CVM inicia processo contra Dilma.

 
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu inquérito administrativo para aprofundar investigações e estudar possíveis punições a integrantes do Conselho de Administração e diretores da Petrobras. A base são os episódios de corrupção revelados pela Operação Lava Jato e aqueles ligados ao pagamento de propina feito pela fornecedora SBM Offshore a funcionários da empresa. 

O órgão cita "identificação de indícios de irregularidade" em apurações preliminares abertas este ano. As investigações verificarão se os administradores deixaram de cumprir "deveres fiduciários" --ou seja, de zelar pelos interesses da estatal e dos investidores. 

A CVM não informou quais indícios foram encontrados para embasar a abertura de inquérito. Os dois casos envolvem irregularidades supostamente praticadas desde 2006, conforme delação do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, no caso da Lava Jato, e desde 2007, de acordo com investigações internas da SBM. Assim, a CVM deve avaliar a responsabilidade de conselheiros e diretores da companhia nos últimos oito anos. 

Ainda não há nomes indiciados. Considerando esse período, estariam entre essas pessoas cujas responsabilidades, em tese, serão analisadas, a presidente Dilma Rousseff --presidente do conselho de administração da Petrobras de 2003 a 2010--, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, entre outros. A atual presidente da Petrobras, Graça Foster, seu antecessor, José Sérgio Gabrielli, também serão nesse rol. 

O inquérito que acaba de ser aberto é uma fase anterior à instauração de processo administrativo sancionador. Nessa fase posterior, serão relatadas irregularidades comprovadas, indicadas as infrações cometidas e as punições a serem propostas. Caso evolua para processo sancionador, os responsabilizados irão a julgamento administrativo e poderão, caso condenados, sofrer penalidades que vão de advertência a inabilitação de atuarem como administradores. 

Se houver indício de crime, o caso poderá ser enviado ao Ministério Público Federal para que procuradores avaliem a possibilidade de propor abertura de ações penais. A abertura dessa investigação tem como base dois processos administrativos abertos contra a companhia, a partir de pedido do Ministério Público Federal, no caso da SBM, e da própria CVM, no caso da Lava Jato. 

Existem outras 4 apurações relacionadas à Petrobras em andamento na CVM. Uma delas verifica as irregularidades na construção das refinarias de Abreu e Lima (PE) e Comperj (RJ). Duas avaliam os possíveis danos causados à estatal por sua política de não repassar aos preços internos dos combustíveis as flutuações internacionais. A última analisa a interrupção de uma reunião de conselho de administração. Essas apurações ainda não avançaram para a etapa de inquérito. Procurada, a Petrobras não comentou a decisão da CVM.

15 comentários

Que grande manchete, Coronel! Que marqueteiro GENIAL! O senhor é muito importante, o CORONELEAKS influencia milhões de pessoas. PS. Como está o tracking do ninho? Por favor, nos dê uma boa notícia, meu Céu! Graças a Deus temos a pesquisa Veritá, a melhor e única correta!

Reply

Derrubar o "poste" é ótimo, mas é preciso alcançar também seu criador, o apedelta.

Reply

Vão ser eficientes assim lá na casa do &@):!)$?".

Reply

Será que foi onerosa essa demora de tantos anos para se interessarem pelas maracuta ias ???
Maracutaias onersissimas para a Petrobras e o bolso do contribuinte otário, grande cúmplice da grande roubalheira que o dinheirinho dos seus impostos financia a fundo perdido?

Reply

Coronel,
não dá em nada. Somente com as ações dos americanos é que o bicho vai pegar.

Reply

A CVM também, vou te contar! Precisou que ações nos EUA acontecessem para ela descobrir que havia meleca nas ações da Petrobrás? Dê as mãos aos órgãos de controle, que passaram mais de uma década fazendo ofício pro Governo Federal, falando sobre 'possíveis irregularidades' na empresa. Bando de omissos!

Reply

Puxa, Coronel, bom isso. Pode não dar em nada, mas é bom. Pelo menos sabe-se que a CVM não está totalmente morta nem completamente enterrada.

Veja: comentei sobre fiscalização da CVM (ou NÃO fiscalização) em um post seu de 24/12, de título:
" Passa a chave e prende todo mundo! Petrobras nomeou "laranja" para comandar obra de R$ 3,78 bilhões."

No comentário, eu dizia o que vai aí abaixo (não conseguia escrever direito com o teclado que eu estava).

/////////////////////////////

Coronel, muito estranho. A CVM nao fiscaliza? Esse negocio de fazer assembleia sem fazer convocacao de acionistas, e a isso ser facultado que a assembleia extraordina'ria seja REGULAR?
Nao e o que diz o dispositivo que citam na ata (§ 4 do art. 124 da lei das S.A). Tem q estar todos os acionistas e nao so um presidente de mesa assumindo todos (diretores + prepostos) + um secretario! resolvendo por mandar bilhoes pra ca e zilhoes pra la. Isso nao e regular coisa nenhuma.
Desculpe mas digo, sim: nao temos instituicoes solidas...

Mariana
25 de dezembro de 2014 19:44

///////////////////////////////

Reply

E com o zoófilo X-9dedos nada?

Reply

sei lah.por que nao prendem todos rapido?sao ladroes mesmo, nao adianta querer achar "assinatura"! ainda pode caber "propina" ateh nas investigaçoes, e lah vao mais milhoes do nosso dinheiro

Reply

OSSIANI

Tenho comentado aqui sobre o parecer de auditoria nas demonstrações financeiras das cias de capital aberto que é o caso da Petrobras cujas ações são negociadas em bolsa.

Agora resolveram publicar as demonstrações do 3o. trimestre da Petrobras sem um parecer de auditoria depois que a empresa de auditoria tirou o time de campo, pois a roubalheira foi tão grande que não daria para classificar essas perdas em "despesas diversas" ou "perdas contratuais não previstas".

Gostaria de saber qual será a reação da CVM com relação a isso, pois se fizerem a publicação estarão rasgando as normas da CVM e tantos outros órgãos reguladores do mercado. Sem contar a desconsideração com os investidores da Petrobras, principalmente os trabalhadores que caíram no conto dos lobos e utilizaram o FGTS na compra de ações.

OSSIANI




Reply

Vagabunda FDP

Reply

A Omissão de Valores Mobiliários?

Reply

Só depois daa ações nos EUA mas, tudo bem, antes tarde do que nunca. Não vai dar em nada mas se fala no assunto, pelo menos.

Reply

Conseguiram fazer de uma BLUE CHIP uma BLUE SHIT.......

Reply

Na era do eu não sabia e não vi nada, só o mantega o Merlin da economia criativa para ensinar os mequetrefes incompetentes da roubrobras como se faz um balanço; Estas despesas (roubo) terá a classificação de: Despesa do Poço sem Fundo do Ativo fictício.

Reply