Diretor corrupto da Petrobras vai ficar em silêncio na CPI para alívio de Dilma e PT.

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa vai depor amanhã na CPI que investiga a estatal no Congresso, mas não poderá falar sobre o tema que mais interessa aos políticos: a delação premiada que fez com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, no qual revelou uma lista de parlamentares que receberiam suborno do esquema comandado pelo doleiro Alberto Youssef.Se Costa der qualquer informação sobre o que delatou, o acordo será anulado, assim como os benefícios previstos, segundo três especialistas ouvidos pela Folha

Ele perderia o direito de eventualmente deixar a prisão, o principal benefício do acordo de delação.Nem em uma sessão secreta da CPI ele pode falar sobre o que revelou aos procuradores e delegados da Polícia Federal, ainda de acordo com os advogados ouvidos. O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, autorizou Costa a ir à CPI, mas a decisão não revoga o sigilo previsto na delação. 

A Lei do Crime Organizado, de 2012, que regulamenta o instituto da delação, prevê o sigilo de todas as informações prestadas pelo réu até a sentença, que é pública por princípio, mas mesmo assim ela pode ter partes mantidas sob sigilo. O segredo sobre as informações visa preservar o réu de pressão dos acusados e impedir que provas sejam destruídas durante esse período de confirmação das informações prestadas por Costa. Os citados pelo delator só podem ter acesso às informações após a denúncia, a acusação formal apresentada pelos procuradores à Justiça. Nessa fase, os citados podem conhecer as acusações para se defender. 

SEM ALGEMAS
Na segunda (15), o juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, determinou que Costa vá para a CPI em Brasília com uma escolta da Polícia Federal. Ele ressaltou, porém, que "deve ser evitada a utilização de algemas, já que Costa não é acusado de crimes praticados com violência."O ex-diretor decidiu contar o que sabe para deixar a prisão --ele foi detido pela segunda vez em junho, após as autoridades suíças enviarem ao Brasil informações que ele e seus familiares têm US$ 23 milhões naquele país. Ele fez o acordo no último dia 29 após saber que a PF poderia prender suas filhas. 

A "Veja" disse que Costa citou 12 parlamentares em sua delação, entre os quais o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) --o que ele negam. Os parlamentares receberiam um percentual dos contratos.A origem da propina seriam contratos superfaturados na construção da refinaria Abreu e Lima. Costa, que ocupou a diretoria de distribuição da Petrobras de 2004 a 2012, era o responsável pela obra, que deve consumir R$ 40 bilhões.(Folha de São Paulo)

11 comentários

A verdade tem de aparecer,doa a quem doer, para que o engano não se perpetue nessas eleições!

Reply

CORONEL

Pelo que estou lendo, não se pode esperar muita coisa do depoimento do Paulo Costa na CPMI. Nada bombástico.O evento servirá tão somente para manter o assunto na pauta, nas manchetes, o que já é um ganho pois a petralhada quer sufocar o caso.

Reply

CORONEL

Quem tem a obrigação de dar a devida publicidade às denúncias e cobrar explicações é o MPF e o PGR por dever de ofício .Mas sabendo como a roda gira vamos torcer para que as coisas venham a publico de forma indireta, obliqua, transversal.... mas que venham antes das eleições.

Reply

e por que gastar tanto dinheiro com este merda para não falar nada nesta igualmente merda de cpi.......FORA PT,FORA DILMA,FORA LULA, JÁ NO PRIMEIRO TURNO!!!!!!

alvaro

Reply

Ninguém se beneficia do silêncio na CPMI, apenas ele próprio, que garante os benefícios da delação premiada. O PT, a Dilma, os políticos e as empreiteiras vão se ver com a Justiça. Agora mesmo que ele fale alguma coisa agora isto não chega aos ouvidos do povo faltando apenas 19 dias para a eleição.

Reply

Ora, quando Zavatzki soltou ele, a primeira coisa que fez foi acertar com Lula e Dilma OS TERMOS DA DELAÇÃO PREMIADA! É por isso que a ANTA e o ASQUEROSO estão vociferando adoidado contra os adversários! Sentem-se seguros, pois CONTROLARAM PAULINHO!!!

Reply
Anonimo pero no mucho mod

Ah, entendi! Ele tá indo lá pra ser um alvo mais fácil! Se não pode falar do que interessa, deixa ele protegido na PF. Ele vai de Cessna?

Reply

sabia!!

o cara ja esta com uma semi-aberto nas mãos...

Reply

Pelo visto, o delator vai até Brasília às custas do dinheiro público apenas para rever os companheiros e dar uma refrescada de Curitiba.

Reply

Se o infeliz vai ficar calado,por que vai a CPMI?

Reply

Desde que a delação premiada dê resultado!

Só queria ver o mollusco no fundo das masmorras da PF. Ó sonho!

Reply