Na "pátria educadora" da Dilma, um corte nos sonhos dos alunos mais pobres.

Não se iludam. Tudo o que foi feito em educação pelos governos petistas seguiram a mesma estratégia: usar recursos alheios, abrir mão de alguma receita e, assim, criar oportunidades que não se sustentam ao longo dos anos. 

O que é o Prouni? Um grande programa de isenção fiscal, onde as instituições de ensino superior não pagam impostos e cedem 20% das suas vagas com bolsas de 50% ou 10% com vagas integrais. Trocam vagas ociosas por vantagens fiscais. Com isso, houve um substancial aumento do número de matrículas.

O que é o Pronatec? Um grande programa de subsídios ao Sistema S que, por lei, é obrigado a oferecer o que o governo federal passa a pagar. Mais de 80% das vagas do Pronatec estão no Sistema S, que faturou bilhões extras com esta nova modalidade educacional, baseada em cursinhos de iniciação profissional de no máximo 160 horas.

O Prouni já chegou ao seu máximo, com mais de 500 mil alunos beneficiados, justamente aqueles vindos da escola pública e com baixa renda. No entanto, a criatividade das instituições de ensino fez surgir um perfil de aluno que já ultrapassa 40% das matrículas, chegando a quase 3 milhões de matriculados em todo o país: aquele que recebe bolsa do Prouni, com 50%, financiando os outros 50% com o FIES, Fundo de Financiamento Estudantil. Dilma, ao final de 2014, emitiu portaria acabando com esta possibilidade. Não esquecer que o FIES permite, a juros de pouco mais de 3% ao ano, que o aluno, depois de formado, pague o seu curso em três vezes mais anos do que o cursou. Ou seja: um curso com quatro anos de duração pode ser pago em até doze anos.

É bom lembrar que mais de 70% dos universitários brasileiros estudam em instituições pagas. Ali estão mais de 5 milhões de alunos. Pois o governo petista da "pátria educadora" acaba de dar um golpe mortal na expansão do ensino superior junto aos mais pobres. Simplesmente fechou novos financiamentos do FIES para alunos que não tenham média mínima de 450 no Enem e que tenham zerado em redação.Como se sabe, mais de 500 mil alunos zeraram a prova de redação e cerca de 550 mil tiraram nota abaixo de 450, apenas entre os alunos vindos da educação de jovens e adultos. Ainda não é possível calcular o impacto sobre o ingresso de cerca de 2 milhões de alunos que entram nas particulares a cada ano.

Dilma fala uma coisa e faz outra. É a presidente das mentiras e do estelionato. Não fechou nenhum ministério. Não acabou com nenhuma função gratificada. Não está deixando de lotear um único cargo em comissão. Em vez disso, está destruindo o sonho de centenas de milhares de jovens em busca de ensino superior. Também não vai investir no Pronatec. Somente para  Sistema S ela está devendo R$ 1 bilhão. É a "pátria destruidora" da Dilma.

14 comentários

Resumo da ópera: é um show de benefícios para os alunos mais burros do planeta. Fala sério, essas nossas crianças que estão aí não servem nem para varrer o chão que passa uma criança coreana (do sul). E guardem o que eu digo: quando a Coreia do Norte comunista acabar e voltar a democracia (esta demorando mas isso vai acontecer), as crianças de lá em pouquíssimo tempo atropelarão as nossas tapadas daqui e aquilo vai virar uma potência igual a Coreia do Sul. E aqui a banânia vai continuar sendo ¨um celeiro de jogadores de futebol¨.

Reply

É isso, Coronel. Não tem almoço grátis. Tem é quem tira do prato do outro, como quem tira pirulito de criança e ainda se diverte com isso.

Mariana

Reply

Ótima notícia. Não têm o menor senso de política, são embotados de doutrinas marxistas e do "politicamente correto".
Sei de um tanto que votou em Bandillma contando com o "turismo sem fronteiras", influenciados por professores(?) a serviço do esquema.
Ótima, ótima notícia!
Que venha mais.

Reply

Pátria educadora é o escambau, pra não dizer o C@#¨&**!

Reply

O enem 2013 deu nota 540 em redação-miojo e caíram de pau.

Agora o enem 2014 mostra um resultado mais próximo da realidade nacional, mais real e... caem de pau.

O nível da estudANTAda, no geral, é baixo sim. Brasil está há mais de década nos últimos lugares nos rankings internacionais de educação.

Pra falar a verdade, o resultado do enem ainda foi bastante razoável, diante do que é o marxismo cultural pregado nas escolas brasileiras e da capacidade de inferência da turma.

Reply

Esse pronatec subsiste a uma investigação criteriosa do MP?

Gostaria de saber...

Reply

Aluno que zera redação tem é de ser alfabetizado e não receber prouni.

Reply

BRASILAMA ESBAGAÇADA! De indouto universitário;formando inepto, inapto;politicalheiro esbirro;terrorosa mandatária! Por dia, cento e cinquenta execuções impunidas!Hospital,Escola... tudo aos farrapos nessa guerra!Ó Forças do bem armadas de denodo, brio e fé, tomai a peito a façanha:PRESTE,ACUDI PELOS PÓSTEROS! "In hoc signo vinces!", ponde Deus de novo à frente na Terra de Santa Cruz! BRASILAMA ESBAGAÇADA!

Reply

Um governo trevoso que não investe como deveria na educação, que ja esta provado que é o meio mais rápido de melhorarmos o futuro de uma nação. Qual será o futuro do nosso país? Esta passando do tempo do povo consciente dar um basta nisso tudo e não negociar com trevosos.

Reply

Coronel,
tem de criar, além do PRONATEC e FIES, o Bolsa Aluno. Com preferência para os que não frequentam as aulas e repetem de ano. Sim, para os alunos fantasmas também.

Reply

Como esta o rendimento escolar no IDEB de uma crianca que nasceu um 2003 para ca e que estuda em uma escola publica?

Reply

Alguma coisa muito estranha está acontecendo além de tudo isso. O filho da minha empregada quase gabaritou matemática, mas quando saiu o resultado oficial a prova fora anulada sob alegação de que ele não especificou a cor da prova e não transcreveu a frase senha. Mentira. Ele tem certeza de que fez isso e o fiscal de sala conferiu. Mas não se consegue nem reclamar. Tentei falar no INEP, mas assim que expliquei o motivo da minha ligação, desligaram na minha cara. E agora? Reclamar com quem?

Reply

Cai mais uma máscara petista. Pátria educadora uma ova.

Reply

Sem contar que vem arrocho para as Universidades Federais, onde todos estes alunos deveriam estar matriculados, isso sim.

Os que entram via cota, acabam não cursando porque não conseguem se manter (compra de livros ou mesmo xerox, alimentação já que os restaurantes universitários são pagos, quando eles existem, etc). Tenho 3 turmas este semestre, cada uma com 30 alunos. Em uma destas turmas, apenas 5 alunos estão cursando. O resto desistiu.

Reply