Aécio Neves: oposição de 51 milhões de eleitores incomoda profundamente o PT.

Abaixo, reproduzimos coluna de Aécio Neves, publicada em O Globo, intitulada " O lugar da Oposição":

Uma coisa é preciso reconhecer: a retórica petista costuma ser muito bem ensaiada e orquestrada quando se trata de tentar impor uma “verdade” à opinião pública. Agora, o mantra parece um só: “A eleição acabou, é preciso descer do palanque.” É o que ouvimos, dia após dia, de políticos e autoridades ligados ao partido, numa tentativa de desqualificar a voz da oposição. Mas, afinal, o que incomoda tanto essas pessoas?

O fato é que eles estão perplexos diante do país novo que surgiu das urnas. Como é de conhecimento público, ainda no fim do dia 26 de outubro, telefonei para a presidente para cumprimentá-la pela vitória. Não houve qualquer questionamento quanto ao resultado da votação. Cumpri, em nome da coligação que representava, o rito civilizado e democrático de cumprimentar o vencedor, embora, de forma surpreendente para muitos analistas, a presidente, em seguida, tenha optado por omitir da população essa informação como seria a praxe e tradição.

A eleição acabou, de fato, há quase dois meses. Apesar da utilização maciça de métodos pouco éticos, o grupo petista conquistou o direito de permanecer no comando do país. Outro resultado que merece o mesmo respeito é a constatação de que há uma oposição referendada por 51 milhões de brasileiros. O tamanho da derrota do PSDB parece incomodar profundamente o PT.

Esta parece ser a grande novidade da cena política. Pela primeira vez, nos últimos anos, se configura a existência de uma oposição ampla, profundamente conectada à opinião pública. Chega a ser constrangedora a posição do partido governista diante da dificuldade de lidar com esta realidade.

A agremiação que protagonizou a mais ferrenha, intransigente e sistemática oposição contra todos os avanços institucionais implantados no país desde a redemocratização, a começar pelo Plano Real, hoje prega a necessidade de uma oposição silenciosa e se ofende com a presença de brasileiros nas ruas, indignados com a corrupção.

A sociedade está dizendo, em alto e bom som, que não aceita mais os métodos utilizados pelo PT, mas há quem não queira ouvir, justamente porque ainda não desceu do palanque. Perplexo, o partido enxerga brasileiros mobilizados em defesa do país apenas como adversários do PT.

Sair do palanque implica reconhecer que há papéis distintos na democracia, e um destes papéis cabe à oposição exercer, fiscalizando o poder, denunciando erros e abusos, inquirindo as autoridades, apresentando alternativas.

Na lógica do PT, só têm o direito de ocupar as ruas os movimentos que defendem o partido. Para tentar tirar a legitimidade de milhões de brasileiros, de forma desrespeitosa, tentam associar todos os opositores a defensores de ditaduras. É importante que o partido aprenda a conviver com esse novo protagonista da cena política — o cidadão que democraticamente protesta e não se cala. Pois, ao lado dele, a oposição também não vai se calar.

A vitória deu ao PT a oportunidade de corrigir erros que não foram poucos, mas não lhe garantirá salvo-conduto para continuar atentando contra a ética e a inteligência dos brasileiros. 

Aécio Neves é senador por Minas Gerais e presidente do PSDB.

25 comentários

Bom discurso.

Reply

Muito bom! Gostaria que esses 51 milhoes de votos refletissem mais fortemente na avaliacao do governo dilma!

Reply

Aécio tem razão.Não dá mais para o PT querer manipular a opinião pública como sempre fez.Agora são 51 milhões de pessoas contra o PT.E não dá para fingir que eles não existem porque eles são voluntários,ninguém os comandou.Por isso eles vão incomodar muito enquanto o PT estiver no poder.

Reply

Coronel,
minha preocupação é o STF aparelhado. Referendar os desmandos dessa Instituição Criminosa é querer acabar com a Democracia. Isto acontecendo, só Deus sabe onde vamos parar. Espero que os ministros tenham bom senso e não provoquem uma crise sem precedentes que poderá vim caso continuem usado a Toga de advogado petralha.

Reply

Parabéns, Aécio Neves!

É o que todos os cidadãos honestos, trabalhadores e pagadores de impostos, que acaba sustentando esta corja, pensam.

Em 2015, NÃO NOS CALARÃO!!! Continuaremos indo PRÁ RUA para nos opormos a todo tipo de sacanagem que o PT tentar nos impor. Afinal, somos 51 milhões de cidadãos honestos que não aceitará ser subjugados.

FORA PT!


Chris/SP



Reply

Não, Senador. Essa corja lutou contra todos os avanços do país desde a redemocratização a começar pela própria. Defensores de ditaduras são elles.

Reply

Anônimo J. Freire disse...
Coronel,
minha preocupação é o STF aparelhado.

................................

Exatamente isso, concordo inteiramente.
O judiciário representa na atual circunstância uma ameaça real por ter se convertido numa falange petista.A questão da vitaliciedade e critérios de nomeação precisam ser revistos ou dependeremos sempre das providências divinas para corrigir distorções e aberrações.

Reply

CORONEL, é simples é só transformar o BF EM POLITICA DE ESTADO, e acabar com as urnas eletrônicas. SÓ CEGO NAO Vê . ai as ratazanoas vao para a toca.

Reply

Cel
É isso aí. O Aécio tem a grande chance de ser o nosso líder e ganhar as eleições de 2018 caso alguém faça alguma coisa para que não haja fraude. É só apoiar e participar das reclamações dos brasileiros que votaram nele. Há que estar presente o tempo todo. Precisamos dele.Ele levantou a oposição que era ruim de amargar. Como sabe, sempre votei no Serra, mas, reconheço que ele é um péssimo político, muito embora seja um ótimo administrador. O dia que ele subiu no caminhão na última passeata pude constatar como o seu discurso é fraco e não empolga. O Aécio dá nele de 10 a 0. Reparei que o PT sempre usa como desculpa as eleições, já que antes dela, qualquer coisa é motivada pelas eleições (até as notícias dos crimes que cometem) e depois dela, é porque a oposição não desce do palanque. Parece disco quebrado e eles acusam os outros daquilo que fazem. Quem jamais desceu do palanque é o Lula.
Esther

Reply

Quer dizer que a eleição acabou e a oposição tem que ficar engessada, muda e conveniente com as falcatruas do PT DO MENSALÃO E PETROLÃO E QUEM SABE BNDÃOS???? Faça me rir, estes petistas são um bando de aloprados mesmo!!!!

OS CARAS:

Reply

Parabéns Senador Aécio Neves!

Sempre estaremos lhe apoiando contra essa "organização criminosa" que é o PT!

Vamos para as ruas!

Estamos mobilizados!

Até a vitória!

Reply


Discurso correto, mas claramente insuficiente. O pt tem o psdb e a oposição onde quer, discutindo os temas massinha 1 e 2 de política. Nem a oposição nem Aécio tem que explicar nada para ninguém sobre questionamentos dos resultados da última eleição. A Constituição e o Estado Democrático de Direito concedem a eles esse direito, 51 milhões de votos impõem a eles essa obrigação. Já deviam estar discutindo outros temas em lugar de se explicar. Deviam estar pautando o pt e suas linhas auxiliares com processos onde existem crimes (e são tantos os cometidos por este governo) e onde tem mais chances de conseguir resultados políticos significativos, tão necessários para mostrar um verdadeiro projeto de oposição, que é diferente de fazer um discurso por mês contra o governo. Deixem as explicações para o pt e seus aliados (e tem tantos temas onde eles devem explicações ao país).

Enquanto isso, o pt conseguiu tudo o que queria: re-eleição de um governo fraudulento, incompetente e claramente anti-Brasil, a petrobrás roubada continua aí com a mesma diretoria, as outras estatais roubadas continuam aí e nem estão sendo investigadas, o bndes está aí com seus segredos de lesa-pátria, as contas do governo federal foram aprovadas e a Lei de Responsabilidade Fiscal foi na prática derogada, o Foro de São Paulo continua sem ser mencionado pela imprensa nem pela oposição e por isso nem é criticado, os "cumpanheiros" e seus aliados foram aprovados para todos os cargos-chave que pediram, o financiamento publico de campanha já está aí (depois disso, imagina quem vai distribuir o dinheiro para as campanhas dos partidos?), o esquema eleitoral fraudulento está aí sem questionamento (e não é discutir se houve fraude, eleição com urna secreta que não permite recontagem é fraude, e ponto), STJ dominado, Congresso dominado, imprensa dominada (e o fato de que, com raras excepções, estes temas são discutidos apenas em blogs que nem este é a prova de que a imprensa simplesmente se afastou dos grandes temas que afetam o Brasil para se concentrar em fofocas, irrelevâncias e mentiras, não está mais sendo uma instituição que pensa o pais), etc, etc, etc.

Com esses resultados a gangue bolivariana pode conseguir facilmente o que restar na sua agenda: re-eleição indefinida, lei de médios, submissão total de Congresso e do Judiciário, controle total da economia com estatizações forçadas de quem for contra o governo (a critério exclusivo do partido no poder), perseguição e cassação de partidos políticos, modificação arbitrária das leis, formação e convocação de coletivos subordinados ao partido no poder, etc. etc. etc. Em fim, o modelo bolivariano aplicado em todos os outros países da região. Nada do que a oposição tem dito ou feito indica que estejam preocupados com esses temas, no máximo eles acham que não são importantes. A experiência dos outros países bolivarianos devia servir de alerta para nossos lideres opositores, pelo menos porque vão ficar até sem partido para atuar.

Falta à oposição querer governar, com os custos que isso implica. Sobra ao pt essa vontade, por isso não se importa com as consequências de mentir, roubar e enganar. Talvez isso explique melhor o momento que o Brasil vive.

E quem melhor descreve tudo isso hoje é o Prof. Olavo de Carvalho, nesta aula para entender o Brasil:

Entrevista de Olavo de Carvalho para Leandro Ruschel
https://www.youtube.com/watch?v=YoApKNuOQ1A

Reply

Além das bancadas do PT que já não estará em 2015 com aquela bola, pela forte diminuição dos seus candidatos vencedores!

Reply

A esse contingente de 51 MI deve ser somado o número de brancos e nulos e os abstencionistas que se tivessem votado a realidade seria bem outra. Pode-se afirmar sem medo de errar que mais de 80 MI não querem Dilma, não aprovam o PT. Esse potencial humano deve ficar unido e nessa coesão mostrar que em 2018 exige mudança, erradicando Lula e o PT e principalmente não aceitando o sistema viciado de apuração de votos pela mesma empresa que conduz as eleições na Venezuela, a Smartmatic e as urnas eletrônicas de primeira geração. Essa campanha da oposição deve começar já, agora. Se não for assim, o fato cairá no esquecimento. Daí em 2018, não dará tempo de se fazer mais nada. Será nova eleição e ... possível fraude.

Reply

Os petralhas sempre estiveram no palanque, antes, durante e depois das eleições. Vimos isso desde 2002!! Agora é a vez da oposição se manifestar com toda a sua pujança!!!
Não vamos nos dispersar!!!!!

Reply

É isso mesmo Aécio, o povo que lhe deu 51 milhões de votos estão á espera de uma oposição vigorosa"noturna e diuturnamente" usando as palavras da anta gorda de vermelho.

Reply

Sensacional Aecio!!!!!! Nossa estou feliz da vida com este texto da nossa oposição!!! Na jugular !!Disse tuuuudo!!!
Incrível a cara de pau destes petistas corruptos e aliados,e hj abro jornal esta lá lula entregando casas p mst..coronel pelamor de deus escreva sobre isso é um acinte esta pouca vergonha!!

Parabens Aecio e toda oposicao!!!! Vamos juntos com toda força tirar quem for bandidos do poder !!! Parabens pelo blog!!!prezado coronel

Reply

lulla e seu quatinho:morava com 10 pessoas num quartinho,fui crescendo,roubando,roubando,roubando,trapaceando,trapaceando, hoje to chegando no Bilhao.vcs tb podem chegar lah.........

Reply

Não descansarei até ver o pt fora do poder. E quem gosta de ditadura é o pt: apoia Cuba, Maduro, ditadores africanos.,..O pt vai sair do poder, e quando istro ocorrer, a festa será enorme. E ele não ganhará mais pois não tem mais nome a apresentar. O último é Lula, mesmo assim, em pleno declínio.

Reply

Chris/SP
20 de dezembro de 2014 09:31


Pelo andar da carruagem esse seu discurso já soa como pura utopia!

Pela frouxidão da oposição nesses 12 anos, apesar do clamor dos 51 milhões, já mostraram que não dão conta do recado.

Será que em 2015 a quadrilha já não terá silenciado de vez essa nossa voz e cassado toda a oposição?

Que Deus nos guarde.

Reply

Globo News Painel de William Waack excelente discutindo a nova relaçao EEUU/Cuba.o pt de lula e dilma sao loucos por socialismo,ATEH cuba vai se livrar da m........!

Reply

Rir para não chorar. O mundo está cheio de boas intenções será que acreditam que o Brasil é uma democracia?
Alguém de sã consciência aceitar as urnas eletrônicas sem direto de recontar os votos é concordar com tudo que está aí. Parabenizar quem ganhou a eleição fazendo o diabo, sem direito de recontagem de votos é uma afronta a democracia.

"Sair do palanque implica reconhecer que há papéis distintos na democracia, e um destes papéis cabe à oposição exercer, fiscalizando o poder, denunciando erros e abusos, inquirindo as autoridades, apresentando alternativas."

Denunciar onde? Fiscalizar o poder e abusos dos que tem as urnas na mãos? Você mão está na Dinamarca meu caro. Acorde
Olhe como se age de fato, veja o que a Coreia do Sul fez. Chega de palavras ter atitude é o único caminho. Espero que sirva de inspiração.

"ATITUDE EXEMPLAR: CORÉIA DO SUL DISSOLVE PARTIDO POLÍTICO SEMELHANTE AO PT POR SER INCOMPATÍVEL COM A DEMOCRACIA."

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/12/atitude-exemplar-coreia-do-sul-dissolve.html

Gosto de você Aécio, converse com Olavo de Carvalho com certeza irá revelar fatos que abrirão novos caminhos.

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/12/entrevista-bomba-com-olavo-de-carvalho.html

Um abraço

Reply

Anonimo 23:38

Se o meu discurso é utópico ou não, vai depender de cada um de nós.

Eu não pretendo ficar reclamando confortavelmente instalada em minha casa. Não, senhor! Não adianta ficar só teclando no blog do Coronel, ou em qualquer outro lugar.

Havendo manifestação, estarei presente. Irei PRÁ RUA quantas vezes for.

Agora, se você é do tipo que não participa, não adianta dizer que o discurso é utópico. Tem de participar!

A oposição no CN, você sabe, está em desvantagem. Cabe a nós, não nos dispersarmos, não nos desmobilizarmos. Precisamos participar e sermos uma extensão da oposição. Diferentemente dos últimos 12 anos, a oposição ACORDOU !

Anime-se, e participe dos movimentos que não irão parar em 2015!


Chris/SP

Reply

21 de dezembro de 2014 21:29

Cris acho que não é uma questão de discurso nem uma questão de ir ou não para as ruas. É cobrar a oposição, para que se faça presente nas ruas, já que ela ao longo dos 12 anos absolveu inúmeras vezes aqueles que nunca foram melhores. Pecou por omissão em todos os sentidos.
Já sabemos como se calou no campo econômico, permitiu até que refinarias fossem praticamente doadas etc. Na defesa do País se fizeram de surdo e mudos com o desmantelamento das FFAA o aviltamento dos seus proventos, fizeram vista grossa com o ex-guerrilheiro Genoíno assessor no Ministério da Defesa, aliás falar em FFAA é tabu. Vergonhosamente se calou com a Comissão da Verdade, meu Deus onde estamos. Rui Barbosa tinha razão quando disse:
"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda."(Rui Barbosa)

Na Venezuela apesar dos estudantes maciçamente se fizeram presentes nas ruas inúmeros foram mortos não resolveu nada.
O golpe de Zelaya apoiado pelo mundo inteiro onde o Brasil foi um pouco mais longe ofereceu ao golpista o consulado para insuflar uma guerra civil só foi evitado porque a Justiça, Congresso e o Povo com o apoio dos Militares andaram juntos.
Dê uma olhada a matéria é farta mas só os títulos e as imagens dos textos já dizem tudo.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/tag/zelaya/

Como está esse tripé Justiça, Congresso e Povo aqui? Não entro nem no apoio dos militares, porque é fascismo falar em militar, mas espero que estejam firmes como sempre estiveram e ao lado daqueles que querem um país livre.
Se nas eleições prometeram fazer o diabo e fizeram mais que o próprio faria;se um ex-presidente ameaçou aqueles não se ajoelham conforme suas ordens com "eles não sabem do que somos capazes de fazer para reeleger Dilma"
https://www.youtube.com/watch?v=zeNZ4VTzens
Podemos dizer sem medo de errar estamos no fundo do poço e a democracia vai para o espaço.
Ficar na tribuna gritando não faz nem cosquinhas.
Com tantos escândalos com provas irrefutáveis e outras coisas mais em qualquer parte do mundo, onde há democracia, a renuncia seria o obvio ou seria deposta e o ex-salvador e outros responderiam, por seus atos na justiça.


Reply

"Estou farto de bem-intencionados. Além de nocivos , são cafonas.
...A abençoar intelectuais. empanturrados de propinas com suas ideologias fossilizadas, um monte de vaselina...impondo goela abaixo um nacionalismo barato para universitários otários regurgitarem pastiches viciados, repletos de vaidade imerecida, ao som das mais horrorosas canções que ouvi na vida ao balanço dos mais grotescos rebolados.
...Uma Nação que se recusa terminantemente a crescer, paralisada por um embevecimento geonarcisista, indolente e servil.
Bem-vindos à Terra do Nunca!
Bem-vindos a essa pocilga chamada Brasil!"( Do livro: LOBÃO manifesto DO NADA na Terra do NUNCA)
Feliz Natal!

Reply