daria pra engolir a alegação de que não tinha sido por este motivo, depois de tudo que se vê e ouve.

Graça Foster continua sendo "amiga", aquela amigona que vai esconder tudo quanto puder e não puder.

Mariana

Reply

Pela primeira vez ela falou a verdade e aí foi demitida !
Esse é o padrão moral do (des) governo Dilma.

Reply

Tem um que topa facil facil: Paulo Maluf....Fui

Reply

Quantos petralhas tem no Brasil?
Todo mundo sabe que petralha é ladrão, muitos deles ladrões e burros. Será que não tem NENHUM PETRALHA que tenha peito de assumir a presidência da Petrobras? Vamos lá, petralhas,
senão além de ladrões serão
também chamados de cagões.

Reply

Esqueçam. Enquanto não privatizarem a pétubrais, vai ser tudo jogo de cena. Nada vai mudar.

Reply