Ministro do STF e procurador geral da República agem conjuntamente para esvaziar investigação da PF contra políticos. É o Judiciário aparelhado.

Rodrigo Janot (à esquerda) age em conjunto com Teori Zavascki (acima à direita) para esvaziar a Operação Lava Jato, comandada pelo juiz Sérgio Moro (abaixo à direita). Quinze dias antes das eleições, o PT anunciou nos "blogs sujos" que iria até Teori e Janot para enquadrar o juiz Moro. Parece que estão conseguindo. O primeiro beneficiado pela atuação da dupla é um deputado petista ligado ao MST do Rio Grande do Sul, conforme informado abaixo pela matéria da Folha de São Paulo.

A Polícia Federal terá papel limitado na investigação sobre a delação premiada feita pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal). Como tem sido a prática nos inquéritos sobre autoridades com foro privilegiado na corte --Costa implicou vários parlamentares--, a PF apenas cumprirá diligências predefinidas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e autorizadas pelo relator, Teori Zavascki. 

Em uma operação normal da PF em primeira instância, as diligências são estabelecidas após entendimentos entre juízes, procuradores e policiais. Esse foi o caso da Operação Lava Jato, conduzida pela PF e pelo Ministério Público e sob a responsabilidade do juiz federal Sergio Moro. 

Quando a investigação vai para o STF, o quadro muda.Desde sua posse, em setembro de 2013, Janot tem advertido a PF a não se dirigir diretamente aos ministros do STF para pleitear investigações, como tomar depoimentos e solicitar interceptações telefônicas. Todos os passos da PF devem ser antes autorizados e requisitados por Janot. 

Em abril, quando um delegado da PF gaúcha procurou Zavascki para solicitar medidas num inquérito sobre o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), Janot escreveu que inexiste "capacidade postulatória da autoridade policial diretamente ao Judiciário, cuja representação [da PF] deve ser submetida ao Judiciário" pela Procuradoria-geral. Citando jurisprudência, Zavascki deu razão a Janot, dizendo que a capacidade de pedir diligências é exclusiva do Ministério Público em casos que tramitam no STF. Segundo levantamento da Folha, Janot mandou arquivar pelo menos 82 inquéritos desde setembro de 2013. 

Para defender sua capacidade de fazer requisições no STF, a PF tem citado o Regimento Interno da corte. Um trecho diz que o relator pode permitir esticar o prazo para fim do inquérito "sob requerimento fundamentado da autoridade policial ou do procurador-geral da República". 

O regimento diz ainda que, após instauração do inquérito, "a autoridade policial deverá" providenciar "elementos necessários à conclusão das investigações, efetuando as inquirições e realizando as demais diligências necessárias à elucidação dos fatos". No fim, o delegado deve apresentar "peça informativa". Na tese da PF, delegados continuariam cumprindo missões designadas pela Procuradoria, mas não perderiam a capacidade de tomar iniciativas na investigação. 

Caso a tese da Procuradoria prevaleça, o caso derivado das delações da Lava Jato passará a tramitar, dentro da polícia, no Grupo de Inquéritos, ligado à Corregedoria da direção-geral, em Brasília. Esse setor é responsável pela tramitação de cerca de 200 inquéritos que tramitam no STF. Consulta feita pela Folha na semana passada a mais de cem inquéritos que tramitam ou tramitaram no STF revelam que o papel da PF nesses casos se resumiu a cumprir diligências determinadas pela Procuradoria, em geral a localização de pessoas e a tomada de depoimentos.

36 comentários

Acho que uma placa nos próximos protesto deve dizer :

Lula, Dilma, Teori e Janot:
O povo sabe o que é uma quadrilha.

Reply

UMA PERGUNTA VIGARISTA SEM VERDADES, É SÓ O QUE ESSES JORNALISTAS FDP SABEM FAZER...UNS MERDAS NOJENTOS

Há uma nova direita indo às ruas e pedindo a volta dos militares. Como fazer com que o PSDB não se confunda com esse movimento?

Com nosso DNA. Sou filho da democracia. O que houve foi a utilização de movimentos da sociedade por uma minoria nostálgica que nada tem a ver conosco e com nossa história. A agenda conservadora, antidemocrática, totalitária, é a do PT. Esse documento do PT, lançado depois das eleições, é muito grave. Fala no cerceamento da liberdade da imprensa, de um projeto hegemônico de país, sem alternância de poder. Fala de uma democracia direta que, de alguma forma, suplantaria ou diminuiria a participação do Congresso na definição das políticas públicas. Teve um momento na campanha do meu avô Tancredo, em 1984, que pregaram uns cartazes em Brasília com o símbolo do comunismo. Era um movimento da direita mais radical para dizer que ele era comunista. Tancredo disse: "Olha, para a esquerda não adianta me empurrar que eu não vou." Ele era um homem de centro. E, agora, eu digo: "Para a direita não adianta me empurrar que eu não vou"



Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-neves-para-direita-nao-adianta-me-empurrar-que-eu-nao-vou-14512157#ixzz3IZcunBf8

Reply

O que deveria ser de conhecimento público esta a cada dia se tornando privativo do governo da hora,financiado com dinheiro público. Está passando da hora.
Essa historinha de "provar" que as lideranças petistas estavam envolvidas é apenas conversa pro boi dormir.
Dorme boizinho, dorme, que o PT tem o que fazer, dinheirama prá roubar e justiça prá esconder.

Reply

Aí está o verdadeiro engavetador, como diz a presidente.

Reply

Pode fechar a PF. Ou melhor, a PF apenas para os inimigos.
Para os amigos, MPF e STF. Para os inimigos, PF e mídia vendida.

Reply

Então Dna Dilema mandou varrer 82 inquéritos para baixo do tapetão? Porca miséria!

Reply

O aparelhamento já está feito. No entanto, é possível paralisar as ações deletérias do bando formado para homologar a impunidade. O remédio é o povo nas ruas. Basta uma manifestação e os calhordas porão os rabos entre as pernas.

Reply

Vai ficar assim? Os eleitos pelo povo, defensores da democracia, blindados na caixa preta do STF e do MPF?

Reply

CORONEL

Não quero ser pessimista mas acredito que só um levante popular pode quebrar a espinha dessa quadrilha tentacular.O poder judiciário ja foi sodomizado e hoje faz apenas jogo de cena antes de homologar as decisões da SOC.
Uma vergonha!!!

#TODOS CONTRA O PT!!!

Reply

Esse pessoal vai jogar o Brasil em uma crise sem precedentes nas instituições republicanas. Com esses ares de "autoridades", conhecedores profundos dos atalhos dissimuladores da justiça, as instituições se aprofundarão em mares de lama. Quem viver verá. Sei lá se o mundo se preocupa com isso.
O importante é manter os miseráveis alimentados, ohh!, financiando liquidificador, comprando UM, pagando TRÊS, e no final, valendo MEIO.

Reply

O inimigo é o PT. É preciso tirar esta quadrilha do Poder.

Reply

Os fatos que comprovam o roubo como um dos sórdidos e criminosos métodos do Podridão Total para se manter no poder, ainda que sejam apenas a ponta de um iceberg, já demonstram a movimentação intensa e permanente dos chefes de quadrilha para esvaziarem as investigações do PeTrolão, por exemplo, em proporções aviltantes bem maiores que as praticadas no mensalão I.
Para tanto, apoiam-se no recurso do aparelhamento prévio, em que somente canalhas acostumados à desonra, serviçais da bandidagem, continuarão perdendo o que jamais reconhecerão como existente, a dignidade,o caráter e a honradez humanos.
Por tudo isto, é crucial que faça parte das manifestações a cobrança ferrenha sobre a pusilanimidade dos que se atreverem impunemente a tripudiar da justiça, da democracia e da paciència de quem tem vergonha na cara, os 51 milhões de brasileiros que deploram os cínicos cúmplices de bandidos.
Caso contrário, alteremos o brasão da bandeira, denominando-a bastião da República de Bananas, em que a baderna é a ordem, e o atraso, o progresso.

Reply

Sim, perfeito, e, agora aperfeiçoado, o que propuseram como cartaz das manifestações, em síntese:

Jegue blindado, Dilmente, Janot e Teori:

O povo sabe o que é uma quadrilha !

Reply

É por essa e por outras razões que sou a FAVOR de uma intervenção militar institucional. Combater essa esquerdopatia que aparelha, além do Judiciário, a maior parte da imprensa, precisamos não somente de fazê-lo com democracia, mas precisa de algo mais, um "remédio amargo" que temos que usar para "curar" esses desmandos do desgoverno petralha que há mais de 10 anos vem DENEGRINDO a imagem do Brasil. Esse remédio seria a intervenção das FFAA. Senão, o CUmunismo vai sendo inserido na sociedade, aos poucos, e , quando a gente perceber, estaremos vivendo os mesmos problemas que a Venezuela, por exemplo, enfrenta. Percebe-se que a situação, a cada pleito, se agrava mais e mais??? Intervenção, sim!!!
Por meio das manifestações pacíficas os cidadãos de bem estão cumprindo o seu papel: de ir contra a tudo de ruim que acontece no país por CAUSA DO PT. Mas a mídia CHAPA BRANCA (?), infelizmente, não mostrou e não mostrará quaisquer manifestações. Pelo contrário, vai tentar colocar uma "pá de cal" nelas. Já disse isso e repito: Por que as manifestações não ocorrem próximos a eventos que os canais de TV são obrigados a cobrir? É uma ideia, certa ou não, mas pelo menos, estou tentando dar uma solução para que essas manifestações sejam vistas por milhões de brasileiros que não tem acesso a internet ou porque não gostam.
A minha esperança é que novos congressistas vão tomar posse. Torço para que não haja um Petrolão 2 e que esses "novos políticos" consigam dar um basta nas pretensões bolivarianas desse governo do estelionato.

Reply

Que legal, êeeeeebbbbbaaaaaaaaaaa!
Será que eu também posso entrar no mundo do crime?

Reply

Cel
Estou de acordo com o que JCMaciel disse. O povo tem de ir berrar na porta do Supremo feito faz e já fez os bandidos do PT.
Esther

Reply

Está tudo aparelhado, tudo dominado, e não vai ser fácil mudar o quadro. Vai precisar de muita consistência, persistência e coragem

Gustavo Ioschpe, autor do ótimo "O que o Brasil quer ser quando crescer?" (Ed. Objetiva), relata na VEJA a surpresa que experimentou, ao final de um encontro, com alunos de uma escola... de elite!

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/estamos-acabando-com-o-pais

Reply

Mas os manifestantes tem que esperar a decisões legais para pedir impeachment! Hein?

Vão esperar sentados, vai faltar gaveta e melhor dar um armário dúplex pro STF,

é na raça que a coisa vai andar

Reply

Então que a PF vaze as informações, ai o povo irá as ruas para fazer justiça e qual será o preço?

Reply

Os ministros do STF pintam e bordam. Protestos e gritarias tiram eles de lá?

Reply

Atitude mais do que esperada por parte desse desgoverno nojento e corrupto.

Reply

Quero ver qual vai ser a reação desta quadrilha, quando o povo pressionar pedindo que se faça justiça. Será que eles vão ter colhões para continuar com esta pilantragem? Duvido. O ano de 2015 promete.

Reply

Pergunta Coronel, como e o que fazer para tira estes ministro comprometidos com o PT Pergunta nao existe lei para mudar este aparelhamento
Ou sera que aparecem um cabra macho para dar um tiro na cara deste safados.
O que este doleiro e Costa roubaram nao da nem para imaginar, quantas casa populares, bolsas de estudo para medico, e outro, saude e creches escolas etc.
Como pode o povo ter dormido durante este 8 anos do Lula , foi la que tudo começou, Aparelhamento do Estado das estatais, o pias esta infestado de bolivianos, cubanos ensinando tática de milícias ao radicais do PT e MST.
Jogar uma bom no MST, e expulsar estes terroristas de volta para seus paises de origem,
Vira o Pizzolato bravejando que o mensalão foi criado para destruir o Lula, e ele esta na Italia fazendo um tours pela europa , solto e com muito dinheiro no bolso.

Reply

Estou de acordo com o anônimo das 11:21! É a mesma coisa que fazer passeata contra a violência, ora bolas, os bandidos estão pouco se lixando pra isso!

Reply

Pôrra, esses bandidos já passaram dos limites há muito tempo. Estão nos roubando descaradamente e ainda tirando sarro com as nossas caras. Se não tem jeito de forma legal, será que a solução é abater a tiro cada um desses safados?

Reply

Aí está um equívoco.
No sistema processual penal brasileiro, entre o inquérito policial e o Judiciário existe o Ministério Público. Titular da ação penal pública, ele examina o inquérito e, havendo necessidade de mais investigação, propõe a devolução dos autos à polícia, com a indicação da diligência a realizar.
Portanto, isso não é limitação da atividade policial

Reply

A CULPA É DO GENERAL....
só é possível esculhambar a REPÚBLICA com a conivencia dos generais..... ou a culpa seria do ZÉ RAINHA?

Reply

VIVAAAAA, A DILMA AGORA TEM UM ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA PARA CHAMAR DE SEU.

Reply

Eh senhores, o que lemos em um ou outro jornal , uma ou duas revistas, informações em blogs honestos como esse e poucos outros, não é, infelizmente acessível à maioria dos nossos irmãos brasileiros, porque se a maioria soubesse os desaforos que são atribuidos ao povo brasileiro, a coisa ia ser bem mais complicada. Haveria uma indignação sem limites.
A cambada perdeu todos parâmetros da vergonha e dignidade.

Reply

No site do MPF - ministério publico federal tem até um ITEM - MANIFESTÇÃO
Eu já mandei meu email fazendo reinvindicação da publicação da investigação
Vamos mandar email , por que temos até ESPAÇO para isso !!!

Reply

ué, mas não é o PSDB que tinha um engavetador ?

Reply

9 de novembro de 2014 11:21

Com tiriricas com segundo mandato?
Os ignorantes se uniram aos corruptos e temos agora jegues movidos ora de grama ora de grana.
Ministro da Venezuela pinta e borda, assina contratos para ensinar ao MST como fazer uma "revolução socialista", só falta chamar os militares da Venezuela.

E pensar que Collor caiu por causa de um Elba.

Reply

9 de novembro de 2014 22:34

Minha opinião sincera. Melhor seguir o exemplo de Cristo que tirou o chicote e expulsou os que fizeram do seu Templo uma casa de negócios.
Simples, rápido e eficiente.

Reply

Esse cara tá mais para janota, ou seria Rodrigo Cabot, o indivíduo mais cabotino dos petralhas, somente superado pelo seu mentor canalha e maior hipócrita.

Reply

O povo é o único desprotegido por essas instituições. O ex chefe e a atual chefe do Executivo sempre escapam. Judiciário, PF (comandada pelo Executivo), MP todos contaminados pelo PT.

Reply