Petrolão: ao contrário do Mensalão, quem não for parlamentar, ministro ou presidente da República será julgado por Sérgio Moro e não pelo STF.

  
Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, continua julgando os corruptos sem imunidade parlamentar. Com mão de ferro! 

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) negou nesta terça-feira (16) duas reclamações que tentavam anular mandados de prisão e retirar da Justiça Federal do Paraná os processos relativos à Operação Lava Jato. Seguindo voto do ministro Teori Zavascki, os ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia entenderam que os investigados sem foro privilegiado devem ser julgados pela Justiça Federal do Paraná, onde atua o juiz Sérgio Moro. 

De acordo com os ministros, somente autoridades com foro privilegiado, como deputados, senadores e ministros de Estado, que eventualmente forem citados nas delações premiadas do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, devem ter seus casos avaliados pelo STF. 

As reclamações julgadas nesta terça eram de um dos sócios da Sanko Sider Murilo Barrios e de Waldomiro de Oliveira, um dos laranjas de Youssef. Ambos alegavam que, como há autoridades como foro investigadas na Lava Jato, todo o caso deveria ir ao Supremo. 

Ao negar as reclamações, os ministros destacaram que as recentes prisões da Lava Jato não foram baseadas em delações premiadas e que todos os fatos ligados a autoridades com prerrogativa estão sob comando das autoridades competentes, no caso, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o próprio STF. Por isso, não estaria havendo usurpação da competência do Supremo por parte do juiz Moro. 

PROBLEMA
Em seu voto, Zavascki não enfrentou um dos temas abordados pela defesa: o fato do juiz Moro orientar os investigados e testemunhas para não citarem autoridades com foro durante interrogatórios.Segundo ele, a atitude do juiz pode levar até mesmo a eventuais nulidades no processo. Sem dizer quais problemas a situação poderia acarretar, o ministro limitou-se a falar que tal situação seria analisada posteriormente. 

"A defesa se insurge seguidamente contra o fato de que o magistrado com o declarado fim de preservar a competência do Supremo restringe a formulação de questionamentos sobre eventual envolvimento de detentor de foro, questão que está sub judice em outros procedimentos. Então, se ele agiu corretamente ou não, se ele praticou ato nulo ou não porque restringiu, isso não enseja ação penal. Pode ser que a pretexto de preservar a competência do Supremo esteja cometendo outra irregularidade, mas isso está sendo discutido em outro foro, que não é nessa reclamação", disse. 

O ministro Gilmar Mendes, que também compõe a Turma, ausentou-se do plenário durante a análise das reclamações, por isso não votou no processo. 

NA PRISÃO
Na sessão desta terça a Segunda Turma ainda negou um pedido de liberdade do vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Leite, que está detido desde 14 de novembro, quando foi deflagrada a sétima fase da operação Lava Jato. 

Os ministros entenderam que, ao recorrer ao STF sem ter tido seu caso analisado pelo pleno do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da Quarta Região), o pedido de liberdade não poderia ser sequer analisado. De acordo com eles, salvo em caso de prisão manifestamente ilegal, é preciso esperar que o TRF e posteriormente o STJ (Superior Tribunal de Justiça) analise o caso para, só então, se recorrer ao Supremo. (Folha Poder)

16 comentários

Os trouxas que ficarem quietos, vão com certeza pegar uma boa pena, ao passo que o núcleo político vai se dar bem, assim como no mensalão. Ou seja, vão ter que matar no peito, ou abrir a boca com redução de pena. Caso contrário vão pagar a conta sozinhos, pois políticos corruptos, querem apenas tirar o seu da reta, deixando o dos outros. O melhor é aderir a delação premiada.

Reply

E,como o Lula não foro privilegiado,vai cair nas mãos de ferro do juiz Sérgio Moro.Que ótimo!

Reply

Esse juiz merece uma passeata pro Sergio Moro e medalha de ouro na assembleia do Parana!Herói brasileiro!

Reply

CORONEL

Quadro complicadíssimo no front político e no econômico. A crise interna recebe agora impulso externo, configurado na baixa expressiva do preço do petroleo e possível elevação dos juros americanos.O petrolão já contamina a economia. Situação praticamente impossível de controlar, vai desembocar no impedimento da governanta .A crise que se prenuncia é grave.

Reply
César de Castro Silva mod

Ainda temos juízes no Brasil! Eu disse Juízes, não ministros!

Reply

CORONEL

No JN de hoje , uma tabela mostra os efeitos da crise do petroleo sobre as petroleiras EXXON, SHEL ,BP,MOBIL que tiveram desvalorização média de 12% .A Petrobrás já perdeu mais de 60% !!!!A diferença (brutal) fica por conta da gestão fraudulenta e roubalheira.

Reply

O bloco político vai jogar os outros ao mar.Para isso cotam com juizes militantes. Quero dizer o seguinte:está quebrada a unidade, o pacto do núcleo da quadrilha, cada um por si .

Reply

Coronel,

que título delicioso!

Flor Lilás

Reply

Cel,

Tem de comer devagar esse angu quente. Mas o importante é chegar na vagabunda safada.

Reply

Lá vem Sérgio Moro descendo O "S" do Sarrafo no corrupto Lula, que não é mais porcaria nenhuma e não vai poder ser blindado pelos bandidos que ele presenteou com uma toga para garantir a impunidade pelos crimes que cometeu contra a Nação brasileira.

"TACA LE PAU EXCELÊNCIA SERGIO MORO! TACA LE PAU!

Nosso dia de glória chegou! Será feita a justiça pelos chingos que Lula tacou na cara dos brasileiros que não fazem parte da sua quadrilha. Estarão vingadas as "elites", os "loiros de olhos azuis" , a "classe média que gosta de pobre", Ruth Cardoso pelo dossiê falso, e todas as vítimas que o cachaceiro achincalhou. Estarão vingados todos os contribuintes que foram lezados pelos roubos do PT chefiado por Lula. Estaremos vingados por terem acabado com a Petrobrás.
ISSO NÃO TEM PREÇO!

TACA LE PAU SÉRGIO MORO!

Reply

Sérgio Moro está dando de lavada nos AMEBAS do STF, TRE, STF e onde mais tiver bandidos togados apadrinhados do Lula.

Pedala Levandowiski, Tóffoli, Weber, Barroso, Zavascki, dona Carmem, todos os que porventura prevaricaram para blindar petralhas.
Espelhem-se na competência e honestidade de sua Excelência SÉRGIO MORO, para ver se aprendem a trabalhar com lisura e competência em defesa do Brasil e não de quadrilheiros.

Aos togados honestos o muito obrigado dos brasileiros do bem.

Reply

Cel
Quando a Oposição vai solicitar uma investigação dos Empréstimos do BNDES pela PF?

Esta caixa preta é pior que a do Petrolão.

Átila

Reply

Há se todos os Juízes do país fossem assim... Mas não são, infelizmente. Uma grande maioria dos nossos magistrados fazem como todo ¨bom brasileiro¨ ispertu, sáfu, málandru fazem assim que chegam ao poder ( via eleições democráticas ou em concursos públicos que não avaliam caráter): já começam a roubar, desviar, cobrar propina, dar uma de ¨dotô¨ ou de ¨artoridade¨. Enfim, bancam o típico latrinoamericanoterceiromundista no ¨pudê¨.

Reply

APENAS e TÃO SOMENTE porque não tem clima , com tantos outros personagens que já sabem presentes nos autos, os ministros do Supremo já tinham dois outros casos desgastantes para ontem...
Celso Daniel e Daniel Dantas.

Reply

Será julgado pelo juiz, não por seu advogado vestindo toga.

Reply

Que ótimo, os corruptores, políticos envolvidos, serão julgados pelos juízes do poder central...hahahaha, os que irão em cana efetivamente serão apenas os empresários que foram induzidos da dar o caixinha para a corja de ladrões, e, serão julgados por um juiz sério, sem ligações com o PT. Vejam que os que foram efetivamente em cana: Valério e outros que não eram do PT...que pegaram altas penas...os empresários que se preparem para enfrentar longas férias na prisão...

Reply