Justiça americana investiga roubalheira da Petrobras.

O Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação criminal contra Petrobras para saber se houve pagamento de propina para a empresa, ou algum de seus funcionários, nas operações americanas da estatal brasileira, segundo o jornal britânico “Financial Times”. Essa investigação ocorre de forma paralela a uma segunda, feita ela pela Securities and Exchange Commission (SEC, o órgão regulador do mercado americano). A Petrobras tem recibos de ações, os chamados ADRs, negociados na Bolsa de Valores de Nova York.

A investigação do Departamento de Justiça busca descobrir se a Lei de Práticas Corruptas Estrangeiras, que proíbe o pagamento de propina para estrangeiros para obter vantagens em negócios, foi violada. A investigação procura comprovar se alguma empresa registrada nos EUA ou indivíduo pagou propina para funcionário ou representante da Petrobras para ter privilégios comerciais.

A reportagem, porém, não dá detalhes sobre as suspeitas do Departamento de Justiça americano, nem afirma quais seriam os negócios da Petrobras sob investigação no país. No início deste ano, a refinaria de Pasadena, no estado americano do Texas, se tornou alvo de investigação em função de suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas. 

O “FT” ainda menciona as últimas investigações, realizadas pela Justiça brasileira, sobre um dos “maiores escândalos de corrupção da história do país”, ressaltando que muitos dos problemas aconteceram durante o governo da presidente Dilma Rousseff. A coluna Lex, um das mais relevantes do jornalismo financeiro, cita a Operação Lava-Jato no Brasil.

Segundo o jornal, o Departamento de Justiça americano e a SEC preferiram não comentar o caso. Já a Petrobras não apresentou uma posição sobre o tema. No ano passado, a Justiça americana e a SEC denunciaram mais de 20 empresas e representantes que desrespeitaram a Leia de Práticas Corruptas Estrangeiras no país. Em um dos casos, o Departamento de Justiça apresentou uma denúncia contra depositários que negociaram propinas com representantes do Bandes, bando estatal venezuelano. ( O Globo)

5 comentários

Esta turma do petrolão tem que ser condenada em algum lugar se não for aqui que seja pelos americanos .

Reply

Cel

Quero saber como Lula+Dilma+PT irão justificar para SEC (Órgão que controla as bolsas de valores dos EUA) os desvios ocorridos na Petrobras?

Acredito que vai ter gente, igual ao Maluf, sem poder viajar para o Exterior por estar na lista de procurados da Interpol.

Átila

Reply

CEL,

Do Boletim ADVFN de hoje:

"O Departamento de Justiça dos EUA e a SEC (Securities Exchange Commission, órgão similar à CVM no Brasil) teriam iniciado uma investigação criminal contra a Petrobras (PETR4) para identificar pagamentos de propina a funcionários da empresa, violando a Foreign Corrupt Practices Act, lei criada para combater a corrupção no exterior de empresas listadas nos EUA. A lei anticorrupção nos EUA inclui responsabilidade civil e criminal. No pré mercado da bolsa de Nova Iorque, as ações da companhia operam em alta nesta manhã, aparentemente com investidores não assustados com a notícia."

Índio Tonto/SP

Reply

Será sério ou uma pizza a Tio San??????

Reply

Ah ha ha!

Vamos ver de onde sairão resultados mais rápidos?

Reply