Empreiteiros bilionários e corruptos tentam habeas corpus. Até agora Justiça negou 11 pedidos.


A Justiça Federal rejeitou neste domingo mais seis pedidos de liberdade para os executivos presos na sétima etapa da Operação Lava Jato. No sábado, outros cinco pedidos de habeas corpus haviam sido indeferidos. A decisão é da desembargadora plantonista Maria de Fátima Freitas Labarrère, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região de Porto Alegre.

Os investigados que tiveram o pedido de limilar rejeitados foram o presidente da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho; o diretor financeiro da OAS Mateus Coutinho de Sá Oliveira; o advogado da OAS Alexandre Portela Barbosa; o vice-presidente da Engevix, Gerson de Mello Almada; e os diretores técnicos da Engevix Carlos Eduardo Strauch Albero e Milton Prado Júnior. Ontem, os habeas corpus analisados e indeferidos foram do diretor vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite; do presidente da Camargo Corrêa, Dalton dos Santos Avancini; do presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa, João Ricardo Auler; do diretor presidente da área de internacional da construtora OAS, Agenor Medeiros; e do funcionário da OAS José Ricardo Nogueira Breghirolli.

Na decisão, a desembargadora manteve o argumento da Justiça Federal de que as detenções foram necessárias para impedir que os acusados atrapalhassem a investigação da Polícia Federal.

Neste domingo, os 23 presos na Superintedência da Polícia Federal em Curitiba passaram por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal na capital paranense. Depois do procedimento, os acusados voltaram para o cárcere e aguardam ser chamados para prestar depoimentos. Eles estão encarcerados em um espaço onde ficam as duas celas do prédio. Alguns tiveram que dormir em colchões no chão e comeram a comida fornecida pela polícia. Advogados dos presos, que chegaram a reclamar da falta de acesso imediato aos clientes, afirmaram que apesar do espaço pequeno para tanto preso, não houve reclamações por parte deles quanto às condições do local. (veja)

15 comentários

Prezado Coronel,

estive afastado do blog e do Tw nos últimos dias da eleição e logo depois por motivos familiares. Sou um daqueles que acompanha o blog há mais de 5 anos, desde que foi citado no Reinaldo Azevedo com um furo de reportagem. Faz parte da minha vida, do meu cotidiano. Às vezes dá tempo de acompanhar, comentar, dar RT; às vezes não sobra tempo, só um passar de olhos. Agradeço por cada post, cada iniciativa, cada crítica, cada minuto de trabalho! Parabéns!

Você levantou uma questão, em post anterior, que tenho refletido nestes últimos dias: a apropriação destas manifestações pela oposição instituída. É o que tenho pensado. Há duas formas de fazer isso: incentivar a radicalidade para formar um grupo de idiotas úteis (como faz o PT com PSTU, PCB, PCO e, até mesmo, o PSOL) ou "sequestrar" o movimento para ditar a agenda e organizar o coreto.

Acho que a segunda opção é a melhor. Acredite, as pessoas lá estão loucas para que isto aconteça. Ninguém é maluco para a intervenção militar (se fala por bravata, por nostalgia, por achar que era melhor - mas a sério, pra valer? Duvido) ou mesmo para achar que Dilma é totalmente ilegítima (ela o é por ser um nada mas não por não ter ganho as eleições)(embora o processo eletrônico precise sim ser mais transparente e confiável).

Não que a primeira opção seja horrível. Falta, e muito, ao país o grupinho da direita. Que democracia não os tem? Eles poderiam, inclusive, libertar o PSDB da pecha de privatista, elitista, etc...

Mas voltemos. Quando o PSDB teve essa massa de manobra que está louca para seguir alguém? NUNCA, nem quando estava no governo. O PSDB nunca teve gente na rua para defendê-lo, para vender sua agenda.

Foi grata a surpresa de ver o senador no meio do povo. Foi um sinal muito importante. Timidamente outros também deram algum apoio nas redes sociais.

Para que o Impeachment realmente aconteça quando chegar a prova provada - e ela vai chegar - não conseguiremos nada se a sociedade, ou uma boa parcela, não estiver viva, acessa, despertada.

Lembremos que o maior erro foi não ter pedido o Impeachment do Lula. Ali foi o erro capital que permitiu os 16 anos no poder. Vai chegar o momento de corrigir o passado e essa mobilização meio radical, meio bagunçada, meio sem pé nem cabeça tem um papel fundamental.

Eu estive na manifestação em Brasília. Lá haviam bandeiras do Aécio, adesivos com o 45, e um candidato não eleito - meio amalucado, é verdade (o tal do kit macho) - em cima de um dos carros de som. Se Aécio aparecesse ou o senador Álvaro Dias, ou algum outro de boa expressão, teriam sido carregados no colo.

Que o PSDB não desperdice o presente que a sociedade está lhe dando. E olhe que quem escreve não é um social-democrata! Sou um liberal-conservador que, hoje, poderia dizer me identificar mesmo com o Partido Novo! O que não impede de reconhecer a viabilidade do PSDB e as conquistas e o bem que este partido já fez ao Brasil (ao lado do falecido PFL - o mais injustiçado partido da história do Brasil - que saudades!).

De novo: Que o PSDB não desperdice o presente que a sociedade está lhe dando!

@thiagohart

Reply

Esse costume criminoso no Brasil, que bandido nunca é punido porque o dinheiro está acima da justiça, quem paga muito, fica impune, tem mesmo que acabar.

Essa pouca vergonha da justiça "VENDER" Habeas Corpus e outras maracutais para aliviar pro bandido é a coisa mais nojenta e revoltante num Pais corrupto., como o Brasil!

Eles roubam despudoradamente e os bandidos togados das supremas corte(sias) garanem a impunidade.

O PT banalizou o crime, avacalhou a justiça, inverteu os valores sócias, aparelhou as instituições locupletando nelas seus companheiros marginais, trouxe o Brasil nessa merda em que estamos vivendo.

DEUS, permita que esse seja o momento de acabar de vez com a corrupção devastadora, total e aprimorada que o PT implantou no Brasil. Amém


FORA DILMA, LULA E SEUS CAPANGAS CRIMINOSOS.

Reply

off topic
Ranking de salários da USP

http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2014/11/117724-ranking-de-salarios-da-usp.shtml

Aquela "comuna" , que diz "odiar a classe média", Marilene Chaui, ganha nessa universidade "míseros" R$ 23.508,00 por mês.

Reply

Quando o Chefe for pego, junto com estes canalhas endinheirados, que roubam o suor do povo brasileiro, será uma festa ter sobrevivido à quadrilha do PT.
A gerente é uma coisa absurda, porém é personagem importante neste jogo,porque atiça a alma das pessoas ao expressar tanta ignorância no exercício do cargo que jamais admitiria tal qualidade(?).

Reply

thiagohart 19:16

Também concordo com você:

"Que o PSDB não desperdice o presente que a sociedade está lhe dando!"

Também achei bacana e importante a presença do Senador Aloysio Nunes em Sampa. A oposição (PSDB) tem de ajudar os manifestantes a se organizar melhor, como você mesmo sugere. Tem de haver uma agenda clara e consistente para as próximas manifestações.


Abraço

Chris/SP

Reply

No início vão tentar se safar, se não der os empreiteiros vão alegar extorsão, ai o caso fica mais difícil ainda para o PT.
Lula e Dilma ainda vão ver o sol nascer quadrado.

Reply

Dormir em colchões? No chão? Elles deveriam dormir debaixo das pontes como os miseráveis decorrentes dos roubos deste grupo.
PAPUDA NELLES.

Reply

Do Blog do Lauro Jardim: "Apesar da operação de sexta-feira passada, com prisões a rodo, os advogados ligados às empresas estão otimistas. Acham que já recolheram todo o material necessário para melar a operação. O alvo é o juiz Sergio Moro e alguns procuradores." (http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/brasil/advogados-de-empreiteiras-preparam-contra-ataque-a-juiz-da-lava-jato-na-mira-dos-advogados-das-empreiteirasjato/)

Reply

Não podemos nos esquecer de elogiar o Dr. Sergio Moro e a equipe de Delegado e Investigadores da Polícia Federal.
Coragem e determinação a todos. Parabéns.

Reply

Empreiteiros, Não esqueçam de agradecer ao PT essa maravilhosa experiência que vocês estão passando.

Reply

dilmona,confesso, me surpreendeu negativamente.........dah um baile de cinismo!!!!!!!!!!!!

Reply


Vão sair todos impunes:

"ACORDO GARANTE ‘ENGAVETADOR-GERAL’ DA CPI NO TCU E CARDOZO NO STF"

Com Cardoso no Supremo e Vital no TCU, o PETROLÃO deixa de existir! Os bandidos e suas empreiteiras continuaram trabalhando pro governo, conforme a destrambelhada DILMA afirmou lá da Austrália! Só se a oposição honrar as calças que veste e essa força que recebeu de presente do povo nas ruas, após a eleição.
Quando o PT tinha o povo apoiando nas ruas, eles conseguiram tudo o que quizeram. Vamos ver se a oposição vai saber trabalhar com a força da massa dos eleitores que estão clamando nas ruas, ou vai jogar fora essa chance!

Reply

o mais novo mantra, começa a ser recitado pela petralhada corrupta e políticos afins. "a situação do país é péssima e todos devemos nos unir para salvar o país, aprovar a nova lei de responsabilidade fiscal é um dever patriótico !

Reply

Vao estatizar as empreiteiras entre a companheirada?
o amigo intimo Odebrecht , fica sem concorrencia?
vao ameacar demissao em massa? Fazer terrorismo?

e a Globo no fantastico ontem e no jornal da manha agora pouco dando ampka divulgacao a passeata gay?
que vergonha, que mico, que cousa feia hein, globo?
para democracia nada , para demogaycia tudo?
so tem gay ai na globo?

e o Boechat agora de manha na Band ?
FHC e oportunista!ao falar sobre o Petrolao

O clube do Petrolao vai devolver 10% do saque , vai solto, conta umas abobrinhas, vai pagar advogado com dinheiro do roubo, (olha ai Kakay uma bocona boa) e vao ficar com o resto da grana,
por isso e delacao premiada, e melhor que ganhar na mega sena.

Cade os politicos que tavam aqui no Petrolao? Alguem sabe? Alguem viu?Eu nao! Eu nao!

Pizza de CnH2n+2!







Reply

CORONEL

Toda essa confessada roubalheira, indiciando o PT como coordenador e beneficiário enseja de maneira robusta cogitar-se a extinção desse pseudo partido político.VAMOS EXTIRPAR ESSE CÂNCER, ESSA FARSA CHAMADA PT!!!!

TODOS CONTRA O PT!!

Reply