Petrolão: STF vai denunciar ou abafar?

 Teori Zavascki, ministro ou engavetador da Dilma?

Um mês depois de homologar o acordo de delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no STF, ainda não determinou a abertura de inquérito contra políticos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na estatal. Em quase cem depoimentos da delação premiada, Costa apontou o dedo para pelo menos 28 deputados, senadores, governadores, entre outras autoridades.

As declarações do ex-diretor, já confirmadas em parte pelo doleiro Alberto Youssef, devem botar contra a parede grande número de políticos e inflamar ainda mais o clima no Congresso nesta fase após a reeleição de Dilma Rousseff. Pela gravidade das acusações, o surgimento de nomes vinculados às fraudes será mais um ingrediente na crise que só cresce desde a primeira vez em que Costa foi preso, em março.

As revelações de Costa atingem PT, PMDB, PP, PSB, SD e PSDB, entre outros partidos. Cada um em uma situação específica. Costa e Youssef também denunciaram grandes empreiteiras e contratos bilionários delas com a Petrobras. Só em um dos casos, Costa confessou ter recebido US$ 23 milhões da Odebrecht, o equivalente à soma dos empréstimos que, segundo o STF, o lobista Marcos Valério simulou para abastecer os dutos do mensalão. A empresa nega. Para procuradores e delegados, as investigações principais nem começaram.

— Se for comprovado o envolvimento dos parlamentares, isso vai ter uma repercussão muito forte no Congresso, que é o espaço próprio para se discutir essas questões político-partidárias — disse o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho.

Investigadores suspeitam que parte do esquema da Petrobras era reproduzido em outros órgãos. Nas investigações já começam a aparecer referências ao Dnit e à Eletrobras, entre outras frentes de investigação que devem ser abertas. Costa continua disposto a colaborar, o que pode prolongar a tensão no Congresso e na Petrobras. — O compromisso dele é colaborar com a investigação — afirmou João de Baldaque Mestiere, um dos advogados de Costa. (O Globo)

14 comentários

O problema não é o STF , é o tal Procurador Geral de República Rodrigo Janotque vai enrolar com isso uns 2 anos e depois é capaz de levar para a frente o Processo.O tal Procurador já engavetou um monte de processos em pocuo mais de um ano. Certeza é que não levará para a frente acusações contra Lula e Dilma, a não ser que apareçam documentos ou gravações envolvendo diretamente as 2 figuras. Ao contrário do Mensãlão, o Petrolão não condenará ninguém sòmente por testemunhos.

Reply

Pior de tudo é aguentar essa pose que fazem de pessoas sérias, idôneas, respeitáveis.Que quadra estamos passando!!

Reply

Teori Zavascki, é descendente de polonês,se vieram para o Brasil é porque estava fugindo do comunismo,acho que agora ele não poderá trair os ideais de seus descendentes...assim espero.

Reply

CORONEL

Será que alguém realmente leva na conta de pessoas sérias os "ministros" Levandowisk , Toffoli, Chavasca e Barroso?
O Barroso então inovou a dizer que um bando que se une metódicamente para práticas criminosas continuadas não constituem quadrilha.Na cabeça dele é uma "joint venture". Chique não?

Reply

Coronel! O petrolão não pode ser abafado, é imenso demais e subdividido em inúmeros escândalos menores e com pessoas de diversos partidos envolvidas como PETRALHAS DO PT, PSB e outros partidos da base aliada de Dilma.

*** O PSB SAIU DA BASE ALIADA PARA A CANDIDATURA EDUARDO CAMPOS e o resto todos já conhecem.

O abafável são alguns nomes com uma relativização da responsabilidade mas O JORNALISMO INDEPENDENTE QUE AINDA RESISTE tem a função de denunciar manobras dos poderes para uma tentativa de operação abafa OU TROCAR FAVORES ( esquecer regulação da mídia em troca de tentar abafar ) mas a oposição sabe que a DILMA É CONTRA A REGULAÇÃO DA MÍDIA.

A Veja e outros veículos podem continuar a bombardear com novos fatos e os meandros da política e tentar ir fundo na apuração do caso.

O Collor caiu porque não pôde mais abafar os casos, hoje é para um ladrão de galinhas ou punguista.

Reply

Espero que o Ministro Ame mais a Pátria do que o Poder, e, que receba a força e a coragem do Ministro Joaquim Barbos, que, mesmo Petista demonstrou o seu amor ao Povo Brasileiro e ao Brasil.

Reply

Coronel, existe a possibilidade de envolvimento de figurões das casa maiores da justiça brasileira neste esquema? Se sim, como evitar uma má influência no andamento e no julgamento deste caso?

Reply



Com essa FORÇA DO BEM que toma o BRASIL, com os crimes que pairam no ar: TERÁ QUE DENUNCIAR, ou será ele o alvo da fúria do GIGANTE.

Reply

Apadrinhado pela quadrilha, ou vendeu a sentença por alto preço? Qualquer das opções é prenúncio de mais um cara de pau corrupto achincalhando a Nação.

Pelo andar da carruagem, vamos ter que antes limpar as 'SUPREMAS COCHEIRAS', para depois conseguirmos nos livrar do PT.

Reply

2 de novembro de 2014 10:26

Sim ele atirou a toalha e ficou mudo e calado. Foi esse seu amor pelo povo brasileiro? Então só posso dizer lamento e se depois de tudo ainda é petista prefiro não comentar.

Reply

É por isso que eu digo: Michel Temer para Presidente do Brasil!

Reply

Os membros do STF têm que trabalhar visando o povo brasileiro e não uma minoria. Caso contrário,a quem o povo vai apelar se a Suprema Corte já decidiu em que lado está?É muito difícil saber em quem vamos confiar.Aí o povo tem que ir para a rua para exigir seus direitos

Reply

Alguém aí nos comentários disse que o problema não é o Teori Zavascki mas o Janot... Ora, se ele começar a enrolar, cabe processo contra ele, por PREVARICAÇÃO...
Lembram quando o Aécio disse isso à Dilma em um dos debates e no dia seguinte ela declarou que iria mandar apurar as denúncias? Mas não demitiu a Foster, o tal da Transpetro, etc... etc...
E depois das eleições, tudo continua como dantes no quartel d'Abrantes...
Coincidência ou não, tem um Junot nessa história, que é o duque d'Abrantes...
E a empresa que fará a auditoria já disse que não vai fazer nada se o tal diretor da Transpetro não for demitido do cargo...
E o medo de mais uma delação premiada?
Porque se a empresa não faz a auditoria é porque aí tem...
Ass.: Irritante

Reply

No Supremo alguns ainda se salvam...
Por ex. a Rosa Weber mandou incluir no Orçamento de 2015 o aumento do Judiciário e do MP...
Daqui a pouco muitos Ministros sérios começarão a limpar a Toga, porque nem todos são como o Tofolli, Lewandovski e Barroso...
E os bons sempre tem uma reputação a preservar...
Espero estar certa disso...
Ass.: Irritante

Reply