Empresários querem distância do PT. Partido está demonizando a iniciativa privada na campanha.

Empresários reclamam de estarem sendo vítimas de um processo de "satanização" nas propagandas do PT usadas para desconstruir a imagem da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva. Reservadamente, um empresário do ramo industrial disse à Folha que o setor privado está sendo retratado como inimigo dos trabalhadores e de programas sociais na propaganda do petista.Outro, da siderurgia, reclamou que esse tipo de propaganda vai contra o discurso oficial do Palácio do Planalto de reaproximação do empresariado, descontente com a política econômica da presidente Dilma Rousseff. 

Dois comerciais da campanha mostram imagens de executivos em tom de comemoração ao tratar de medidas prometidas ou aventadas por Marina. O primeiro foi gravado para atacar a proposta de independência do Banco Central feita pela principal adversária de Dilma. O comercial mostra banqueiros sorrindo enquanto um locutor diz que a medida vai representar um risco para o emprego e o salário dos trabalhadores. 

O segundo, que começou a ser veiculado nesta quinta-feira (11), diz que Marina não vai priorizar a exploração do pré-sal. Em seguida, mostra executivos apertando as mãos e comemorando, com um narrador dizendo que a decisão da candidata vai tirar R$ 1,3 trilhão da educação e da saúde no país.Um terceiro empresário disse à Folha que "satanizar" o setor privado na eleição só vai agravar o desgaste no relacionamento do setor privado com o governo. 

RACIONALIDADE
Além disso, reclamou, não vê sentido em relacionar executivos felizes com uma decisão de tirar prioridade do pré--sal. O setor privado, afirmou, quer mais leilões de campos de petróleo e não o contrário.  No caso do comercial que ataca banqueiros, um executivo do setor financeiro lembrou que há bancos que podem estar do lado de Marina, mas há outros que estão afinados com Dilma.

Em sua opinião, o PT acaba colocando todo mundo num balaio só em nome da eleição e passa a mensagem, ruim para a política econômica, de que no governo Dilma o Banco Central segue determinações políticas. 

Um assessor presidencial diz que não é possível cobrar "racionalidade" durante uma campanha eleitoral e que o governo está numa guerra. Segundo ele, a prioridade é ganhar a eleição. Depois, pontes serão reconstruídas. 

PEGANDO PESADO
Outro auxiliar reconhece que o tom dos comerciais petistas, feitos pelo marqueteiro João Santana, está "pegando pesado", mas afirma que é uma forma simplificada de dizer à população o que significam as propostas de Marina. Ele diz ainda que a presidente fez de tudo nos últimos meses para agradar e atender o empresariado e, mesmo assim, ele estaria em peso contra o governo. 

Cita a avaliação ruim do governo e do PT nas pesquisas em São Paulo, centro do setor empresarial do país, como exemplo de que o empresariado decidiu ficar contra o governo. O temor entre assessores é que o tom radical dos ataques teve de ser usado com muita antecedência para conter o crescimento da candidata do PSB, já no primeiro turno, quando o ideal era que fosse guardado para a reta final.(FSP)

10 comentários

Coronel,
o interessante é que são os "empresários" que sempre viveram nas benesses dos petralhas que estão reclamando. Sim, eles ficarem entre a Anta e a Santa do Pau Oco mostra quanto são retrógrados.

Reply

eu sempre procuro comentar nos blogs que "o governo não cia empregos, mas sim o empresariado que tem a coragem de investir no brasil". aliás, o PT criou MUITOS empregos pros CUMPANHERO. porém ontem, o jornal nacional colocou os pingos nos is informando que A ECONOMIA BRASILEIRA CRIOU EMPREGOS.

Reply

Sendo oportunistas, os comunistas são amigos ou inimigos dependendo da hora; lembra-se de Lula ferozmente criticando Sarney, Maluf e Collor e depois na cara dura se ajunta a eles e os faz de amigos e defensores de seu governo?
Onde estão os religiosos, quer da CNBB e pastores evangélicos para alertarem o povo de estarmos sob um governo comunista?
Parece que silenciam ou se ajuntaram a eles, como o pastor Everaldo que era da base do PT até pouco tempo e saiu de lá por não lhe darem "espaço"*...
* = cargos.
Quer dizer: se tivesse tido espaço*, teria ficado lá, né...

Reply

O discurso do PT é tão estranho que rimos para não chorar.Como fala em gerar emprego tratando o empresário desta forma. De que adianta defender o trabalhador se na outra ponta demoniza aquele que emprega. Não existiria trabalhador se não houvesse o empresário, portanto ele veio primeiro.
Banco eu não defendo, todos gostam da esquerda, quando não estão com Marina estão com Dilma, cada um defendendo seu quinhão.
Para o empresário que quer ser valorizado, deseja um candidato que sabe que a riqueza de um país é gerada por ele, seu voto só pode ser Aécio e, se possível, faça campanha em sua empresa. Vamos juntos com Aécio mudar o Brasil.

Reply

Se não elegermos Aécio, Brasil já era; nem votaria nas 2 petistas noutro turno!
Phodam, idiotas eleitores se preferirem uma das 2, escolher o capeta ou satanás qual o melhor!!

Reply

Definitivamente, se tiver algum empresário (de qualquer tamanho de empresa; 1 ou mil funcionários tanto faz) que não vota em Aécio, ele merece realmente se foder todinho.

Reply

Os empresários reclamam, protestam bradam aos 4 ventos contra o PT e.... Enchem de dinheiro, as burras dos candidatos vermelhos.

Reply

Coronel,

e o que esses mesmos empresários estão fazendo para eleger Aécio Neves?

O que o agronegócio est´afazendo para eleger Aécio Neves?

MEXAM-SE! Antes que seja tarde!

Flor Lilás

Reply

Olha..... Se tudo tem pelo menos um lado bom, o dos "empresários" que agora estão fugindo do pt como o diabo da cruz, é para eles aprenderem. Quando o pt chegou ao poder em 2003, muitos correram para lamber os pés daquele vagabundo, se esquecendo qual era sua origem, não de nascimento ou econômica, mas a de origem ideológica, de ideias e conceitos: sua origem é comunista!!! quando é que vocês vão abrir os olhos para essa realidade?!! e comunista é anti-capital... como é que vocês ajudam, inclusive com dinheiro, a alguém que quer varrer vocês do mapa??????????!!!!!!!!!!!!!

Reply

Destruir o empresariado ou a inciativa privada como o PT está fazendo é um ato de BURRICE, eles estão destruindo sua fonte de renda. Quem paga impostos senão a iniciativa privada?

O comunismo em todo o planeta só sobrevive enquanto tiver dinheiro dos outros porque eles não sabem fazer dinheiro.

Reply