Dilma avisa ao PT que o arrocho vem aí. E chama manifestações de rua de "golpistas".

Em meio a críticas do PT e de movimentos sociais pela escolha de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda, a presidente Dilma Rousseff, que participou da reunião do diretório nacional da legenda nesta sexta-feira, 28, em Fortaleza, fez acenos ao partido e sua base, lembrou que foi eleita por forças progressistas, mas reiterou o compromisso com a estabilidade econômica e pediu maturidade à militância petista em nome da governabilidade.

"Nós temos que tomar as medidas necessárias, sem rupturas, sem choques, de maneira gradual e eficiente como vem sendo feito. Temos que estar unidos. Eu preciso do protagonismo de todos vocês e neste protagonismo destaco o PT. O PT tem maturidade e hoje, depois de todo esse período sabe que precisamos ter legitimidade e governabilidade", disse a presidente em seu primeiro encontro com a cúpula do partido depois da reeleição. 

Dilma comemorou o fato de o País terminar o ano dentro da meta de 6,5% de inflação, mas disse que não está satisfeita e que medidas devem ser tomadas. Por isso, ela desafiou o partido a renovar suas perspectivas diante das demandas econômicas. " A conjuntura muda, a situação do País muda, as condições da economia mudam. Nós nos adaptamos às novas demandas e damos respostas a cada uma delas. Acho que esta é a grande missão do PT", disse ela. 

Por outro lado, a presidente fez afagos ao PT, garantindo que a condução ortodoxa da economia não vai afetar a essência do programa do partido. "Uma coisa deve ficar clara e ninguém deve se enganar sobre isso. Fui eleita por forças progressistas, não para qualquer processo equivocado, mas para continuar mudando o Brasil", garantiu. 

Bem humorada, Dilma lembrou que, embora tenha sido eleita pelo PT, lidera uma coalizão de partidos e tem a obrigação de governar para todo o conjunto da população. "O governo não é um governo meu, no sentido que ele é só meu e eu guardo abraçadinha nele. O governo é do PT e dos partidos da nossa aliança porque nós fizemos uma aliança e dos movimentos sociais. Mas também o governo é dos que mostraram em mim e dos que não votaram", disse ela. 

Os movimentos sociais que formam a base do PT tiveram atenção especial da presidente. Dilma voltou a dizer que uma das diferenças entre o segundo mandato e o primeiro será a disposição para o diálogo, em especial com os setores organizados da sociedade. "Quero enfatizar um aspecto que é: nós temos que olhar para os movimentos sociais. Numa sociedade democrática o Congresso é fundamental e nós temos os processos que levam às leis, às reformas e às transformações. Mas é na nossa relação com os movimentos sociais que nós também aprendemos e recebemos todas reivindicações da parte organizada da sociedade. Uma das práticas que considero extremamente relevantes é a de ouvir sistematicamente os movimentos sociais", prometeu.

Falando para o partido, Dilma voltou a defender a reforma política, uma das prioridades da agenda petista, desta vez de forma mais objetiva, dizendo que é contra as alianças proporcionais e o financiamento empresarial de campanhas, segundo ela origem de toda a corrupção estatal. Um dos momentos mais aplaudidos do discurso de 45 minutos foi quando Dilma disse entender e incentivar a independência do PT em relação ao governo. "Governo é governo e partido é partido", disse ela, emendando com outra tirada bem humorada. "Vocês podem criticar à vontade, mas também não exagerem".

Em meio a um dos maiores escândalos de corrupção da história do País desvendado pela Operação Lava Jato e manifestações diárias pedindo seu impeachment e até a anulação das eleições, Dilma conclamou o PT a defendê-la dos "golpistas" que, de acordo com ela, não se conformam por ficarem 18 anos fora do poder federal.

"Eu conto com vocês para que juntos enfrentemos todos os desafios e encaremos com serenidade os golpistas de sempre, que sempre ocorreram de uma forma ou de outra na história do Brasil, mas golpistas hoje que têm uma característica. Eles não nos perdoam por estarem tanto tempo fora do poder", disse a presidente.

Sem citar nomes ou casos específicos, Dilma pediu serenidade aos petistas e alertou para o risco de provocações. "Vamos lidar com isso com tranquilidade e serenidade. Nós não podemos cair em nenhuma provocação. Temos ter a tranquilidade de que nosso País conquistou a duras penas a democracia". (Estadão)

14 comentários

Por qué no te callas ?

Reply

Cínica, cínica, cínica, mil vezes cínica!

Esta desgovernada não me representa!


Chris/SP

Reply

A Vaca Vermelha é mesmo uma filha da Cuba!!!!

Mãe do maior escândalo de CORRUPÇÃO da história do mundo e os honrados brasileiros, pagadores dos impostos mais abusivos do sistema solar, que se revoltam são chamados pela LADRONA de golpistas!

FORA DILMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

IMPEACHMENT JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Reply
César de Castro Silva mod

Minha falecida mãezinha me dizia, quando eu era criança, que uma mentira dita para o bem era chamada "mentira santa", portanto que sejam chamadas de golpistas santas, pois qualquer movimento para extirpar esses comunistas corruptos do governo serão muito bem recebidas pela população que paga impostos e sustenta essa camarilha petista.

Reply

ELA ESTÁ DIZENDO:

Não vão a rua que nossos cachorros irão te morder!

É uma aviso da nojenta para nós, não para os seus pitbulls

Prefiro meus rothwieler!

Reply

Vamos pra rua já!

IMPEACHMENT PARA ESSA CRIMINOSA JÁ!!

Ela, na verdade, acabou de passar o recibo. Estão se borrando de medo do povo na rua.

Na parar de combater essa quadrilha nunca!!

Reply

Levy é na concepção bolivariana um Boliburgues, entra em cena para acalmar os mercados, propositalmente ignorado pelos governos dessa matiz ideológica. Trata-se de um refresco até que tenham quadros diretivos capazes de levar a economia sem produzir grandes desastres ou seja matar quem produz. Então essa figura, Levy , muito ao contrario do que pensam vem cumprir essa tarefa e logo será descartado. Nos já devemos descartá-lo de cara.

Reply

Engraçado, o PT não pegou no pé do Lula qdo ele escolheu o Meirelles (ex psdb), q gente chata!!

Reply

"Temos ter a tranquilidade de que nosso País conquistou a duras penas a democracia". (Dilma)

Segundo o ex-guerrilheiro Gabeira, " democracia " que eles queriam não era uma democracia.

http://www.youtube.com/watch?v=8VtXhnxWHC0

Gen. Augusto HELENO e "O Movimento de 1964"

http://www.youtube.com/watch?v=jNPGKZQcdVM

Reply

Levy na economia pra dar uma ajeitada e politicos nas estatais para continuar as roubalheiras e assim vamos ``levyando`` a vida num pais de um dos piores PIB do mundo! E ainda,a mentirosa diz que manifestacoes sao golpistas. FDP!

Reply

Ei Dilma vai tomar no cu.

Reply

A Gorda do paletó vermelho é mesmo uma levyana!!!

IMPEACHMENT NA SOCIOPATA!!!!!!!!!!

Reply

Coronel,
os otários nem imaginam o que vem por aí. Os que produzem é que vão se lascar mais ainda. Os que recebem a esmola vão continuar na miséria de sempre.

Reply

"Dilma conclamou o PT a defendê-la dos "golpistas" que, de acordo com ela, não se conformam por ficarem 18 anos fora do poder federal."

¬¬ 18 anos? Ela colocou na conta o tempo anterior a 2003? São 11 anos de PT não? 2014-18 anos= ano de 1996? Em 95, 94, 93 e antes, nas eleições disputadas por Lula, não éramos uma democracia e os golpistas de 64(?) davam as cartas? Será que ela coloca Itamar Franco como 'golpista'? Ou seu amigo e aliado Collor? Quem deu o golpe e tirou o Collor, não foi o PT que jogava gasolina no governo dele querendo pegar o trem que perdeu na eleição, nas urnas? Quantos anteriores a 96 continuaram com ela? Os mesmos golpistas... Golpistas em 94, para mim, era a turma que não queria o Plano Real. E não ficaram fora 18 anos, estão todos aí matando o pouco que se salvava nesta republiqueta das bananas e jabuticabas. Confesso que não entendi a conta dos 18 anos fora do poder federal... Foi erro na fala dela ou typo no texto? Não precisa explicar, eu só queria entender ¬¬

Reply