Pasadena: cerco se fecha e Gabrielli acusa Dilma em fraude de R$ 2,1 bilhões.


Dilma e Gabrielli nos bons tempos, quando ninguém discutia quem assinava o quê.
(Estadão, hoje) Em defesa apresentada ao Tribunal de Contas da União, o ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli pede para ser excluído, junto com outros dez ex-integrantes da Diretoria Executiva da estatal, do processo que determinou que o bloqueio de bens dos executivos responsáveis pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Caso o pedido não seja aceito, solicita que o Conselho de Administração que autorizou o negócio em 2006 seja responsabilizado pelo prejuízo da compra e tenha o mesmo tratamento dos ex-diretores: todos precisam ser ouvidos no processo e ter o patrimônio congelado. 

Dilma Rousseff era presidente do Conselho de Administração da estatal à época. O argumento da hoje presidente da República para ter aprovado o negócio é que o conselho se baseou em um resumo técnico “falho” e “incompleto” a respeito do negócio. 

Em decisão preliminar de julho do ano passado, o tribunal isentou o Conselho de Administração. Na segunda, em resposta ao Estado, o TCU não descartou a possibilidade de arrolar Dilma e os demais ex-conselheiros no processo sobre a compra da refinaria (mais informações abaixo). Segundo concluiu o tribunal, o prejuízo da Petrobrás com o negócio foi de US$ 792 milhões. A defesa de Gabrielli argumenta que o Conselho de Administração teve tanta ou mais responsabilidade do que a Diretoria Executiva na compra da refinaria. 

Justificativa. No texto de 64 páginas, entregue no dia 5 de dezembro, Gabrielli diz que não se sustenta a justificativa de Dilma de que o relatório de Néstor Cerveró – então diretor de Internacional – era falho por omitir que o contrato tinha as cláusulas Marlim (que garantia rentabilidade mínima de 6,9% à Astra Oil, parceira da Petrobrás na refinaria) e Put Option (que obrigava a Petrobrás a comprar a parte da sócia se houvesse divergência de gestão).

De acordo com a defesa de Gabrielli, o Conselho tinha “obrigação de fazer uma avaliação criteriosa” de todos elementos do contrato antes de autorizar a compra, e contava com “os mesmos elementos fornecidos pelas mesmas pessoas” com os quais a Diretoria tomou a decisão. 
Diferença. Conforme o documento assinado pelo advogado Antonio Perilo Teixeira, ao contrário de outras empresas nas quais as funções dos conselhos se limitam a planejamento e estratégia, o estatuto da Petrobrás confere ao Conselho de Administração poderes executivos. “Esse fato é demonstrado na própria aquisição de Pasadena, tendo visto que a Diretoria havia aprovado sugestão de Cerveró de adquirir a segunda metade da Astra mas essa posição foi rejeitada pelo Conselho”, diz o texto.

É com base no estatuto que Gabrielli pede que os integrantes do Conselho também sejam responsabilizados. “Caso este tribunal entenda que não é possível afastar a responsabilidade dos integrantes da Diretoria Executiva, que sejam então chamados para manifestar-se todos integrantes envolvidos na aprovação dos contratos, incluindo os membros do Conselho de Administração.” 

Ao final, a defesa de Gabrielli sustenta que caso o TCU se negue a excluir a Diretoria Executiva do processo, “que os integrantes do Conselho de Administração sejam citados para integrar a lide, tendo seus bens bloqueados em igualdade de condições com os atuais requeridos”.No documento, a defesa cita Dilma explicitamente ao lembrar da primeira conclusão do TCU. “Essa posição (de que os conselheiros são responsáveis), que implicaria a oitiva da Presidenta da República e de outras altas autoridades do atual governo, recém reeleito, foi descartada.”  

Além de Dilma, faziam parte do Conselho o atual ministro da Defesa, Jaques Wagner, o ex-presidente do PT e da Petrobrás José Eduardo Dutra, o ex-ministro Antonio Palocci, o atual presidente da Abril Mídia, Fábio Barbosa; o economista Cláudio Haddad, presidente do Insper, os empresários Jorge Gerdau e Arthur Sendas (falecido) e o ex-comandante do Exército Gleuber Viana.

Em julho do ano passado, logo após o TCU dar sua decisão preliminar, Cerveró e Ildo Sauer, ex-diretor da área de Gás e Energia, também tentaram responsabilizar o Conselho. Cerveró encontra-se atualmente preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Ele é acusado pela Operação Lava Jato de receber propina em contratos da Petrobrás.

‘Erro médico’. No documento de sua defesa, Gabrielli aproveita para defender a compra de Pasadena. Diz que os lucros já cobriram os gastos, contesta os critérios e números apontados pelo TCU e diz que em momento algum foi demonstrado dolo ou culpa da direção da Petrobrás. Para fins legais, o ex-presidente da estatal compara o negócio a um erro médico, “no qual a relação com o paciente é de meio e não de fim”. Para Gabrielli, a compra de Pasadena “não foi, certamente. a maior barganha realizada pela Petrobrás, mas tampouco foi a maior venda da Astra”. Gabrielli aproveita para provocar a desafeta Graça Foster, atual presidente da estatal, dizendo que a Petrobrás não forneceu uma série de documentos que poderia ajudá-lo na defesa.

10 comentários

Qualquer brasileiro informado do assunto sabe que a vagabunda é quem decidiu sem ler merda nenhuma. Portanto IMPEACHMENT JÁ.

Reply

Óbvio que Dilma não é a única culpada.
O bom, agora, é que estão entregando um ao outro.
E o baú da felicidade é grande, e sem fundo.
Maravilha!

Cavalaria Ligeira

Reply

Claro que tanto Dilma, presidente do conselho, quanto Gabrielli, presidente da estatal, devem ser responsabilizados pelo prejuizo da petrobras. Chega do Brasil ser o pais da blindagem dos poderosos.

Reply

Não é por outra razão que Dilma não tira Graça Foster da presidência da Petrobras.
Quem vier para o seu ligar terá que meter a mão na lambança e aí, dona Dilma está atolada: ou por incompetência ou por conivência.

Reply

Um bando de ladrões imbecis que destruiu o Brasil.

Reply

De uma coisa eu tenho a maior certeza:
Todos esses contratos que geraram uma baita corrupção para todos (lá não tem gente ingênua, não existe otário em negócios dessa monta) foram lidos e relidos centenas de vezes EXATAMENTE PARA NÃO DEIXAR RABO...
Todos tomaram o maior cuidado para, de uma forma ou de outra, livrarem o seu da reta. OU NÃO ?????
Todo o cuidado é pouco para o engendramento e encobrimento da roubalheira, portanto todos os que se locupletaram foram extremamente atentos. E foram atentos ao extremo exatamente para seguramente se locupletarem...
TUdo com a melhor aparência de legalidade e de inocência.
Exageraram nas fotos, entretanto. Porque não precisavam tanta marquetagem para parecerem, de macacão, sujando as mãos de óleo (e muita grana) e brincando de criancinhas de maternal rabiscando a roupa do amiguinho.
Quando comecei a veri esses excessos, pensei: AÍ TEM !!!
Só que tem muito mais htórias do Youssef que talvez a dita justiça nunca venha a saber.

As h

Reply

nossa, cada "nomao" tinha nesse conselho......tem um lingua presa q virou milionario "do nada"

Reply

Pra mim, a coisa é pior que leniência - que já seria muitíssimo grave. É conivência e omissão. Neste caso, pelo Código Penal, deveriam ser enquadrados criminalmente como agentes participantes no crime.

É claro que a corja petista e, portanto, mais ainda a própria Dilma, queria muito dinheiro para as campanhas eleitorais que os manteriam no poder para sempre.

Na cabeça da corja, somos todos idiotas. Não somos.

Mariana

Reply

Sejamos justos. Nisso o Gabi (elli) tá certo. A Dilmentira e todos os outros estão mais sujos nisso do que pau de galinheiro.

Não é só por lógica, mas pela Lei das S.A.(6404/76): o Conselho de Administração e a Diretoria da S.A (que não é a Diretoria Executiva) respondem por TUDO que acontece na Empresa. Portanto, nada disso de tirar o corpo fora.

Mariana

Reply

Nada mais justo.

Acho graça. O capitão é sempre culpado de afundar o barco... menos no BR!

Reply